Compartilhe!
Coxinha de Frango Sem Glúten

Coxinha de Frango

por

Olá pessoal! Após um mês que ainda não acabou e de muito trabalho (inclusive no feriado municipal que teve semana passada) consegui voltar. E para comemorar meio atrasado o dia das crianças, uma receita que agrada todo mundo, inclusive os adultos! Eu pelo menos amoo!

Antes de preparar a coxinha propriamente dita (receita lá embaixo), prepare o recheio e deixe reservado. Veja a seguir.

Ingredientes para o recheio:

  • 400g frango (peito, coxa e sobrecoxa)
  • 2 litros de água para cozinhar
  • 1 dente de alho socado para cozinhar o frango
  • Sal a gosto
  • Óleo e azeite a gosto (para refogar)
  • 1 cebola picada
  • 1 tomate sem pele e sem sementes
  • 1 tablete ou saquinho de tempero pronto à gosto
  • 1 colher (sopa) de salsa picada

Preparo do recheio:

Cozinhe o frango, sem a pele na água com o alho e o sal. Deixe esfriar e desfie no processador usando a tecla pulsar. Reserve um litro do caldo de frango para a massa. Numa panela com o óleo e o azeite, refogue a cebola, os tomates, o alho amassado com o sal e o tempero pronto. Desligue o fogo, coloque a salsa picada e mexa.

DICA: Frite em óleo quente e deixe escorrendo. Se desejar pode fazer o recheio de carne, ou de legumes (para quem possui dieta vegetariana).

Receita: Maria do Carmo Soares Fonseca.

Coxinha de Frango
Imprimir
Imprimir
Coxinha de Frango
Imprimir
Porções Tempo Preparação
80unidades pequenas 45min.
Porções Tempo Preparação
80unidades pequenas 45min.
Ingredientes
Porções: unidades pequenas
Ingredientes
Porções: unidades pequenas
Instruções de preparação
  1. Numa panela coloque o caldo de frango reservado, a margarina (ou gordura vegetal), o tempero pronto, o alho com sal, a salsa, as batatas amassadas e deixe ferver.
  2. Acrescente a farinha de arroz aos poucos, mexendo sempre até desgrudar da panela. Coloque numa vasilha deixe esfriar um pouco. Sove a massa.
  3. Abra a massa na palma da mão fazendo um círculo. Coloque um pouco do recheio (ver acima) no centro da massa, feche e modele na forma de coxinha.
  4. Depois de prontas, molhe levemente as coxinhas na água, passe pelo fubá e frite em óleo bem quente, até que o fubá fique levemente amarelo.
79 respostas para "Coxinha de Frango"
  1. Obrigada pela receita. Temperei muito bem a massa e o recheio, de modo que ficou idêntica a uma coxinha comum. Fiz muitas para o filho de uma amiga que é altamente alérgico a leite e a glúten. Foi a primeira coxinha da vida dele e todos nós ficamos muito felizes. A massa não é tão elástica, e é difícil fazer minicoxinhas, fiz todas em torno de 30 a 40 gr e deu certo. Usei farinha de mandioca pra empanar e ficou ótimo. Muito obrigada!

  2. Olá Débora, você é a autora desta receita? Gostaria de saber para por num trabalho que estou elaborando, um “salgado” com aparas de cenoura, sem gluten e sem lactose e me basei nesta receita.Desde de já agradeço

  3. Ola,achei teu blog hoje apos uma longa pesquisa sobre :como fazer uma massa de coxinha sem farinha de trigo. Gostei muito da receita e vou testa-la. Li todos os comentarios. E ,acho que vou testar com a mandioca. Se ficarem boas ,bonitas e gostosas as minhas coxinhas, eu vou te mandar as fotos

    obrigada por compartilhar
    Adele from Lake Worth,Florida

  4. Humm, fiz e ficou uma delícia, só substitui o cardo de frango industrializado pelo caseiro. Também experimentei fazer na airfrayer depois de congelado, ficou bom mas com gostinho de fubá. as fritas em óleo ficaram muito boas e sequinhas.

  5. eu fiz essa receita e ficou maravilhosa!!! da segunda vez que eu fiz essa receita eu crescentei duas colheres de sopa de povilho doce e ficou maravilhosa!! melhor doque a coxinha comum aquela que leva farinha de trigo!!!

  6. Oi! Estou descobrindo o mundo sem gluten e lactose agora que o meu marido foi diagnosticado com intolerância. Tenho uma duvida: a margarina contem soro do leite em pó e leite em pó desnatado (qualy). Tem alguma marca que você saiba que não tenha lactose?

  7. só lembrando que todo caldo pronto, tipo Knnor tem glútem, e todos os de saquinho como Sazon tb! Para quem é celíaco só essa atenção! Vou fazer essa receita! Obrigada

  8. Boa noite. Quero fazer esta coxinha pra eu comer no casamento da minha filha. Gostaria de saber por quanto tempo pode ser congelada. E pode ser empanada para congelar. Bjs.

  9. Boa tarde Débora, fiz as coxinhas ficaram uma delícia, a massa ficou bem sequinha e crocante coloquei além da farinha de arroz meia xícara de amido de milho a massa ficou mais sequinha, ótima para modelar e olha que eu faço salgados pra festa e confesso que entre a receita tradicional e esta prefiro a sua receita. Parabéns pelas receitas e o carinho que você nos responde, todos os dias visito seu blog e aqui na minha família não temos nenhuma restrição alimentar mas confesso é muito bom experimentar novas receitas.
    Um abraço.
    Att: Roseni Alves
    Moro em Uberlândia MG

    • U-huuu sério??? Ah que delícia! Até eu fiquei com vontade… :D Qdo fizer de novo tira uma foto e manda pra mim, daí eu coloco lá no face pro pessoal ver. Obrigada pelas visitas! Bjssss e sucesso no seu negócio :)

  10. Só tem um problema: todo tablete de tempero pronto (knorr, Maggi, etc) tem corante caramelo, que é proibido pra quem tem alergia a proteína de leite de vaca. Como faço??

  11. Eu estou com minha taxa de acucar um pouco alta, entao, cortei a farinha branca e tambem as batatas…tem como substituir a batata por mais farinha??? Obrigada, Vanessa.

  12. Olá querida! Fiz essa receita com a Farinha de Arroz Integral e deu certo, pus duas xícaras da Farinha e bastou.
    A massa fica ótima para o manuseio! Obrigada e tenha um Bom fim de semana^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *