Compartilhe!
massa para waffle ou panqueca sem glúten

Waffles e Panqueca Americana

por

Umas das receitas preferidas dos celíacos e dos intolerantes é esse Waffle sem glúten e sem lactose! Essa massa é uma maravilha, porque mesmo que você não tenha a máquina de waffle você pode fazer na frigideira comum (antiaderente) aquelas famosas Panquecas Americanas que vemos nos filmes. É super fácil de fazer e não tem segredo nenhum!

DICA: Se você não tem nenhum mix de farinha sem glúten, pode utilizar um mix feito em casa. Veja ao lado o link de Farinha Preparada sem Glúten. Coloque as farinhas em um pote bem fechado, misture bem por várias vezes e deixe descansar antes de utilizar. E se quiser utilizar água no lugar do leite (vegetal) pode utilizar sem medo que dá certo também.

Siva apenas com mel ou se preferir com acompanhamentos como:

  • banana picada com açúcar e canela,
  • geleias de frutas,
  • morango picado com mel,
  • frutas diversas com calda de chocolate
  • e o que mais desejar.

Essa massa é muito versátil e deliciosa, tanto pro café da manhã quanto para o lanche da tarde ou para surpreender o seu amor. Deliciem-se!

Receita: Ana Paula Beal – Nutricionista Super Festval.
Para ver mais acesse Índice de Receitas.

Massa Básica para Waffles e Panqueca Americana
Imprimir
Imprimir
Massa Básica para Waffles e Panqueca Americana
Imprimir
Porções Tempo Preparação Tempo Cozedura
10waffles ou 10 panquecas. 10min. 20min.
Porções Tempo Preparação
10waffles ou 10 panquecas. 10min.
Tempo Cozedura
20min.
Ingredientes
Porções: waffles ou 10 panquecas.
Ingredientes
Porções: waffles ou 10 panquecas.
Instruções de preparação
  1. Coloque a farinha, o leite, o açúcar, o sal, o fermento e a margarina no liquidificador e bata por 1 minuto.
  2. Adicione os ovos e volte a ligar o liquidificador na velocidade média, até homogeneizar.
  3. Enquanto isso, pré-aqueça sua máquina de waffle. Ou utilize uma frigideira antiaderente.
  4. Distribua a massa na máquina e aguarde alguns minutos. Se for utilizar a frigideira, distribua por igual e lembre de virar a massa para dourar dos dois lados.
  5. Depois de pronto sirva com o acompanhamento desejado!
95 respostas para "Waffles e Panqueca Americana"
  1. Olá. Parabéns pelo trabalho.
    Há um mês fiz uma restrição incondicional na minha alimentação. Dos diversos produtos excluídos, inclui-se a margarina e a manteiga (sejam elas quais forem). Portanto, minha dúvida é se posso utilizar “óleo de coco” como substituto da margarina (e qual a medida)? Obrigado.

  2. Olá. E fiz as panquecas e achei a massa maravilhosa. Nunca havia mido uma massa tão deliciosa. Ter intolerancia ao glutén é algo novo para mim, e nos limita muito nas refeições intermediárias. Vou experimentar o pão de liquidificador agora. Obrigada.

  3. Adorei essa receita!
    Obrigada por compartilhar tantas outras.
    Fiz um leite vegetal que costumo fazer para substituir leite em receitas (para cada copo de leite cozinho 1 inhame pequeno por uns 5 minutos, depois tiro a água; coloco água filtrada até completar a medida de 1 copo e bato no mixer para formar o “leite”).
    Acrescentei também uma colher de essência de baunilha.
    Ficou delicioso!

  4. Olá, o meu filho (32 meses) é um recém diagnosticado na doença celíaca, ando há uns dias à procura de receitas para poder mimá-lo!!! Adorei todas as receitas… vou fazê-las e espero que corram bem, parecem deliciosas.
    Muitos parabéns e obrigada pela ajuda.
    Um beijo de Portugal!!! ;)

  5. Site muito bom, gosto muito de todas as receitas. Queria saber se posso fazer a massa e guardar na geladeira para fazer outro dia. Quanto tempo será que dura? Bjs

  6. Tem como fazer na sanduicheira elétrica?
    E no lugar desta tal farinha sem glúten usar outro tipo de farinha sem glúten?Resumindo nunca ouvir falar de margarina sem leite e leite vegetal.Tem como fazer com adoçante pois sou intolerante a açúcar?Um forte abraço

    • Oi Rebeka, eu nunca congelei (pq nunca sobrou heeheheh) mas acredito que dê sim. Só congele elas separadamente pra não grudar uma na outra… se fizer o teste me diga como ficou na hr de descongelar :) Bjokass

  7. Bom dia! Existem várias receitas de farinha sem glúten, porém, eu uso uma farinha sem glúten em uma loja de produtos naturais. Posso utilizar essa farinha já pronta?

    • Oi Cris, tudo bem? Na página principal, do lado esquerdo tem uma categoria “sem ovo”. Todas as receitas ali são sem glúten, sem lactose e também sem ovo. Dê uma olhada e veja se encontra algo que te ajude! E também na sessão de artigos tem um sobre “como substituir o ovo nas receitas”, pode ser bem útil!
      Um gde bjo :)

  8. Agora sim aprendi a fazer q a farinha q irá substituir a farinha de trigo, sou celíaca e vinha usando somente a farinha de arroz o q deixava a receita com uma textura mais seca, agora q aprendi a fazer o Mix vou arrasar na cozinha!!! kkkkk…Obrigada, bjsss!

  9. Agora sim aprendi a preparar a farinha sem glúten q é um composto de três tipos de farinhas.Antes só utilizava a farinha de arroz o q deixava a receita com um aspecto “seco”. Obrigada pela dica!!! Bj

  10. Oi, Débora!
    Parabéns pelo site e principalmente pelas receitas maravilhosas.
    Tenho intolerância à lactose há 5 anos, mas nem sempre segui a dieta correta. Amo queijo, leite, e vez por outra me via comendo queijo e doces com leite condensado. Sentia muita dificuldade em variar o cardápio porque aqui no interior de Pernambuco não é tão fácil encontrar produtos sem lactose. Atualmente desenvolvi também a síndrome do intestino irritável, então passei a seguir corretamente a dieta correta de restrição de leite e derivados e outras coisas mais que meu gastro proibiu. Descobri também que alguns medicamentos que tomava tinham na sua fórmula a lactose e por isso continuava sentindo os sintomas.
    Suas receitas tem ajudado muito!!!
    Hoje testei a panqueca, com algumas alterações: usei a farinha de trigo, água no lugar do leite (porque o que eu tinha era de sabor baunilha), e diminui 1 colher de margarina. Ficou ótima!!!! Comi pura e também coloquei recheio de frango desfiado.
    Fiz na frigideira e tirei fotos.
    Queria saber se posso congelar. Ou, posso guardar na geladeira por quantos dias?
    Muito obrigada!
    Que JESUS te abençoe!!!
    Bjos

    • Oi Rúbia, a panqueca vc pode congelar depois de pronta embaladas individualmente. Na geladeira dura uns 3 dias, só a consistência que talvez altere. Mas dá sim. Outra vez eu fiz e deixei na mesa mesmo, comemos no café da manhã do outro dia. Bjssss e sucesso pra vc!

    • Olá, moro em Recife e também tenho SII, motivo pelo qual desenvolvi a IntolerÂncia a Lactose e sensibilidade ao glúten e outros alimentos. Se você tem facilidade de vir a Recife, pode encontrar produtos na Mundo Verde (Shoppings), Drogarias Big Ben (muitos produtos, inclusive da Schar), Supermercado Pão de Açúcar, e no Centro da cidade próximo ao Mercado de São José compro bem baratinho os itens para preparar as receitas (farinhas, sementes, oleaginosas, etc). Qualquer dúvida eu posso te ajudar. Abraço.

      • Oi Camila!!! Lindinha não conheço Recife… mas tenho muita vontade! Obrigada pelas dicas dos lugares, ajuda outros leitores da região. Um grande abraço :)

      • OI CAMILA, AONDE EM RECIFE PERTO DO MERCADO SÃO JOSE VOCÊ ENCONTRA OS PRODUTOS SEM GLÚTEN???

        ABRAÇO:)

      • Olá Renata. Tem uma loja por ali chamada MJ Bandeira, que vende todos os produtos naturais: farinhas, sementes, oleaginosas, etc. Ao redor do mercado (Acho que o nome da rua é Tv do Forte), tem lojinhas que vendem também. Na rua da Praia tem outra loja de produtos naturais bem mais elaborada, e ao lado do mercado tem uma loja da Mundo Verde, a mesma que tem nos shoppings. Espero ter ajudado. Abraço.

      • Oi Renata
        Não sei se vc conheçe, mas, em Recife tem uma loja chamada CANTOGRAÃO que fica na Domingos Ferreira 2655, telefone 30342519 que vende uma variedades muito grande de produtos sem glutem

      • Camila Fernandes, por favor me passe o nome das lojas que compra produtos naturais próximo ao mercado S. José em Recife, acabei de chagar na cidade e estou com dificuldade de encontrar produtos sem gluten.
        Obrigada,
        Mônica

      • Olá, desculpa a demora. Próximo ao Mercado tem três lugares, para produtos naturais tem a M.J. Bandeira, e para produtos naturais e prontos, a Mundo Verde (que também tem nos principais shoppings) e uma loja na Rua da Praia (não me lembro o nome).
        Espero ter ajudado. Bjs.

    • Rúbia, tenho síndrome do intestino irritável, também alergia a glúten e lactose, hoje tenho sofrido bem menos, depois que médico me receitou LACTASE, mando manipular porque ainda não tem nas farmácias em minha cidade, agora posso comer tudo com lactose, tomo uma capsula ao dia, e me sinto muito feliz por poder me alimentar melhor, comer uma sobremesa.

    • Oi Franciara, somente com a farinha de arroz pode alterar um pouco a textura, deixar mais quebradiço. Se tiver como adquirir o mix, fica melhor. Se não tiver, tente fazer o mix da farinha em casa, na receita deixei um link. Um bjão..

  11. Eeeeeeh! Finalmente vou fazer waffles pro meu filho de novo! Depois de três anos… Sei que ser adulto celíaco é difícil porque vejo isso nos meus avós e na minha irmã, mas meu filho tadinho tem só quatro anos! E apesar de compreender muito bem que nãopode comer glúten, mas com receitas assim, nada é impossível! Em casa é uma verdadeira cozinha experimental, sempre criando e aprendendo! Adorei a receita! Muito obrigado!

  12. Oi Débora,
    vcs sempre fazem pra consumo imediato ou dá para comer ao longo do dia? Na máquina fica crocante ou levemente “fofinho”?
    Obrigada!

    • Oi Dani! Ele fica mais pra fofinho. Esses dias eu fiz e ficou dois em cima do prato, só fui ver no outro dia e estava bom. Fica meio murchinho, mas deu pra comer pq ainda tava gostoso! Nunca congelei depois de pronto, mas acho q dá como se fosse a massa normal. Depois me conte como ficou!!! Bjsss

      • Obrigada Débora!
        Assim que fizer volto pra contar ;)
        Inicialmente vai ser tipo panqueca, já que não tenho (ainda!) a máquina de waffle (e queria fazê-los mais durinhos, tipo os que vendem nos mercados…vamos testando!)
        Bjo!

      • Ah entendi!! Experimenta esse e vê como fica, vc vai gostar! Pra ficar mais durinho deixe mais tempo no fogo, acho que vai dar certo assim! Bjsss

  13. Boa noite, Débora.

    Moro no Rio de Janeiro e não sei onde comprar a farinha sem glúten (mix pronto da Schar, da Beladri) e também não sei como prepará-la em casa.

    Vc pode me ajudar?

    Fiz um waffle da receita da máquina, substituindo a farinha de trigo pela de arroz, mas não deu certo. Grudou na máquina e quebrou quando fui tirar.

    Acabei fazendo panquecas, mas elas quebram a toa. Vc sabe por que isso acontece?

    Grata, Cristianne

    • Oi Cristianne… tudo bem? Olha, para você fazer o mix de farinha preparada ali em cima nos comentários da receita eu coloquei o link. É só vc clicar em cima da palavra “farinha preparada” que vai te redirecionar. Os outros mix vc encontra em lojas especializadas nesses produtos. Bjss

    • Debora eu também achei, mas já fiz diversas vezes e é isso mesmo, sem erro! Se quiser a massa mais doce coloque mais açúcar. Nessa quantidade ela fica levemente adocicada. Eu achei assim muito boa porque dá para variar o recheio que não prejudica. Bjs!!

  14. Oieeeeee amei esse site, descobri que sou celiaca e intolerante à lactose, e fiquei desesperada,achei que não poderia comer mais nada, mas agora com essas receitas, estou mais tranquila. Obrigada!!

  15. para um bolo com 3 xic de farinha e 2 de açucar, 1 copo de suco de laranja, 1/2 xic oleo, 1 copo de agua diluida a farinha de linhaça( pode deixar um pouco de molho), 2 colheres ( sopa) ferm royal)
    misturar tudo e por fim o fermento.
    pode colocar bananas nanicas em rodelinhss( antes de asssr. em cima da massa na forma), polvilhar com açucar e canela e assar.

    se quiser fazer com cacau, troque o suco por um copo de agua morna e coloque 3 colheres de cacau em pó.

    DELICIAS

  16. boa tarde! ainda nao esperimentei fazer nada sem lactose nem gluten ,pois so ha um mes e que soube desse meu prolhema de saude! Mas ainda esta semana irei fazer as waffles ou o pao! Nao sei se e possivel mas gostaria de ter este site ou um livro ondepodesse ver mais receitas! obrigado!

    • Oi Raquel, isso experimente! O waffle é bem fácil de fazer, poderia começar com essa receita. Para ver todas as receitas você pode acessar o ÍNDICE DE RECEITAS que está no menu superior. Para acompanhar mais o nosso site, você pode curtir nossa página no facebook http://www.facebook.com/semgluten.semlactose ou se inscreva para receber por e-mail as novidades aqui, na barra lateral direita onde diz “assine nossa newsletter”. Qualquer dúvida é só nos escrever!!!

  17. Meu neto tem alergia a ovo e leite. Eu faço bolos usando farinha de linhaça dourada para dar liga ( substituir ovos= 1 colher de sobremesa diluo em 1 xicara de agua)

  18. Esse site salvou a minha vida! Muitíssimo obrigada, minha familia adora panquecas americanas e waffles também, mas com as alergias ficava difícil…

    • Oi Marcia, não cheguei a fazer sem ovos. Na sessão Artigos há um texto que fala sobre a substituição de ovos em receitas culinárias, veja se alguma delas te ajuda. Talvez a substituição com purê de banana (banana amassada) fique bom!! Bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *