Compartilhe!

Caldo Verde

por

A temperatura caiu e sabe a primeira coisa que me veio à cabeça? Uma sopinha bem quentinha. Ou melhor, um caldinho! Lembrei dessa receita de Caldo Verde que é bem fácil. Cada um faz de um jeito, mas gostei desse aqui. Fica a dica pra quem quiser curtir o comecinho do fim de semana de uma forma bem aconchegante.

O caldo verde é uma sopa de couve galega, tipicamente do norte de Portugal continental, mas muito divulgada por todo o país – é provavelmente a mais famosa sopa portuguesa. É uma sopa geralmente espessa e de cor predominantemente verde, uma vez que é feita com couve cortada às tiras bastante finas.

Fonte: Wikipedia.org
Foto: GNT

Dicas: Há quem bata a mistura inicial (cebola, alho e batatas cozidas) tudo no liquidificador e depois volta à panela, há quem use cubos de peito de peru para o caldo ficar mais light, etc.

E você, qual sua dica para o caldo ficar mais gostoso e saboroso? 

Caldo Verde
Imprimir
Imprimir
Caldo Verde
Imprimir
Porções Tempo Preparação Tempo Cozedura
06 05min. 30min.
Porções Tempo Preparação
06 05min.
Tempo Cozedura
30min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Doure a cebola e o alho em 3 colh. de azeite em uma panela grande. Junte as batatas, adicione a água e cozinhe em fogo médio por 20 min. ou até as batatas amolecerem.
  2. Separadamente doure a linguiça em em outra panela até que ela tenha soltado bastante gordura, aproximadamente 10 minutos (se desejar, deixe secar sobre papel toalha para tirar mais a gordura).
  3. Tire as batatas da panela e amasse com o garfo ou passe no processador. Depois de amassadas volte à panela.
  4. Junte a linguiça e tempere com sal se necessário e pimenta. Cubra e deixe esquentar em fogo médio por 5 min.
  5. Um pouco antes de servir a sopa coloque a couve fatiada, misture e deixe cozinhar rapidamente. Por cima coloque o restante do azeite de oliva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


OUTRAS RECEITAS SEM GLÚTEN SEM LACTOSE