Compartilhe!

Bolo de Laranja com casca

por

Recebi uma receita muito curiosa da nossa leitora Angela Ferreira. É um bolo de laranja com casca. Eu nunca fiz, justamente por achar que fica amargo, mas olha só o que ela fala:

“Há um tempo venho procurando receitinhas de bolo de laranja sem glúten, mas que fique semelhante com o feito com farinha de trigo. Como não encontrei, em um momento de inspiração decidi tentar adaptar uma e deu super certo! Não se assustem. A laranja vai com casca e tudo, pois é a casca que dará aquele gostinho de laranja e que vai perfumar a sua casa enquanto estiver no forno. O resultado foi exatamente o que eu esperava. Casa perfumada e bolo delicioso para tomar com café! Espero que façam e aprovem!” 

Obrigada pela receitinha, Angela! Eu fiquei curiosa e vocês?

Receita e foto: Angela Ferreira.

Bolo de Laranja com casca
Imprimir
Imprimir
Bolo de Laranja com casca
Imprimir
Porções Tempo Preparação Tempo Cozedura Tempo passivo
01bolo 20min. 40min. 5min.
Porções Tempo Preparação
01bolo 20min.
Tempo Cozedura Tempo passivo
40min. 5min.
Ingredientes
Porções: bolo
Ingredientes
Porções: bolo
Instruções de preparação
  1. Pré aqueça o forno a 180º C. Separe as gemas das claras. Lave bem a laranja e corte em 4 partes. Remova as sementes e o todo o miolo branco que tem no centro da laranja, pois isso pode amargar a massa.
  2. Bata no liquidificador as gemas, o açúcar, o óleo vegetal e a laranja com casca. Reserve.
  3. Em outro recipiente misture a fécula de batata, a farinha de arroz e o fermento. Reserve.
  4. Bata as claras em neve e vá incorporando a ela, aos poucos, a mistura seca (farinha, fécula e fermento) e a mistura líquida do liquidificador.DICA: faça essa última parte à mão para deixar a massa bem fofinha.
  5. Unte uma forma apenas com óleo vegetal e asse a 180 graus por, aproximadamente, 40 minutos.
  6. Após assado, ainda com o bolo quente, cobrir com o sumo de duas laranjas para que ele fique bem molhadinho.
64 respostas para "Bolo de Laranja com casca"
  1. Como eu não tinha fécula de batata, coloquei 3 colheres de amido de milho e 3 colheres de araruta. O bolo ficou delicioso: macio, fofinho e úmido….ótima pedida para o chazinho da tarde! Recomendo!

  2. Olá Natália fiz sua receita de bolo de laranja com 2 xícaras de farinha de arroz e 1/2 de óleo. Não deu certo pois a massa ficou seca. Acredito q esteja faltando algum líquido, ou menos farinha, ou + óleo e ovo.

  3. Fiz o bolo, mas não fiz 100% igual à receita. Não tenho fécula de batata nem farinha de arroz, só tenho farinha de amendoim e goma xantana (e farinha de trigo). Não tenho problemas com gluten, mas queria experimentar. Achei que me atrapalhei na hora de substituir as farinhas. O bolo ficou com um gosto ótimo, até os pedacinhos de amendoim deram um toque muito bom, mas ele ficou extremamente molhado, não ficou sequinho e soltinho. Queria saber as quantidades certas proporcionais a cada tipo de farinha, o quanto usar de goma xantana também, e até sobre a farinha de trigo normal, se eu quiser usá-la, quanto uso?
    Espero que saibas dizer… hehehe Agradeço de toda forma.

  4. Fiz o bolo de laranja com a casca e ficou maravilhoso tanto na aparência como no sabor,textura,enfim:uma maravilha!Só não consegui desenformá-lo.

  5. Melhor bolo de laranja que já comi! Fiz ontem e ficou maravilhoso, troquei a fécula de batata por farinha de trigo integral (não tenho problemas com glúten). Ficou fofinho, com bastante sabor de laranja, amei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


OUTRAS RECEITAS SEM GLÚTEN SEM LACTOSE