Compartilhe!
mousse chocolate calda morango

Mousse de Chocolate com Calda de Morango

by

Achei essa receita que estava na embalagem do creme de soja e fui testar. Achei que ficou um pouquinho forte devido à grande quantidade de cacau em pó (da próxima vez vou usar menos), mas deu certo e ficou gostosa. Segue receita na íntegra.

DICA: Experimente servir em taças individuais. Fica um charme! Se quiser variar a calda, experimente com frutas vermelhas, amora, framboesa e mirtilos.

Foto: Sem Glúten e Sem Lactose.
Veja mais em Índice de Receitas.

Mousse de Chocolate com Calda de Morango
Imprimir Receita
Imprimir Receita
Mousse de Chocolate com Calda de Morango
Imprimir Receita
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Misture em uma panela o açúcar com as claras e a casca do limão. Leve ao fogo baixo sem parar de mexer, até amornar.
  2. Retire do fogo, elimine a casca do limão e bata na batedeira até obter um merengue firme.
  3. Acrescente aos poucos o chocolate em pó alternando com o creme de soja ou de arroz.
  4. Separadamente faça a calda levando ao fogo os morangos picados com as 4 colh (sopa) açúcar, mexa e deixe cozinhar por aproximadamente 3 min.
  5. Distribua no refratário e leve para gelar. Na hora de servir coloque em cima da mousse e decore com folhinhas de hortelã.
21 Responses to "Mousse de Chocolate com Calda de Morango"
  1. Meu merengue não virou merengue! Ficou na mesma textura que tirei do fogo… por que será, hein?! Mas não desisti e misturei amido de milho pra dar uma engrossada no creme. Ficou bom, mas não com cara de mousse, e sim de creme achocolatado mesmo

  2. A massa fica bem pesada, difícil de misturar, é assim mesmo? Depois de pronto o merengue, bate junto, na batedeira o cacau e o creme de soja?

  3. olá, tentei fazer a sobremesa com o adoçante de forno e fogão, mas o merengue não deu certo =/ não sei se errei em algum outro passo, ou talvez só dá certo com açuçar mesmo!

    • Oi Vanessa… é, eu nunca tentei com adoçante. Talvez o açúcar é que faça a diferença por causa da textura né? Mas não desanima… na cozinha de ingredientes substitutos é assim mesmo, na base da tentativa e erro! :) Um gde beijo e ótima semana! ;)

  4. Oi Débora!
    Sua receita parece deliciosa, por isso vou fazer à uma amiga que tem intolerância a lactose. No estanto, gostaria de saber se esse creme de soja pode ser levado ao fogo, uma vez que pretendia bater as claras em neve, misturar os demais ingredientes no fogo e depois adicionar ao creme as claras em neve. Acha que daria certo?

    Obrigada!!!
    bjos

    • @Fernanda, acho que pode ser levado ao fogo sim, como não tem leite, não corre o risco de coalhar. Agora, sobre inverter a ordem da receita, não sei como que ficaria… hehehehe não posso garantir, mas experimenta, vai que dá certo!!! :) Depois vc me conta sua experiência!! :D Um bjãoooo

    • @Gabrielle, olá! Provavelmente dá certo sim… eu não testei, mas creio que dá tranquilamente. Existem adoçantes culinários que equivalem à mesma qtdade do açúcar, por ex, se na receita pede 3 colh (sopa) de açúcar, vc substitui por 3 colh (sopa) de adoçante culinário, não precisando recalcular. Um gde abraço!

    • @Joana Brinox, que bom que vai fazer!!! Eu só recomendo mesmo diminuir a qtdade do cacau em pó… hj provei um restinho que ficou, e tava forte mesmo.. hehehehe mas é só diminuir a qtdade q fica bom!! Bjosss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *