Compartilhe!

Pão com Farinha de Arroz e Fubá (Máquina de Fazer Pão)

por

Quem quer um pão quentinho, uma torrada gostosa pra comer sem culpa? A leitora Mara Rubia Henrich nos enviou uma receita de Pão para fazer na máquina, que ela tirou do site da Acelbra e também nos contou as adaptações que fez pra ficar bem gostoso. Espero que vocês gostem!

Vejam os comentários dela:

“Eu uso no ciclo rápido da Britânia, que leva 1h40. Na receita original que retirei do site da Acelbra, mandava colocar dois copos de farinha de arroz e dois de fubá, o pão ficou muito seco, esfarelando. Resolvi então mudar e mudar as quantidades, ficou muito bom. Após esfriar, fatio e guardo na geladeira. Adoro no outro dia fazer uma torrada na torradeira elétrica, fazia tempo que não conseguia comer uma torrada, porque os pães sempre eram muito secos. A goma xantana foi o segredo fabuloso que descobri e que tem dado muito certo. Infelizmente não tirei foto do pão.

DICAS: Para auxiliar a mistura na hora que a máquina está mexendo a massa, utilize uma espátula de silicone. Se estiver muito seca ou dura a massa, vá colocando aos pouquinhos mais água até que baste. Não deve ficar muito dura nem muito mole.

*As medidas são com base no medidor padrão que vem junto com a máquina de pão.

Receita: Mara Rubia Henrich – adaptado do site da Acelbra.

Pão com Farinha de Arroz e Fubá (Máquina de Fazer Pão)
Imprimir
Imprimir
Pão com Farinha de Arroz e Fubá (Máquina de Fazer Pão)
Imprimir
Tempo Preparação
100min.
Tempo Preparação
100min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Retire a forma da máquina de pão, coloque primeiro os ingredientes líquidos e depois os secos (na ordem da receita).
  2. Recoloque a forma na máquina, feche a tampa, escolha o Ciclo Rápido e escolha a cor desejada.
33 respostas para "Pão com Farinha de Arroz e Fubá (Máquina de Fazer Pão)"
  1. Descobrimos recentemente que meu marido tem DC. Aí agora estamos nos aventurando com receitas sem lactose.
    Compramos uma máquina de pão e já fizemos essa receita diversas vezes :) seguindo a receita e também fazendo substituição ao fubá, para não enjoarmos. Já usei no quinoa em flocos, e ficou uma delícia.
    Mas ontem foi surpreendente…. nos aventuramos e fizemos com farinha de arroz negro no lugar do fubá.
    Gente do céu, ficou uma delícia!!!!!! A textura inclusive ficou um pouco melhor.. mais fofinho, o sabor ficou uma delícia e a cor ficou show. Deu um ar bem gourmet. rs rs
    A farinha de arroz negro eu fiz usando uma xícara de arroz negro cru + 6 colheres de sopa de água e bati no processador por uns 10min, usando uma espátula no meio para auxiliar… após os 10min os grãos do arroz ficaram quase inteiros ainda, junto com uma farinha bem escura. Ficou no final uma farinha bem grosseira, mas usei mesmo assim e ficou um espetáculo.
    Obs: mesmo usando água para ajudar a processar o arroz, não diminuí a quantidade de água da receita. Ficou super fofinho.

  2. O pão na panificadora fica em formato de bola como indica o manual? O meu ficou espalhadinho na forma. Ainda estou aguardando o preparo. Assim que ficar pronto volto para atualizar o comentário! :D

  3. Olá Débora! Comprei a máquina de fazer pão, mas estou literalmente desesperada, pois nenhuma receita deu certo. Meu filho não pode consumir leite, glúten e agora soja tbém. Estou confusa e triste porque quero aprender coisas novas, mas não tem dado certo. Vc já fez alguma receita nessa máquina sem esse três itens

  4. Será que fará falta a farinha de soja ? Meu filho é autista e faz dieta especifica para o tratamento dele e não pode consumir soja, será que eu posso fazer sem ou substituir por outro tipo de farinha ? A dieta dela é SGSC.

  5. Boa noite Debora,
    Estou amando fazer as receitas, todas que fiz, ótimas.
    Quero fazer este pão de fubá, estou com dificuldaes em encontrar a goma xantana, posso substituir por melhorador de farinhas para pão da Adipan, também sem glúten ?
    E o leite vegetal por leite de gado zero gordura e lactose ?

    Abs,
    Angela

  6. Bom dia, Débora!
    Estou iniciando meu aprendizado em cozinha agora e já com a tarefa de conseguir fazer delícias sem glúten, leite e ovo. Não está nada fácil.
    Tentei fazer este pão, substituindo o ovo por linhaça + água, mas não está dando muito certo. Ele ficou muito tempo assando (aprox. 2h) e ainda saiu cru.
    Você tem alguma dica?
    Obrigada,
    Cris

    • Oi Cris… puxa… eu não sou muito boa em pães… e sem ovo ainda… vc me pegou nessa! Vc já tentou usar o mix da Schar para pães? Os produtos da Schar normalmente dão certo em qquer receita. Talvez o pão tenha que assar no forno convencional e colocar em formas menores, pra fazer tipo pãezinhos sabe? Mas são só sugestões, nunca fiz um pão sem ovo…
      Vou ver se descubro algo. Bjss

  7. ola Débora,sou mãe de um menino com 17 anos e descobrimos ha pouco tempo que ele tem intolerância a glúten e lactose, gostei muito de suas receitas + posso trocar o leite em pó por liquido? e qual a quantidade? obrigada ficarei aguardando sua resposta em meu e-mail.

    • Oi Magda… tudo bem? No lugar de 1 e 1/2 copo água + 3 colheres de sopa leite vegetal em pó misturado à agua, coloque 1 copo de leite de sua escolha + 1/2 copo de água. Nunca fiz assim, mas acho que pode dar certo. Depois que fizer venha me contar como ficou :)
      Tem outros pães, o Pãozinho Rápido e o Pão de Leite Vegetal. Experimenta tb que dão super certo. Bjssss

  8. Além de celíaca, sou também alérgica à soja. Por favor, como eu poderia substituir a farinha de soja? No lugar do leite vegetal eu poderia utilizar água?
    Muito obrigada e parabéns pelo site que tem me ajudado muito!

    • Oi Maria, nos bolos e outras receitas dá pra substituir por farinha de arroz ou fécula de batata… no pão não sei se vai dar o ponto desejado. Teria que experimentar! Bjsss e sucesso :)

    • Ixi Thays, vc me pegou. Podemos ir pelo óbvio, deixar descansar uns 20 min. e depois assar em 180ºC. Pelo menos a maioria de pães pode ser feita assim. Não garanto que dará certo ok? Não tenho muita habilidade (e paciência) para fazer pães… heheheeh Bjsss

  9. Esqueci de dizer para auxiliar a misturas na hora que a máquina está mexendo a massa, com uma espátula de silicone.Se estiver muito seca ou dura a massa, vá colocando aos pouquinhos mais água até que baste.Não deve ficar muito dura nem muito mole.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *