Compartilhe!

Cuquinha de Banana

por

Quem é mais da região sul do país conhece a famosa Cuca, que nada mais é que um bolo com aquela farofinha doce por cima. Os recheios são vários. Achei essa receita da Cuquinha de Banana e gostei da ideia! Aqui tem uma outra receita de Cuca Alemã que você pode se inspirar também.

DICA: Se quiser enriquecer mais, acrescente oleaginosas trituradas grosseiramente na massa ou gotas de chocolate, junto com as bananas. E antes de colocar assar faça uma farofa com margarina sem leite, farinha de arroz, açúcar e canela. Vá colocando aos poucos até formar uma farofinha doce e espalhe por cima do bolo. Depois leve assar! Vai ficar uma delícia.

Fonte: Urbano (www.irga.rs.gov.br – Cozinha Experimental).
Para ver outras receitas, acesse Índice de Receitas.

Cuquinha de Banana
Imprimir
Imprimir
Forma: de bolo inglês.
Cuquinha de Banana
Imprimir
Forma: de bolo inglês.
Porções
1bolo pequeno.
Porções
1bolo pequeno.
Ingredientes
Porções: bolo pequeno.
Ingredientes
Porções: bolo pequeno.
Instruções de preparação
  1. Reserve as bananas. Bata os outros ingredientes no liquidificador. Misture delicadamente as bananas picadas (ou o que desejar).
  2. Asse em forma para bolo inglês untada e enfarinhada, no forno médio pré aquecido por 20 a 30 min. ou até dourar.
36 respostas para "Cuquinha de Banana"
  1. Oi gente, fiz várias adaptações… Não tinha óleo, e usei óleo de coco ! Como é mais caro coloquei uma porção menor, menos da metade … Além disso usei um pouquinho de essência de baunilha e cacau, e misturei banana e maçã. Para adoçar coloquei metade adoçante culinario e metade mascavo … Queria postar a foto aqui mas não sei como ?!?!

  2. Olá tudo bom? eu fiz esta receita, mas ficou parecendo um pudim de banana…rsrs ficou gostoso, mas a massa ficou molhadinha depois de assada e bem liquida quando misturei todos os ingredientes. Vai só um copo de farinha mesmo?

  3. Olá Debora, muito deliciosa essa cuquinha. Como estava sem bananas, coloquei pedaços de chocolate sem glúten e sem lactose e ficou muito saborosa.. Somente o tempo de forno levou um pouco mais do que o indicado, cerca de 50 minutos. Marquei você no IG para ver coko ficou ;)
    Beijos..

      • Olá Débora,tudo bem? Fiz esse bolo mas com arroz cru e mantive os demais ingredientes e ficou maravilhoso!!!! Deixei o arroz de molho na água por 4 horas, antes de colcoar no liquidificador escorri bem… a massa rendeu mais e tive que colocar em uma forma maior… Agora quero substituir o leite por com iogurte natural… Quando fizer te falo depois. Abraço.

      • OLÁ Márcia!! me conte que segredo é esse de substituir a farinha de arroz pelo arroz cru. achei muito interessante… , tu podes me passar essa dica? adoraria!
        abraços!! desde já agradeço!

        E Débora parabéns pelo blog, estou sempre por aqui, adoro suas receitas e dicas! :)

  4. Oi Débora,
    Adorei seu blog!
    Estou iniciando no mundo sem glúten e hoje fiz a cuquinha de banana.Ficou gostosa mas queria saber se a massa, depois de assada, fica molhadinha ou se deveria ter ficado como a de bolo normal? Abraço

  5. Cuca, para nós que somos do Sul, é um pão adocicado com a farofa por cima, ela é feita com fermento biológico e não fermento de bolo. Mas esse bolo de banana é muito bom!

  6. Não quero desmerecer sua receita, oq deve estar muito boa devido aos elogios. A cuca não é apenas um bolo com farofinha, a cuca está mais para um pão doce, e ela deve ser feita com fermento bilogico e amassada. Assim como um pão. No mais esta certo, a noz moscada é muito importante. ;)

  7. Ola, fiz essa receita e ficou uma delicia!!!
    Só modifiquei um pouco, pq bati 2 bananas com a massa e outras 2 cortei em pedaços! Fiz com leite de soja e ficou muito bom! Adorei…

  8. Olá Débora. Fiz esta cuca e ficou um delícia. Fiz diversas variações utilizando abacaxi em calda(escorri o líquido) todas ficaram ótimas, mas gostaria de compartilhar a versão salgada que ficou maravilhosa. Substitui o açúcar pelo sal, não coloquei canela,acrescentei duas colheres(sopa)de queijo parmesão e substitui as bananas por duas latas de filé de sardinha e azeitonas picadas. Guardei na geladeira após proteger com papel alumínio. Ficou simplesmente deliciosa, além de ser muito fácil e rápido de elaborar. Obrigada

  9. Oi, hoje pesquisando na web encontrei teu site, e vendo os comentários sobre as receitas, gostaria de indicar se ainda não conhecem o blog da Cláudia Marcelino, foi o que me salvou a três anos quando tivemos que mudar a alimentação da minha irmã. Espero que gostem!

  10. FIZ A CUCA, PARA O CAFÉ DA MANHÃ. ESPETACULAR, ACHO QUE VOU COMEÇAR A VENDER COISAS SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE. ANECESSIDADE FAZ DE FATO O MONGE…..

  11. Poxa, faz uma hora que estou com essa receita no forno e não assa, a massa fica mole. Não sei porque mas tudo que faço com farinha de arroz dá errado! O que será?

    • Oi Ge… às vezes é a prática, no meu caso são os pães hehehe não consigo acertar muito, a não ser quando é com mix comprado pronto. Mas é assim mesmo, o negócio é não desistir. Comece pelos bolos mais fáceis (o de cenoura, o e chocolate fofinho, o de fubá, o de laranja…) e aos poucos vá para as receitas mais difíceis, acho q isso ajuda. Bjssss

      • Débora, a receita ficou uma delícia, mas demorou prá assar e acabou queimando um pouquinho. O pão que fiz com a farinha de arroz ficou tão duro que nem passarinho quis comer, prá não quebrar o bico ehehehe… vou procurar essa farinha pronta que vc mencionou, talvez seja mais prática. Adorei seu site e vou procurar receitas mais fáceis até me adaptar ao meu novo cardápio. Bjos Bjos

      • Oi Geórgia… a cuquinha é assim mesmo, na primeira vez a gente faz pra se adaptar e na segunda já acerta! Agora os pães eu não acerto muito… nem faço muito… hehehe compro mix de farinha pronta ou o próprio pão mesmo. Qdo eu tÔ muito inspirada resolvo fazer uma receita com a mistura de farinhas hehehe
        Mas que bom que está gostando do site!! As receitas de bolos são bem fáceis se quiser testar!! Bjsss

  12. Adoro suas receitas sem gluten… Sou celíaca e tem me ajudado muito…
    Também tenho compartilhado na pág. Saúde da Mulher.
    Obrigada pelas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *