Compartilhe!
cupcake fuba com baunilha

Cupcake de Fubá com Baunilha

por

Comemorando nossa “Semana de Cupcakes Sem Glúten e Sem Lactose”, a leitora Angélica nos enviou duas receitas deliciosas de cupcakes. Uma delas é essa.

DICA:

Faça a Cobertura de Suspiro desta maneira:

Numa panela, misture 50 ml de água e 200 gr. de açúcar. Leve ao fogo, sem mexer, até atingir o ponto de fio grosso. Bata 3 claras em neve e acrescente a calda aos poucos, batendo sempre, até esfriar. Coloque o merengue em um saco de confeitar e enfeite o cupcake. Decore com confeitos.

Receita e foto: Angélica Mancini (@engelskim).

Cupcakes de Fubá com Baunilha
Imprimir
Imprimir
Cupcakes de Fubá com Baunilha
Imprimir
Tempo Preparação Tempo Cozedura
10min. 10min.
Tempo Preparação
10min.
Tempo Cozedura
10min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Misturar tudo, não precisa batedeira,dá para bater à mão mesmo.
  2. Colocar as forminhas de papel na forma de alumínio (própria para cupcakes ou utilizar forma para de pão-de-queijo grande), não precisa untar e vai colocando as colheradas de massa até a metade da forminha.
  3. Coloque em forno pré aquecido por 10 minutos.
  4. Faça a cobertura que deseja e espalhe por cima (ver sugestão acima).
20 respostas para "Cupcake de Fubá com Baunilha"
  1. olá Debora ! gostaria de saber se é possivel diminuir bem a quantidade de açúcar !! achei muito doce mesmo ,colocando a metade do açúcar.obrigada .Deus te abençõe !

  2. Oi fiz a receita, mas modifiquei um pouco.
    Coloquei 1 xic de farinha praparada, 1 xic de fuba, 2 ovos, 1/4 de xic de mel, 2 colheres de bagaço de laranja, 1 pitada de erva doce. de cobertura fiz calda de laranja com mel ao inves de acucar. e outra de cacau em po com leite de coco e mel. Ficou bem gostoso. (da proxima quero tirar o ovo e colocar chia no lugar)

  3. quero agradecer pelas as receitas,pois minha filha e alérgica ao
    glúten e no inicio foi um martirio muito grande e agora e tudo de bom fazer estas receitas maravilhosas e ela tem aceitado muito bem , obrigada DEBORA.

  4. Olá.. a receita não tem fermento mesmo? Estou neste momento fazendo a receita e os cupcakes não estão crescendo…. Quanto a Farinha de arroz eu comprei Amido de Arroz (tipo creme de arroz), será que é por isso??? Se puder me responder hoje, pois daqui a pouco uma amiga que tem itolerancia a gluten me fará uma visita …rs.. Obrigada Bjos

  5. Olá
    minha afilhada é celíiaca, tb intolerante a lactose, clara de ovo, posso usar somente as gemas nesta receita.
    parabéns pelo blog, nos ajuda muito.

    • @Eiglis, obrigada pelo coment!!! Sobre as claras.. eu não testei só com gemas… creio q talvez a massa não fique tão fofinha, pois a clara em neve proporciona isso né. Mas acho que deve ficar com o mesmo gosto!! Talvez altere a textura, mas o gosto acho q não. Qquer coisa escreva!! Abração..

  6. Olá,

    Adorei a receita. Eu nã tenho doença celíaca, mas tenho intolerância à lactose. Fiquei com muita vontade de fazer a receita e queria saber se posso trocar a xíc. de farinha de arroz por uma xíc. de farinha de trigo. Se for para usar óleo de milho ou girassol, em vez de 1 xíc. de manteiga (sem leite) qual seria a quantidade?

    Obrigada.

    Abraço,

    Patrícia

    • @Patricia, pode utilizar a farinha de trigo sim, só coloque um pouco menos pois a farinha de arroz é mais leve. E o oleo, não sei exatamente o qto utilizar, mas creio que 1/3 de xícara talvez seja suficiente. Eu nunca fiz com essa substituição, seria tentativa. Mas acho q vale a pena arriscar!! :D Depois me conte como ficou!! Bjos e boa semana ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



OUTRAS RECEITAS SEM GLÚTEN SEM LACTOSE