Compartilhe!

Bolo de Banana com Castanha do Pará

por

Boa tarde meu povo e minha pova… hoje é o 1º dia de um dos meses que eu mais gosto: Junho! Eu amo quitutes juninos!! Durante os próximos dias vou relembrar várias gostosuras que já postei aqui no site como opção para fazer sua festinha totalmente Sem Glúten e Sem Lactose.

Pra começar, recebi uma receita de bolo de banana com castanha do pará. Imagina se não é pra ficar gostoso! Eu cheguei a sentir o cheirinho da canela… não vejo a hora de fazer! Veja o comentário:

“Não sei se já tem no site essa receita, mas enfim, esse bolo na verdade foi uma adaptação de uma receita antiga que era com trigo, mas confesso que é um dos bolos mais gostosos que já comi sem glúten. Recomendo e espero que gostem. Bjos, Márcia.”

Vamos anotar a receita?

Receita: Marcia Bayerl.

Bolo de Banana com Castanha do Pará
Imprimir
Imprimir
Bolo de Banana com Castanha do Pará
Imprimir
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Amassar as bananas e reservar; triturar as castanhas e reservar; bater as 3 claras em neve e reservar.
  2. Em um novo recipiente bater as gemas, açúcar, óleo, canela e farinha de arroz.
  3. Acrescentar as bananas amassadas e as claras em neve.
  4. Depois acrescente as castanhas e por último o fermento.
  5. Assar por uns 40 minutos em temperatura de 180º C.
66 respostas para "Bolo de Banana com Castanha do Pará"
  1. Acabei de fazer e sumiu em minutos! Delícia de bolo, super macio! Fiz algumas alterações: add 100g de uva passa e diminui o açúcar pela metade (100g). Também add sementes de cardamomo que deu um aroma maravilhoso! Super aprovado, obrigada por compartilhar!

  2. Débora, posso substituir a clara de ovo por algum outro ítem? É complicado, pq. tenho intolerância, tb. às claras. Será que se eu colocar apenas as gemas, terei um bom resultado, ou pelo menos razoável e “comível”?!? Grata!!

  3. Adorei este bolo! Fiz algumas alterações que não comprometeram a receita: nunca uso óleo nas receitas de bolo. Substituo pela mesma quantidade de purê de maçã. Fica mais leve. Como os ovos eram pequenos, usei 4. Copiei a sugestão acima: castanhas + coco. Somente uma xícara desta mistura. Meu marido gosta de bolo mais simples. Obrigado por esta maravilhosa receita. Antes que esqueça: fiz com 2 bananas. Era o que eu tinha!

  4. Oi Débora!!
    Parabéns, receita de dar água na boca.
    Não costumo fazer doces, mas não resisti a esta.
    Vou tentar 1/2 de farinha de arroz integral e 1/2 de farinha de coco.
    O que acha disso?
    O amido de milho pode ajudar em alguma coisa nesta receita?

    Obrigado

  5. Amei o bolo! Uma das melhores receitas sem gluten que ja fiz. A banana e as castanhas deixaram a massaúmida e ajuda a diminuir aquela textura ressecada,típica da farinha de arroz.
    Eu usei o creme de arroz, que é a farinha mais fininha. Desde que conheci essa nunca mais usei a farinha mais grossa.
    Obrigada pela receita.

  6. No lugar do açúcar eu coloquei mel. FiZ com um mix de castanhas( castanha do pará, amêndoa, amendoim, castanha de caju), uva passas e coco ralado.
    Ficou MARAVILHOSO!

  7. Vendo a dificuldade de algumas leitoras de encontrar a farinha de arroz, encontrei esta receita em um livro de culinária árabe que tenho.
    Farinha de arroz: deixe o arroz comum em água bem quente durante meia hora, numa tigela coberta. Escorra a água, deixe o arroz secar sobre um pano, em seguida bata no liquidificador e peneire.
    Esta farinha é utilizada na Mhalabie (aquele manjar árabe) e também no Múgli (outro doce árabe).
    Confesso que nunca tentei fazer, pois encontro facilmente aqui a farinha de arroz.
    Espero que dê certo.
    Bj
    Sonia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *