Compartilhe!

Bolo Integral de Banana sem açúcar

por

Oi pessoal, tudo bem? Vi essa receita de bolo integral de banana rolando em alguns perfis e páginas do facebook, até que encontrei a receita original, publicada no site da TV Gazeta. Fui pra cozinha testar e amei o resultado: um bolo integral saboroso, com textura macia e o melhor, sem açúcar!

DICAS: As bananas devem estar MADURAS, pois como o bolo é sem açúcar, é o doce da fruta irá dar o gostinho bom. Na primeira vez que fiz não tinha passas, então coloquei ameixa preta sem caroço e ficou maravilhoso! Deu super certo! E se quiser, coloque na massa mesmo castanhas e nozes trituradas, ou por cima do bolo para enfeitar. Complementa e deixa seu bolinho mais saudável ainda.

ATENÇÃO: A receita original é com AVEIA. Eu fiz com aveia em flocos e ficou muito bom, mas dá pra usar a QUINOA em flocos, é o que coloco na receita abaixo. Caso você não tenha restrição ao glúten, não sofra com contaminação cruzada ou encontre a aveia sem glúten, pode fazer com aveia ok? Caso contrário use a quinoa.

Receita original: TV Gazeta – Programa Mulheres.
Adaptação da receita e fotos: Sem Glúten Sem Lactose.

Veja mais em Índice de Receitas e conheça nossa Loja Virtual.

Bolo Integral de Banana sem açúcar
Imprimir
Imprimir
Utilizar forma para bolo inglês (rende duas unidades) ou uma forma com buraco no meio de 20cm de diâmetro.
Bolo Integral de Banana sem açúcar
Imprimir
Utilizar forma para bolo inglês (rende duas unidades) ou uma forma com buraco no meio de 20cm de diâmetro.
Tempo Preparação Tempo Cozedura
10min. 20min.
Tempo Preparação
10min.
Tempo Cozedura
20min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Unte e enfarinhe a forma com farinha de arroz e pré aqueça o forno em 180ºC.
  2. Bata no liquidificador as bananas, as passas, os ovos e o óleo.
  3. Coloque a mistura em uma tigela e acrescente a quinoa, a farinha e o fermento.
  4. Misture delicadamente com uma colher até ficar homogêneo.
  5. Coloque a massa na forma. Se desejar polvilhe canela em pó e castanhas trituradas por cima.
  6. Leve assar por 20 min. em forno 180ºC.
186 respostas para "Bolo Integral de Banana sem açúcar"
  1. Anão adição de açúcar é uma questão de Paladar e temos que adaptar nosso Paladar para não ingerimos açúcar adicional como fazemos a nossa alimentação
    Este é o objetivo de procurarmos receitas Mais naturais possíveis. Esqueça o açúcar pelo amor de Deus tem que se adaptar e logo verão com açúcar não faz falta é a questão de adaptar o paladar. Nos conscientizamos que o açúcar é uma toxina como é, ou continuamos comendo coisas com farinha branca óleo vegetal vendido no mercado que é um inflamatório para o nosso corpo ou fazemos ou não fazemos. Por este motivo a banana deve ser madura e não mais ou menos madura para que possa passar o doce dela para a receita. Quanto tá o óleo obviamente a receita ficou muito nisso temos que arriscar este óleo maldito da nossa vida procura no Google como Doutor Lair Ribeiro óleo vegetal aproveite e veja também Doutor Lair Ribeiro açúcar Doutor Lair Ribeiro sal Dr Lair Ribeiro glúten. Acho que é melhor forma de tirar no certos alimentos da nossa vida entendermos o qual mal eles nos faz e não simplesmente tirar porque alguém disse para você tirar. Já que estamos falano de coisas naturais vai outra dica pesquisem pesquisem sobre carne de jaca isto mesmo do fruto jaca Verde. É um preparado que se faz com o fruto com a jaca Verde ao qual se desfia e temperar como carne se você servir alguém e perguntar o que é que você está comendo a pessoa virar quer carne.

    • Substituo a sempre que houver óleo vegetal de mercado aquele que vende no mercado pelo óleo de coco pesquise na internet como Doutor Lair Ribeiro óleo de coco entenda quais os seus benefícios que são todos inclusive ele emagrece porque termogênico

    • Talvez substituir o pão pela manhã por este bolo ainda não seja o ideal acredito que esse bolo deve ser consumido como um complemento da Alimentação. Vai uma dica que serviu muito para mim para muitas pessoas com sua tapioca porém não a tapioca que é vendida no mercado por que tem conservantes eu compro no lugar que vende produtos do Norte que eu acho que é o lugar mais adequado a se comprar esse tipo de farinha onde compro que é na Jabá Brasil na Avenida do Oratório Parque São Lucas São Paulo para quem mora perto dessa região eles vendem a farinha umidecida . Nessas casas do Norte o valor é sempre menor que o mercado por exemplo no mercado meio Kg chega a custar r$ 6 meio Kiko com agravante do dos conservantes lá contidos já na casa do norte se você encontrar já umidecido aqui eu pago r$ 6 , 1 kg ou seja metade do preço. Você pode colocar a massa de tapioca usando sempre sempre sempre sempre sempre uma frigideira de Ferro tem que ser de Ferro gente usei muito tempo e outras panelas e ficava completamente diferente quando você coloca massa nessa frigideira de Ferro pré-aquecida você dedilha massa só para você espalhar na frigideira deixa em Fogo mais ou menos baixo e tampa não vire a tapioca já coloque o recheio que você quer por exemplo tomate orégano ervas finas queijo branco pode por ovo cozido ou não você faz isso seu café da manhã fica maravilhoso Acabei de comer duas tapiocas dessa ou pode fazer doce também com banana e canela ou com frango desfiado já temperado que você pode deixar na geladeira e pela manhã fica uma colocar na tapioca fica uma delícia também e como disse pesquisem a carne de jaca Verde.

  2. Simplesmente ficou divino!!! Obrigada por compartilhar essa receita! Descobri a alergia a glúten há um ano e até então não tinha conseguido fazer um bolo tão gostoso!

  3. Fiz esta receita. Delicioso ! Só queria saber a durabilidade. Porque o meu dois dias depois estava babando. Não deu gosto, mas quando corta aparece a baba. Alguém sabe me falar o que pode ser ?

  4. Oi pessoal!!!! eu fiz a receita e adorei!!!! perfeito!!!

    Alguém tem as informações nutricionais dessa receita?
    Eu estou pensando em comer no café da manha por ser bastante nutritivo.
    Mas quero saber se é muito calórico.
    De modo geral parece que não ,pois todos os ingredientes são mega saudáveis. Alguém verificou isso?

  5. Nossa, adorei a ideia! Vou fazer essa semana, irei testar com as claras em neve, acho que vai ficar mais aerado e consequentemente com a massa mais leve e fofinha!

  6. Ontem fiz este bolo e ficou ótimo. Substitui 1/2 xícara de farinha de arroz por 1/2 xícara de farinha de linhaça dourada, piquei banana e maça no bolo também. Nem sobrou pra contar historia. Ficou maravilhoso!!!!!

  7. Maravilhosa receita!!! A receita desse bolo foi um achado na minha vida! Hj ele é algumas outras receitas de bolos saudáveis estão sendo a minha renda, muito feliz!!! Obrigada pela receita!

  8. Amigos, modifiquei um pouquinho a receita, mas, também, ficou ótimo.
    Usei 2/3 xícara de farinha de arroz integral,1 xícara de farinha de linhaça dourada e apenas 1 colher de sopa de fermento. ?

  9. Já fiz esse bolo várias vezes! Cada vez invento uma coisa. Já amassei bananas e coloquei no meio da massa pra assar junto, como se fosse recheio. Costumo colocar as passas inteiras, sem bater, e por cima coloco bananas fatiadas. É sempre um sucesso!!

  10. Boa tarde!
    Fiz o bolo conforme ensina a receita, quase não cresceu, porém ficou macio e maravilhoso. Meu irmão que odeia as minhas receitas diet/light/sem gluten e sem lactose, amou! Super recomendo esta receita. Obrigada e parabéns!

  11. eu não uso o liquidificador, esmago grosseiramente as bananas, e uso as sementes e frutas que tenho me casa. Fica uma delicia

  12. Fiz o bolo e para ficar com um doce melhor, coloquei no fundo rodelas de banana nanica, ficou maravilhoso e não usei flocos de arroz e sim flocos de aveia. Ficou maravilhoso, da próxima vez quero substituir o óleo por outro.

  13. Acabei de fazer o bolo …ficou perfeito p da mais volume vou colocar na próxima vez leite de coco inatura…e substitui o óleo …coloquei tambrm apenas 1 ovo, ficou fofinho e o cozimento foi em 30 min.obrigada

  14. Olá. Fiz seu bolo hj. Ficou uma delícia. Fofinho e leve. Como eu tinha massa de avelã ( bati a avelã com água para tirar o ” leite” e sobrou a massa) resolvi coloca-la no bolo. Acrescentei, nozes, passas e maçã. Fiz com banana prata. Como não tenho problema com glutem, fiz com farinha integral. Realmente maravilhoso. Parabéns e obrigada.

  15. ACABEI DE FAZER ESSA DELICIA DE BOLO, FICOU UMA DELICIA SUBSTITUIR O ÓLEO POR IOGURTE NATURAL E COLOQUEI UM POUCO DE GLICOSE SEM GLUTÉM PRA ADOÇAR, MAIS MIX DE CASTANHAS E LINHAÇA AMEI FICOU FOFINHO E MUITO GOSTOSO, COM ESTE FRIOZINHO QUE TA FAZENDO HOJE POSSO SABORAR SEM MEDO DE ENGORDAR :) OBRIGADA ADOREI O SITE BJS

  16. O meu ficou maravilhoso!!!!!
    Coloquei linhaça e chia ao invés da aveia e as passas só tinha da clara, então pus só um pouco. Coloquei 1 colher de açúcar de cocô.

  17. Fiz o bolo com aveia e farinha de arroz, e coloquei ameixa , passas, e salpiquei amendoas e canela . Coloquei no forno a 180 graus e deixei exatos 20 minutos, cozinhou bem, ficou Úmido sem ser cru, gostei bastante, obrigada !

  18. Testei e adorei. Substitui a farinha de arroz por farinha de aveia de deu super certo. Testei bater ameixas junto com as banas, o q fez com que o bolo ficasse um pouquinho mais doce. Ainda acrescentei a uva passa somente após bater no liquidificador, portanto a cada fatia, somos premiados com uma uva passa aqui e ali. Ficou ótimo e minhas amigas adoraram!

  19. Acabei de fazer é realmente ficou delicioso. Como fiz para meu pai que gosta de doce mas está diabético, coloquei uma colher de sopa de adoçante e usei óleo de coco. Ah! Ficou mais tempo no forno do que recomendado aqui.

  20. Acabei de fazer e ficou uma delícia!! Usei amaranto no lugar de quinoa e deu certo. Amei a receita! Vou fazer novamente, estou pensando em colocar umas bananas em fatia por cima. Receita deliciosa e muito fácil de fazer!

  21. Adorei essa receita, faço bolos caseiros tem vendido muito bem, mais tem tido muito procura por bolos integral, sem gluten, quanto posso vender esse bolos, uberlandia -MG

  22. Olá Debora, parabens por dividir as coisas boas com tantas pessoas.Estou no momento angustiada, com intolerancia severa a lactose e tambem a frutose. Inclusive até o zero lactose me faz mal e nem usando a enzima adianta. Porem minha tristeza é mais em relaçao a frutose. Não sei o que comer mais. Alem de tudo sou fraca e tenho anemia, preciso me fortalecer, e o pior é que os nutricionistas nao ajudam muito.Preciso urgentemente de receitas ou mesmo produtos. Peço encarecidamente, por favor me ajude. Obrigada por tudo.

  23. Eu já fiz esse bolo 2x. A primeira não usei açúcar. Para o meu paladar ficou bom, já acostumei a não comer tanto açúcar. O povo daqui de casa não aprovou. Na segunda vez coloquei 1/2 xícara de açúcar demerara e a galera amou.

  24. Fiz este bolo hoje. Coloquei canela e mix de castanhas como sugerido.
    Ainda não cortei, pois fiz pra uma amiga que não pode comer açúcar.
    Usei 50gr de flocos de quinoa + 50gr de flocos de amaranto.

  25. A receita me chamou a atenção por não ter açúcar. Improvisei um pouco pq não achei a farinha de arroz. Fiz uma xícara de uma mix de aveia, chia e linhaça. Na outra xícara coloquei fibra de trigo (não tenho intolerância à glúten e era a fibra mais barata do mercado). Segui a sugestão dos posts e coloquei 1/3 xícara de mel pq as bananas não estavam mto maduras e piquei algumas bananas na massa. Ficou maravilhoso! Da próxima vez, vou fazer a receita dobrada pq essa rende pouco rs.

  26. Acabei de fazer o bolo e a textura ficou PERFEITA! Troquei o óleo por iogurte, mas achei que não ficou doce. Farei com certeza novamente, só que acrescentarei um pouco de mel ou açúcar demerara.

  27. oi, que bom que qchei essas receita, minha primeira vez que procuro tenho um filho atleta e preciso de receitas naturais e novas idéias adorei o que le, bjs.

  28. Olá!

    Fiz ontem e gostei do resultado (mas pode ficar melhor hehe). Fiz com aveia; não tinha passas, então usei um pouco de tâmaras, uma colher de mel e uma colher de açúcar mascavo; adicionei um pouco de canela e gengibre em pó, além de nozes. Acho que no próximo não vou adicionar as nozes porque não achei que combinaram (rs) e vou trocar os ovos pela linhaça triturada + água :). O bolo ficou fofinho, e um cheiro magnífico enquanto cozinhava… E depois então… Super aprovado! Só não ficou mais fofinho que o bolo de cenoura que fiz, mas adorei. Tirei fotos pelo celular mas não ficaram muito boas (mas posso te enviar).

  29. Olá pessoal! Fiz hj com farinha de trigo integral, chia e linhaça, coloquei umas gotinhas de adoçante e umas bananas fatiadas por cima além das que foram batidas e ficou maravilhoso.

  30. Fiz com farinha de amaranto e amaranto em flocos. Também coloquei camadas de castanha com canela no meio da massa e umas gotinhas de essência de baunilha antes de bater.
    Ficou muito bom!!!

  31. Oi Debora, fiz e ficou maravilhoso! Usei farinha integral e aveia em flocos, também acrescentei nozes, uvas passas e damascos. O bolo ficou fofinho e umido. Delicia!

  32. Nossa, fiquei encantada com tantas dicas boas!
    Estou entrando na fase de comer totalmente saudável.
    Sempre tive cuidado com a alimentação, mas com a propagação de novas abordagens – sem glúten, sem lactose, sem adoçante artificial etc, etc – preciso de dicas para não comer “sem gosto”.
    Hoje vou tentar este bolo de banana.
    Obrigada ´pelo blog, só nos enriquece.

  33. Olá. Eu gostaria de saber se posso trocar o óleo? Eu li em um comentário acima que a pessoa trocou por iogurte. É que o óleo é tão calórico!!

  34. Posso substituir a farinha de arroz pela farinha de coco? É difícil achar farinha de arroz aqui, e vejo que a maioria das receitas vai esse ingrediente :(

  35. Oi Débora, em no lugar de farinha de arroz posso colocar farelo de trigo ou farinha de trigo integral, porque eu não sei qual é a diferença entre esses dois, minha mãe comprou e colocou na vasilha ai eu não sei o nome, mas é marrom, mais provavelmente deve ser farelo de trigo, pela cor. Beijos, adoro suas receitas, tem facebook? Se tiver deixe o link na sua resposta por favor, pois é mais fácil de pedir alguma instrução sua. Desde já muito obrigada.

  36. Fiz o bolo. Ficou muito bom,Espetacular, Substitui a farinha de arroz por farinha de Centeio e a Quinoa por Farelo de Aveia.
    o sabor ficou ótimo.

  37. Oi, Debora estou procurando receitas sem glutem e sem lactose e adorei suas receitas, mas fiquei com uma duvida na receita de pudim sem leite, posso colocar o leite de coco de garrafinha de vidro (ex. menina) ou tem que ser o leite de coco de litro ou feito em casa.

  38. Debora, entrei nesse site por acaso e adorei todas as dicas, quero fazer esse pão deve ficar uma delicia, tenho um problema no intestino, Colite, no qual tenho que tomar muito cuidado com minha alimentação, mas por estes tempos engordei muito pois relaxei de mais, porem aqui tem otimas dicas para uma alimentação saudável.

    Parabens!!!

  39. Olá, vou testar a receita para fazer este bolo em especial para minha avo. Será q posso trocar a farinha de arroz pela farinha integral? Mesma quantidade? Obg.

    • Oi Daniele, vc é celíaca ou sensível ao glúten? Se não for, pode utilizar aveia no lugar. Ou amaranto em flocos tb. Ou se encontrar a aveia sem glúten pode utilizar. Não deixe de fazer, nem que seja outro dia, fica bem gostoso! Bjsss

  40. fiz este bolo, coloquei geleia de amora sem açucar, ficou simplesmente uma delicia, com uvas, amora,banana madura e poucas castanha. saudável minha familia amou.

  41. Adorei esta receita de bolo sem açúcar, mas além de intilerância a lactose tenho intolerância a frutose, me dê uma idéia de pelo o que eu poderia substituir a banana? Se é que é possível né? rsrsrsrs

    • Oi, Meninas!

      Sugiro que no lugar das bananas, usar a biomassa de banana verde. Isto dará a textura necessária para o bolo. Para adoçar, usar um adoçante próprio para a tolerância de cada um. A biomassa de banana verde é neutra de sabor e não tem açúcar, além de ser um tipo de amido resistente. Quem provar primeiro volta aqui e diz como ficou.

      • Oi, Meninas!

        Sugiro que no lugar das bananas, usar a biomassa de banana verde. Isto dará a textura necessária para o bolo. Para adoçar, usar um adoçante próprio para a tolerância de cada um. A biomassa de banana verde é neutra de sabor e não tem açúcar, além de ser um tipo de amido resistente. Quem provar primeiro volta aqui e diz como ficou. Ahhh… lembrando que as uvas passas também são ricas em frutose. Bjs!

  42. Fiz a receita 2 vezes, a primeira com uvas passas escuras, e não tinha reparado que era pra por em 2 formas de pão, então teve pedaços que não assaram direito.
    Fiz novamente nessa semana, e usei as passas claras (achei o sabor mais suave) e usei uma forma maior (redonda com furo), ficou ótimo, não fez falta o açúcar. Coloquei um pouco de castanhas do pará picadas na massa.

    • Oi Cecília, que bom q deu certo!! Eu acho esse bolinho uma delicia… já fiz com ameixa preta sem caroço, com castanhas… dá pra variar um monte! Acho q com damascos deve ficar delicioso tb! Bjsss

  43. Adorei a receita …. Fiz com farinha de aveia e arroz’ na cobertura coloquei mix de nozes castanhas e amêndoas e coloquei na massa 2 colheres de sopa de açúcar de coco que e menos calórico e escureceu um pouco o bolo

  44. Oi Débora, achei muito boa esta receita, porém terei que usar amaranto pois estou com restrição de glúten. Você sabe me dizer se esta receita não é muito calórica, estou fazendo dieta e por isso tirei o glútem e a lactose. Aí não sei se esta receita não é muito calórica.
    Obrigada

    • Oi Andressa, ela tem calorias mas ela é mais saudável pois é sem açúcar e utiliza ingredientes não processados, com exceção da farinha de arroz. Da mesma forma, se vc está de dieta, não pode comer mais do que um pedaço… heheeheh… o ideal é vc falar com sua nutri, ela vai poder adequar bem certinho. Bjss

  45. Fiz e ficou muito gostoso, acho que se bater a clara em neve fica ainda melhor. O próximo vou tentar…. Primeiro bolo que faço na vida que finalmente deu certo sem ser de caixinha. Sou intolerante a lactose mas não saro nunca, mesmo sem consumir absolutamente nada de lactose e mesmo meus testes dizendo que não sou intolerante ao gluten, vou ficar 30 dias sem consumir e ver o resultado. Esse site é um novo horizonte para uma alimentação mais saudável. Estou procurando as que não tem açucar refinado e vou fazer 1 por semana. Parabéns, o site é fantástico e espero que vc tenha muito orgulho em ajudar tantas pessoas a viverem melhor.

    • Oi Carla, ah sim… as claras em neve dão mais leveza. Dá pra experimentar!!
      Sobre seus sintomas, quem sabe vc não seja IL (intolerante a lactose), mas talvez tenha APLV (alergia ao leite de vaca)… vc já considerou isso? Se for, mesmo o leite sem lactose irá te fazer mal. Experimente ficar sem leite e derivados… mesmo os sem lactose. Troque por leites vegetais. Ah, e veja um acompanhamento com uma nutri funcional, ou gastro. Irá ajudar muito.
      Sobre os bolos, qualquer um deles vc pode usar o açúcar demerara, orgânico ou mascavo que vai dar certo. Um bjão e sucesso! Depois venha me contar o resultado. :)

    • Oi Thatá, a aveia tem glúten por contaminação. Naturalmente ela não faz mal. E por isso coloquei a opção da quinoa em flocos, pois “quem tem restrição ao glúten” faz com quinoa. Quem não tem, faz com aveia. Eu posso consumir aveia, por exemplo. Abs e espero que goste da receita… bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *