Compartilhe!

Bolo de Laranja com casca

por

Recebi uma receita muito curiosa da nossa leitora Angela Ferreira. É um bolo de laranja com casca. Eu nunca fiz, justamente por achar que fica amargo, mas olha só o que ela fala:

“Há um tempo venho procurando receitinhas de bolo de laranja sem glúten, mas que fique semelhante com o feito com farinha de trigo. Como não encontrei, em um momento de inspiração decidi tentar adaptar uma e deu super certo! Não se assustem. A laranja vai com casca e tudo, pois é a casca que dará aquele gostinho de laranja e que vai perfumar a sua casa enquanto estiver no forno. O resultado foi exatamente o que eu esperava. Casa perfumada e bolo delicioso para tomar com café! Espero que façam e aprovem!” 

Obrigada pela receitinha, Angela! Eu fiquei curiosa e vocês?

Receita e foto: Angela Ferreira.

Bolo de Laranja com casca
Imprimir
Imprimir
Bolo de Laranja com casca
Imprimir
Porções Tempo Preparação Tempo Cozedura Tempo passivo
01bolo 20min. 40min. 5min.
Porções Tempo Preparação
01bolo 20min.
Tempo Cozedura Tempo passivo
40min. 5min.
Ingredientes
Porções: bolo
Ingredientes
Porções: bolo
Instruções de preparação
  1. Pré aqueça o forno a 180º C. Separe as gemas das claras. Lave bem a laranja e corte em 4 partes. Remova as sementes e o todo o miolo branco que tem no centro da laranja, pois isso pode amargar a massa.
  2. Bata no liquidificador as gemas, o açúcar, o óleo vegetal e a laranja com casca. Reserve.
  3. Em outro recipiente misture a fécula de batata, a farinha de arroz e o fermento. Reserve.
  4. Bata as claras em neve e vá incorporando a ela, aos poucos, a mistura seca (farinha, fécula e fermento) e a mistura líquida do liquidificador.DICA: faça essa última parte à mão para deixar a massa bem fofinha.
  5. Unte uma forma apenas com óleo vegetal e asse a 180 graus por, aproximadamente, 40 minutos.
  6. Após assado, ainda com o bolo quente, cobrir com o sumo de duas laranjas para que ele fique bem molhadinho.
67 respostas para "Bolo de Laranja com casca"
  1. Quero parabenizar pela excelente receita. Fiz uma alteração kkkk por falta de ingredientes.
    Coloquei 1 xic chá de farinha de trigo e duas colheres de maizena. Ainda, bati todos os ingredientes líquidos e acrescentei os secos no liquidificador.
    Ficou simplesmente fantástico.
    Obrigada mesmo.

  2. Como eu não tinha fécula de batata, coloquei 3 colheres de amido de milho e 3 colheres de araruta. O bolo ficou delicioso: macio, fofinho e úmido….ótima pedida para o chazinho da tarde! Recomendo!

  3. Olá Natália fiz sua receita de bolo de laranja com 2 xícaras de farinha de arroz e 1/2 de óleo. Não deu certo pois a massa ficou seca. Acredito q esteja faltando algum líquido, ou menos farinha, ou + óleo e ovo.

  4. Fiz o bolo, mas não fiz 100% igual à receita. Não tenho fécula de batata nem farinha de arroz, só tenho farinha de amendoim e goma xantana (e farinha de trigo). Não tenho problemas com gluten, mas queria experimentar. Achei que me atrapalhei na hora de substituir as farinhas. O bolo ficou com um gosto ótimo, até os pedacinhos de amendoim deram um toque muito bom, mas ele ficou extremamente molhado, não ficou sequinho e soltinho. Queria saber as quantidades certas proporcionais a cada tipo de farinha, o quanto usar de goma xantana também, e até sobre a farinha de trigo normal, se eu quiser usá-la, quanto uso?
    Espero que saibas dizer… hehehe Agradeço de toda forma.

  5. Fiz o bolo de laranja com a casca e ficou maravilhoso tanto na aparência como no sabor,textura,enfim:uma maravilha!Só não consegui desenformá-lo.

  6. Melhor bolo de laranja que já comi! Fiz ontem e ficou maravilhoso, troquei a fécula de batata por farinha de trigo integral (não tenho problemas com glúten). Ficou fofinho, com bastante sabor de laranja, amei!

  7. Oii!Eu fiz essse bolo porque também sou celíaca,então resolvi te passar para colocar no site,espero que goste e aprove minha receita,rsrs!!!Ingredientes:2ovos,2 xíc.de açúcar,2 xíc.de farinha de arroz,1/2 xíc.de azeite ou óleo de canola,1 laranja e 1 colher de fermento em pó.Modo de fazer:Cortar a laranja em 4 pedaços,tirar as sementes e aquela parte do meio branca que amarga.Colocar no liquidificador a laranja com casca e tudo,os ovos,o açúcar,o fermento e o azeite,bata por 5 minutos.Adicionar 1 xíc. de farinha e bater por 1 minuto.Em seguida colocar a outra xíc. e bater novamente.Despejar a massa em uma forma untada e assar por mais ou menos 30 à 40 minutos.Tchauu!!!Me fala como ficou!!

  8. Fiz o bolo e ficou uma delícia, o pessoal aqui em casa adorou! Usei a farinha de arroz e ao invés de fécula de batata usei a mesma quantidade de farinha de trigo sem glúten. Aprovado!

  9. Não tenho proble com glutem ou lactose mais sempre faço esse bolo para comr
    Ingredientes:
    3 ovos
    1 xícara de açúcar
    100 ml de água
    1 laranja com casca (cortada em quatro partes cote o centro que contem semente)
    1 xícara e meia de fubá
    1 xicara de amido de milho
    100ml de óleo
    Uma colher e meia de fermento em pó
    Modo de fazer:
    Bata todos os ingredientes no liquidificador menos o fermento
    Despege a massa numa bacia acrescente o fermento mechendo de vagar unte uma forma com oleo leve ao forno 250 graus por 40 a 50 minutos

  10. Olá Débora,

    Adorei o site. Não tenho intolerância a glúten nem lactose, mas estou em busca de uma alimentação mais saudável. Fiz o bolo ontem e ficou amargando ao final. Será por que a laranja estava bem verdinha? Comprei aquelas laranjas Bahia, bem grandes e laranjadas. Vou testar novamente, pois a textura ficou excelente.

    Bjks
    Alessandra

  11. Olá Débora!!!!

    Quero deixar registrado que hoje fiz este bolo e ficou simplesmente MARAVILHOSO!!!!!! Ficou fofinho, leve e muito saboroso.
    Abraço!

    Daniela

  12. Olá, Débora! Boa tarde!
    Gostaria de agradecer pelas suas receitas. Fiz seu bolo de cenoura e o de laranja com casca, ambos ficarem lindos, fofinhos e deliciosos. Todos em casa adoraram, fez o maior sucesso.

  13. Olá, Débora!
    Gostaria de agradecer pelas suas receitas. Fiz seu bolo de cenoura e o de laranja com casca, ambos ficarem lindos, fofinhos e deliciosos. Todos em casa adoraram, fez o maior sucesso.

  14. Bom dia!
    Qualquer receita de bolo que usa a laranja com casca não amarga, pode fazer sem susto, o que faz amargar são as sementes e estas devem ser dispensadas.
    A minha receita de Bolo de Laranja:
    Bater no liquidificador:04 ovos, 01 laranja cortada(sem sementes, 01 xícara de (cha) de óleo (qualquer um, eu uso canola).
    Na bacia colocar 03 xícaras de (chá) de farinha de arroz, 01 xícara de (chá) de açúcar demerara,01 pitada de bicarbonato de sódio, 01 pitada de sal, 01 colher de (sopa) de fermento Royal. Juntar as duas misturas e assar em forma de furo grande. Depois de assado se quiser, ainda com o bolo quente, jogar um copo do tipo (requeijão) de suco de laranja e açúcar demerara de confeiteiro.
    **O açúcar de confeiteiro é qualquer tipo de açúcar batido a seco no liquidificador.
    Fica delicioso.

  15. O bolo ficou MUITO bom! Utilizei aquela farinha sem glúten, da marca aminna, no lugar da farinha de arroz, e deu muito certo!! Recomendo! E obrigada pela dica!

  16. Oi Pessoal!

    Sexta feira a tardinha e bateu aquela vontade de deixar um bolo pronto pro final de semana… Testei a receita acima e ficou DELICIOSA!!! ZERO amargor da casca de laranja. Realmente nadica de nada :))* Fiz umas poucas modificações, pura e simplesmente para condizer com os ingredientes que tinha em casa. Troquei a fécula de batata pela fécula de milho. Usei açúcar orgânico e, na forma, ao invés de só untar com o óleo, coloquei o óleo, polvilhei farinha de arroz e um pouquinho de açúcar. De novo, ficou SHOW!!! Só não sei se vai sobrar para o final de semana… O cheirinho está convidativo para acompanhar com um cafézinho.

  17. Olá!
    Quero aventurar-me a fazer bolos sem glúten pois tenho um familiar intolerante. No entanto, gostaria de saber se os bolos ficam grandes e altos ou se tenho de dobrar a receita.

    Obrigada.
    Sandra

    • Sandra, os bolos ficam no tamanho dos bolos feitos com farinha de trigo. O tamanho não muda, mas altera um pouquinho a textura. Experimente o de cenoura, o de fubá, o de chocolate… estão todos no Índice de Receitas no menu superior. Bjss!!!

  18. Olá querida Débora,obrigada pelas dicas, o bolo de chocolate eu já conheco a muito anos ele é uma delicia quando faco aqui em casa não sobra nem uma migalinha para a formiga se alimantar hehehe, o de cenoura eu tbm já fiz, e ontem eu fiz o de banana caramelada, a Maya gostou muito ela levou para o lanche na escola, e eu mandei um pedaço para a professora dela que tbm gostou muito,eu vou lhe enviar as fotos, mais eu enviu pra onde mesmo? Bj e boa noite!

  19. Olá Debora, eu fiz o bolo mais não sei porque ficou um pouco amargo, eu tirei as semetes, e o miolo porque sera? hem amiga vc pode me ajudar? ele ficou gostoso só esse amarginho é que não caiu bem a minha neta que é a alergica não apovou rsrs, Bj

    • Oi Luzi, a leitora q me enviou essa receita disse que talvez pudesse ficar um pouco amargo. Depende tb do paladar. Não sei se seria o mais indicado pra criança… Tem outro bolo de laranja que é bem gostoso, tem o de cenoura, o de chocolate sem farinha, o de fubá, tds mto gostosos. Vc encontra as receitas ali em cima, no Indice de Receitas. Mas não jogue fora esse bolo, vc pode até fazer torradas para acompanhar o cházinho da tarde ou pra ceia (antes de dormir). Un bjoooo

  20. eu também faço essa receita, da mesma maneira que a Eliana, e sempre uso forma com buraco no meio. De fato , ele fica um pouco mais cremoso do que os outros, creio que seja pela laranja em casca. Mas é uma delícia.

    • Hmmm entendi Iracema! Que bom que comentou também, às vezes achamos que é a nossa receita que dá errado né? Mas se puderem tentar na forma retangular, talvez fique diferente um pouquinho. Bjsss

  21. Fiz exatamente como manda a receita, mas ficou suuuper solado…. :-(

    Assei num forninho elétrico e usei aquela forma que deixa um furo no meio.. será que foi isso??

    • Oi Paula… essa é a receita da leitora que nos enviou, eu não experimentei, por isso não poderia lhe dizer o que deu errado. Eu não gosto de usar forninho elétrico, não sei, parece que assa diferente do forno convencional… e a forma, se vc tiver uma retangular acredito que fique melhor. Um grande abraço, sucesso nas receitas!! ;)

  22. Oi,
    eu sempre faço esse bolo de laranja com casca – fica muito gostoso.
    No meu eu coloco 3 ovos, 1/2 xíc de óleo, 1 xic de açúcar peneirado no liquidificador e bato tudo, daí vou colocando a laranja picada, só tirando as sementes e aquele miolo grosso.
    Daí peneiro 1 xic de farinha de arroz, 1 xic de amido de milho e vou colocando as colheradas.
    Depois vai 1 colher de sopa rasa de fermento químico.
    Unto uma forma com óleo, polvilho farinha de arroz, ponho a massa. Enquanto faço isso o forno já está aquecendo a 200º/180º e ponho para assar. De 30 a 40′, depende da forma e do forno.

    Quando tiro do forno, coloco açúcar e canela. Ou, faço uma calda com o suco de 1 laranja e 1/2 xíc. de açúcar e ainda quente, bolo e calda, coloco por cima.

    Ou faço um creme com leite condensado misturado com o suco de 1 laranja e espalho por cima do bolo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *