Compartilhe!

Leites Vegetais (arroz, coco, gergelim e quinoa)

por

Recebi essas receitas de uma amiga, que faz para sua filhinha de 3 aninhos. Quis compartilhar porque sei que muitas mamães não sabem o que dar para seus filhotes para beber. Então segue abaixo as sugestões:

Para ver mais, acesse o Índice de Receitas.

Leites Vegetais (arroz, coco, gergelim e quinoa)
Imprimir
Imprimir
Leites Vegetais (arroz, coco, gergelim e quinoa)
Imprimir
Porções
4copos
Porções
4copos
Ingredientes
Porções: copos
Ingredientes
Porções: copos
Instruções de preparação
    Leite de arroz integral
    1. Cozinhe bem o arroz integral até obter uma papa. 
    2. Bata no liquidificador e coe em seguida. Essa pasta deve ser mantida na geladeira, em recipiente fechado.
    3. No preparo do leite, use 2 colheres de sopa dessa pasta, misturada com água. 
    4. Complete com chá de erva doce ou água para obter a diluição desejada.
    Leite de gergelim
    1. Deixe as sementes de molho por 4 horas. 
    2. Escorra a água e bata no liquidificador e coe. 
    3. Tempere com uma pitada de sal e açúcar ou mel.
    Leite de coco
    1. Rale um coco grande e maduro.
    2. Coloque na água e ferva por 30 minutos em fogo baixo, mexendo sempre.  Tempere com uma pitada de sal e açúcar mascavo ou mel.
    3. Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador por 2 minutos. Coe em um tecido fino (tipo voil de nylon).
    Leite de quinoa
    1. Ferver a quinua na água, em fogo baixo, durante 15 minutos. Desligar.
    2. Bater no liquidificador e coar em peneira bem fina, para obter o leite.
    Notas da Receita

    DICAS: Utilizar como substituto do leite de vaca e do leite de soja em caso de alergia a ambos compostos. Caso queira armazenar em geladeira, mantenha por cerca de 24 hs. Se desejar um leite mais consistente, diminuir a água ou aumente a quantidade de quinoa.

    22 respostas para "Leites Vegetais (arroz, coco, gergelim e quinoa)"
    1. Um outro leite bem fácil de fazer é o leite de aveia. 2 colheres de sopa de aveia e 300ml de água gelada. Só bater e coar. A peneira deve ser bem fina.

    2. Boa tarde!
      Estou adorando as receitas, mas tenho alergia a lactose, e gostei muito das opções de leites. Gostaria de tirar algumas dúvidas… O leite de gergelim é feito com ele sem ser tostado, ao natural (branquinho)? E a água é para ser jogada fora?
      Quanto tempo posso armazenar as pastas na geladeira?
      O chá de erva doce pode ser usada em todas as receitas de leite?
      Obrigada!!!

    3. OI PESSOAL! Amei ter achado vcs! Obrigada , sou uma dona de casa que amo culinaria especiais! Agora com a linha funcional , mais ainda.
      Sou mineira e tive um berço de muita brejeirice!!! Portanto me encontrei literalmente dentro destas maravilhas da nova/velha alimentação natural e com tantas novidades!posso enviar pa vcs alguma singela contribuiçào… Vamos nos comunicar?Dei aulas de culinaria até pouco tempo e trago sempre a vontade e o sentimento de partilha , com meus cheiros e sabores…me enfiei na nutrição funcional e estouá aprender! quero saber tudo dos alimentos saudaveis e já faço uso de muitos alimentos/receitas funcionais. Deixo um abraço e meus agradecimentos (desculpe-me, muito me alonguei!!!)

    4. Adorei as receitas. Ontem mesmo fiz um chocolate quente com leite de coco light comprado pronto e estou, até agora, com uma enxaqueca insana. Fico me perguntando se fui enganada pelo rótulo do produto, que não especificava nada sobre vestígios de leite ou derivados…

      Obrigada pela prestação de serviço de utilidade pública que vocês fazem com este site. Muito obrigada, mesmo!

      • Oi Michelle… brigada flor! Bom, por experiência própria, às vezes se eu como/tomo algum alimento q tem gordura me dá dor de cabeça também. O coco é gorduroso, acho que mesmo o light, depois veja na embalagem. Será que não seria por esse motivo? Ou o chocolate que usou tinha leite. Espero que passe logo! BJss

    5. eu ja faço leite vegetal e achei um pouco estranho a forma da receita, por ex. o leite de gergelim fala pra jogar a agua fora (escorra) e bater no liquidif, se jogou a agua fora vai bater só o gergelim??
      eu faço o leite de coco assim: coloco o coco fresco em pedaços no liquidif com agua bem quente bata bem e coe, fica maravilhoso e nao perde nada , pois, se ficar fervendo 30 minutos evapora e há desperdicio, e no casa do leite de arroz eu nao entendi a hora de bater a papa no liquid e coar, coar o que? a pasta?? grata pelas dicas

    6. Gente, muito obrigada, finalmente uma informação clara e simples referente a fabricar meu proprio leite…. Jezuis como estou feliz, procurei tanto, livros etc…. e agora achei.

      Obrigada,
      Shirley-Londrina-Pr

      • Oi Shirley, de nada querida! Que bom que encontrou o que estava procurando. O que eu mais gostei até agora foi o de amêndoas, para bater com frutas e usar em bolos fica muito bom!! Um grande abraço, Débora.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *