Compartilhe!

Leite Condensado de Arroz

por

Me bateu uma vontade de comer Brigadeiro. Daí fui atrás de uma receita de Leite Condensado sem lactose e sem nada de leite de vaca. Acabei encontrei essa receita da Cláudia Marcelino, do site Cozinha Sem Glúten e Sem Leite, que gentilmente cedeu a publicação para nós. Achei bem fácil de fazer e esse dá para fazer.

Essa receita é ótima não só para intolerantes à lactose (IL), mas também para quem é alérgico à proteína do leite de vaca (ALPV), pois é feito com leite vegetal.

DICA: Com essa receita você pode fazer recheios de bolos, tortas e até mesmo para docinhos. Uma dica da Cláudia é que mesmo escuro, dá para substituir muito bem o leite condensado tradicional.

Receita e Foto: Cláudia Marcelino – Cozinha Sem Glúten e Sem Leite.
Veja outras receitas em Índice de Receitas.

Leite Condensado de arroz
Imprimir
Imprimir
Leite Condensado de arroz
Imprimir
Tempo Preparação
30min.
Tempo Preparação
30min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Misture 2 xíc. do leite de arroz com o açúcar em uma panela média. Leve ao fogo baixo mexendo sempre para o açúcar dissolver.
  2. Depois mexa de vez em quando e deixe em fogo baixo até o volume reduzir a metade. Retire do fogo.
  3. Misture o 1/4 de xícara de leite restante com as 3 colheres de amido até dissolver. Junte ao leite que foi reduzido, adicione a baunilha e leve novamente ao fogo rapidamente só para engrossar.
  4. Está pronto para o uso.
84 respostas para "Leite Condensado de Arroz"
  1. Olá queria uma receita de brigadeiro, sem glúten sem leite sem amido de milho,sem sem soja e sem castanha, meu bebê tem alergia essas coisas, o leite pode ser só de coco ou de arroz

  2. Oi será que posso fazer sem a essência de baunilha ,pois a essência contém corante caramelo e a médica além de retirar o leite a soja e ovo ,disse que corante caramelo tbm contém traços.

  3. Eu tentei fazer, mas não sei onde errei?!?! Fiz leite de arroz em casa, coloquei como diz na receita, aí quando coloquei o leite com amido de milho virou um pudim, quando vi que ficou muito grosso, coloquei cacau e fecal mas ao invez de brigadeiro ficou com gosto de pudim onde errei, o leite condensado não ligou assim líquido e não coloquei essência de baunilha pq não tinha ai ficou bem branquinho

  4. Oi Débora! Posso fazer com açúcar demerara? Já li alguns artigos da Cláudia Marcelino e fiquei surpresa com a presença do açúcar refinado na receita. Entretanto, seu site tem sido como oásis em meio ao deserto.rs
    Muito obrigada!

  5. Olá Debora, boa noite!
    Estava em desespero, descobri à uma semana q meu pequenino tem alergia a esses itens…E hoje acho q caiu a ficha dele q ele não pode mais com as delícias q estava acostumado! E isso me doeu mto, mais graças a deus encontrei vc aqui com receitas q parece ser maravilhosas, acredito q irá suprir a falta q ele esta sentido dos alimentos q ele ama!
    Vou começar a testar amanhã!
    Obrigada.

    • Pode trocar o açúcar refinado pelo demerara (fica bem mais gostoso) ou mascavo (mas vai ficar com outro gosto e tem que reduzir a medida) e o amido pode ser de mandioca (também chamado polvilho doce) ou pode usar agár agar.

  6. Oi. Debora. Existe sim um brigadeiro com o gosto muitoo pareciso com o tradicional. Ele eh feito com leite de castanha ( nao sei se do para ou caju) . Fiz a um tempo atras. Soh nao deu pra enrolar :/

  7. Olha quem encontrei aqui! que coisa boa!!! Olhei varias vezes o site e nunca parei pra olhar a foto da Debora, hoje olhei e vi que eh você querida!!! Te acompanho hehehe obrigada por todas as receitinhas e dicas! Tenho umas receitinhas que aprendi em um curso de culinária vegetariana na nova zelandia, vou mandar pra ti! bjinho

  8. Débora, minha filha não pode consumir nenhuma forma de açúcar, soja, proteina do leite e gluten. Como posso substituir o açúcar da receita do leite condensado?
    grata

    • Oi, Sibele…..Agora existe o açúcar de coco, que pode ser consumido por diabéticos e ir ao fogo, ele é feito da flor do coco e não da fruta…não precisa se assustar, o problema é encontrá-lo, em são paulo tem, mas em outros lugares teria que dar uma pesquisada.bj, Letícia.

      • O açúcar eu substituo pela SUCRALOSE ou pela STEVITA, que me foi indicado pela endocrinologista. Ela me orientou o seguinte: a substituição é 100% e de igual para igual, tomando o cuidado apenas para levar as receitas que vão ao forno sem esquentar este, ok, senão a massa não cresce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


OUTRAS RECEITAS SEM GLÚTEN SEM LACTOSE