Compartilhe!

Maionese Caseira

por

Super dica! Em vez de ficar comprando maionese industrializada (que possui ovos, e sei que vários leitores nossos são alérgicos a ovo), por quê não fazer sua própria maionese?

E essa aqui ainda por cima é de Alho, pra ficar mais saborosa!

DICA: Aproveite essa maionese caseira para fazer aquela maionese de domingo, com batatas cozidas, para acompanhar o churrasco. Você pode acrescentar também cenoura cozida em cubinhos, milho e ervilha ou até mesmo palmito. Vai ficar uma delícia!

Receita: Vi no Cantinho Vegetariano, mas foi publicada originalmente no Presunto Vegetariano.
Foto: Presunto Vegetariano.

Maionese Caseira de Alho
Imprimir
Imprimir
Maionese Caseira de Alho
Imprimir
Tempo Preparação
10min.
Tempo Preparação
10min.
Ingredientes
Porções: Serve 08 pessoas
Ingredientes
Porções: Serve 08 pessoas
Instruções de preparação
  1. Em um liquidificador coloque o leite de soja gelado, não adocicado, o alho sem o miolo (para o sabor ficar mais suave), o vinagre branco e tempere com sal a gosto.
  2. Bata bem em velocidade alta, e vá acrescentando o óleo vegetal aos poucos (vai bastante óleo).
  3. Conforme a mistura for encorpando, vá diminuindo a velocidade do liquidificador.
  4. Quando as lâminas começarem a patinar, vai ser a hora de desligar. Está pronto! Armazene na geladeira.
48 respostas para "Maionese Caseira"
  1. Bom dia, eu conheço tbm como patê de alho esta receita. Uma dica para diminuir a quantidade de óleo, é acrescentar uma batata cozida já fria. E depois dar ponto com óleo, fica menos calórico.
    Fica a dica

    • Oi Franciele, tudo bem? Olha, não tem medida… nunca medi, mas vai bastantinho. Vc vai perceber quando ela for engrossando. Minha sugestão é nas primeiras vezes fazer uma receita apenas pra vc ver o ponto direitinho. Depois qdo estiver segura faça duas receitas. Bjss

  2. A minha já durou mais de duas semanas na geladeira, mas feita com leite de soja e vinagre, o cheiro, o gosto e a textura não mudaram. Achei ótimaaaa e uma delícia. Perto de onde moro tem um empório que faz e vende, a deles é com alho, é maravilhosa, mas um pouco caro, agora que sei como fazer não vai faltar nunca em casa.

  3. Olá…adoro seu site primeiramente!!!uma duvida…posso colocar azeite extra virgem nessa receita? Qts colheres para esses receita mais ou menos?

  4. Olá
    Estou adorando as dicas de vocês e vou fazer a maionese com certeza. Só gostaria de saber se ela é só para consumo de maionese tipo de churrasco com batatas, cenouras, etc. ou pode ser consumido como as industrializadas, diretamente em pães, bolachas, etc?
    bjo

    • Oi Marco, obrigada! O blog de vcs tem muitas receitas boas, já que os veganos não utilizam leite e ovos… acaba sendo uma boa fonte para os intolerantes! :) Um grande abraço e seja sempre bem vindo!!

  5. A receita diz “1 xícara leite de soja para uso culinário”, nunca reparei, que leite de soja é esse para uso culinário? Alguma marca em especial? Tem menos gosto de soja que outros?

    • Oi Lu… o que eu uso é da marca Yoki, tem um escritinho bem discreto “para uso culinário”. Pra tomar não é muito bom, a diferença é que ele não é adoçado, então pra fazer molho, torta e preparações salgadas fica melhor. Bjss

    • Oi Sandra, sim… todas as receitas daqui podem ser feitas com leite zero lactose ou de baixa lactose. Um abraço!! Ah, leia os comentários anteriores, tem várias dicas do pessoal que já fez a receita. Bjss

  6. Sempre faço essa receita para o churrasco, a prima do meu marido fazia com clara de ovo, mas sinceramente fiquei com medo e pesquisei essa feita com leite, agora tenho um bebê com intolerância à lactose e alergia à ovo,(aí amamento e evito tbm) pois bem né, essas receitas salvam ! e risco zerozerozero de intoxicação pela salmonela. Nunca faço grande quantidade, prefiro ter que fazer mais se acabar do que sobrar muito e ter que jogar fora, prefiro consumir no dia, no máximo no dia depois! Estava sem liquidificador, e meu mixer deu conta! kkkk só deixei mais molinha! Bejusss e obrigada por tantas dicas!

  7. Olá, ja fiz essa maionese muitas vezes com leite também, mas sem o vinagre ou o limão, mas queria tentar fazer sem lactose mas não gosto de leite de soja, sabe se da de fazer com algum outro leite vegetal?

    • Oi Amábile, você já tentou usar o leite de soja para uso culinário? Para receitas salgadas funciona bem. Não sei como ficaria com o leite de arroz, tem uma marca que vende, mas é um pouco caro. Fica minha sugestão, quem sabe com o vinagre dê uma quebrada no sabor. Bjss!

      • é quem sabe o vinagre dê uma quebrada, mas eu realmente não gosto do gosto da soja. E havia pensado em usar leite de amendoas, caseiro mesmo! um dia tento e digo se deu certo haha obrigada pela resposta!
        A e vi em um comentario anterior, e eu ja fiz a maionese de leite com azeite de oliva, e deu ponto, só que o gosto ficou muito forte, dificil até de comer, fica melhor com o oleo mesmo!

      • Pois é… o leite de amêndoas eu já fiz ele, mas utilizei só em vitaminas, batidas e bolo. No restante não sei como ficaria, testa e depois me avisa, quem sabe fica bom né? Um bjão!

  8. Kátia, eu faço essa receita há anos, mas como aqui em casa tem um celíaco que não é intolerante a lactose, eu uso leite de vaca…. quanto ao azeite, já tentei e não dá certo, com azeite não dá ponto… uma dica bacana, se o óleo também estiver gelado, a receita da ponto mais rápido e vai uma quantidade menor de óleo… eu particularmente faço essa maionese nos dias de churrasco para servir com a carne como um “molho de alho”, ae em vez de um dente de alho, coloco uns 3 pq muda a propósta e a finalidade… para usar na salada de batatas ou salada de maionese fica incrível também!

    • Marluce, eu me lembro da minha vó fazendo essa maionese… o ponto é o da maionese comum, que se fazia com o leite de vaca, lembra? O ponto é quando fica um “molho” consistente, que a lâmina não bate mais. Na hora de fazer vc vai sentir esse ponto, aí depende se vai querer mais mole ou mais durinha. Três dias está de bom tamanho pra durar na geladeira.. hehehe até as industrializadas eles pedem pra consumir rapidamente. :)
      Bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


OUTRAS RECEITAS SEM GLÚTEN SEM LACTOSE