Compartilhe!
pão mandioca sem gluten lactose

Pão de Mandioca

por

Mais uma receita que uma querida amiga me passou… espero que gostem! Eu não fiz essa receita, então quem se animar de fazer deixa depois um comentário pra gente saber como que foi!!
Pão de Mandioca
Imprimir
Imprimir
Pão de Mandioca
Imprimir
Porções
1pão
Porções
1pão
Ingredientes
Porções: pão
Ingredientes
Porções: pão
Instruções de preparação
  1. Desmanchar o fermento no açúcar, acrescentar o sal, os ovos e a margarina.
  2. Misturar bem e deixar descansar por 30 minutos.
  3. Acrescentar a mandioca e a farinha de arroz. Misturar bem.
  4. Colocar em forma para pão, untada e polvilhada. Esperar crescer e assar em forno quente.
33 respostas para "Pão de Mandioca"
  1. Boa tarde, alterei a receita e ficou bem gostoso. Veja abaixo.

    Ingredientes
    • 250 GRAMAS de mandioca cozida e amassada
    • 2 ovos inteiros
    • 1 sachet de fermento para pão
    • 2 colheres de sopa de oleo
    • 1 colher de sobremesa sal
    • 1 colher de sobremesa açúcar
    • 2 xícaras de chá farinha de arroz
    • 2 colheres de fécula de batata
    • Água para dar ponto
    • 1 colher de cha de goma xantana
    • 1 colher de farinha de linhaça
    Porções: pão
    Instruções de preparação
    1. Desmanchar o fermento no açúcar, acrescentar o sal, os ovos e o óleo
    2. Misturar bem e deixar descansar por 30 minutos.
    3. Acrescentar o restante dos ingredientes. Misturar bem. E adicionar água suficiente para dar ponto. Fica bem grudento.
    4. Colocar em forma para pão, untada e polvilhada. Esperar crescer , pincelar gema por cima, gergelim e assar em forno quente.

  2. Oi… adoro sua página, mas posso dar uma dica?
    Se todo mundo comenta que a receita não dá certo,já tira ela do site.. quase ia fazer esse pão, ainda bem que lembrei de ver os comentários… ninguém se deu bem com a receita.

  3. O grande problema de pães sem glúten que usam farinha de arroz é que ela é muito “arenosa” – para reduzir esse problema ou deixe a farinha de arroz de molho por 8 horas espremendo bem em um pano e reduzindo o líquido da receita ou então, bata muito bem a farinha de arroz em liquidificador junto com o líquido (ovos,água, leite, óleo, manteiga, fermento…) antes de misturar os outros ingredientes secos que são mais macios (mandioca, polvilho, farinha de mandioca). Também deve-se deixar o pão crescer antes de assar – a massa deve ficar muito parecida com massa de pão de farinha de trigo!

  4. Eu fiz a receita e deu certo, porém olhando outra receita que faço com a mesma quantidade de farinha ficou assim:
    diminui a quantidade de mandioca, 1 prato raso[ não tinha balança], o fermento usei 1 pacotinho de fermento biológico instantâneo para pães- dissolvido em 1 1/2 xc de água e 1 colher de açúcar até a mistura formar uma espécie de espuma por cima da água, e no lugar da margarina[creme vegetal- becel pote azul] usei o óleo mesmo. Rendeu 2 formas média de pão

  5. Olá, vi esta receita de pão de mandioca e sei porque não deu certo…falta o líquido, pão só com sólidos não dá certo mesmo.
    Vou testar e depois comento o resultado.

      • Segui a receita a risca, porém o pão ficou sovado, duro. A massa no preparo ficou muito bonita. Não cresceu, resultado ficou horrível.

    • O pão não da certo pelo seguinte motivo.
      A qantidade de fermento é pouco para muito mandioca e além disso falta agua.
      Eu fiz o pão mas redusi os ingredietes,até que ele creceu e dobrou o volume,mas mesmo com a diminuição dos ingredietes teria que colocar dois tabletes de fermento e dividir a massa em duas partes.Outro ponto para o pão ficar igual o da foto tem que colocar farinha de trigo.
      Obrigado.

      • Nossa, meu pão ficou divino e maravilhoso…adorei, vou fazer direto agora, só que como disse Ddam Bbernardo, acrescentei 1 1/2 de agua, só que coloquei 2 tabletes de fermento pq hj está muito frio, deixei crescer 30min a mistura da agua, o fermento, o ovo, a banha (no lugar da manteiga), o açucar e o sal, depois acrescentei a mandioca e a farinha de arroz que eu mesma fiz…ficou esfarelando, uma delícia! bjo a todos.

    • Oi Ana, tudo bem? Realmente as leitoras tem tido dificuldades com essa receita, das que comentaram apenas uma disse que conseguiu fazer e deu certo. Não entendi a charada desse pãozinho ainda (eu tb não sou muito boa com pães hehehe)… mas qdo eu testar de novo vou tentar fazer as claras em neve e utilizar um pouco menos de mandioca, não sei… que peninha que não deu certo.

    • Oi Ana, no lugar do fermento use meio pacotinho de fermento para pão seco.Massa mole igual a massa de bolo,usando água morna.Deixar crescer passando mais de meia forma,só faz em forma alta senão derrama tudo!

  6. Fiz hoje, queria presentear uma amiga que não pode se alimentar com glúten. Vamos comer e vou fazer outra receita pois esta não deu certo.
    Em outro artigo, li que tem que se colocar água morna, para a massa ficar de fácil manuseio e não tão grosseira como essa além de não crescer.
    Assim que eu fizer, repasso a Vocês.
    Grande abraço e felizes dias de Primavera.

  7. Oi Débora tudo bem, estou ingressando neste mundo sem gluten agora, meu filho tem alergia ao leite, a soja, e ovos tb, vi nas publicações acima uma amiga que ficou de te passar uma “Receita de Base”, que ela utiliza para bolos em geral, ela enviou? como posso localizar? Outra pergunta, como faço p/substiuir os ovos nas receitas,me ajuda?

    • Oi Vanessa, tudo bem? Lá em cima no ÍNDICE DE RECEITAS tem essa receitinha.. está na letra R – receita base de bolo. Veja lá, e veja os comentários das leitoras, tem muitas dicas para variações. Bjsss

  8. Fizemos ontem nossa primeira experiência ontem. O pão ficou abatumado mas mesmo assim minha noiva Cintia aprovou e nos deliciamos hoje pela manhã. está aprovada a receita!!!

  9. Por favor estou começando a experimentar produtos sem glutem e sem lactose, alguem poderiam me explicar como faz esse creme de arroz ou a farinha preparada.

    • @denise, o creme de arroz vc compra pronto, em caixinha… e a farinha preparada é só clicar no link ali na receita, em cima do nome “farinha preparada” que vai abrir na página. qquer dúvida nos escreva!! bjos e bom fim de ano! :)

  10. Fiz com o creme de arroz, mas vou testar com a farinha.
    E esse pão dá trabalho, cozinhar aipim, amassar aipim… Que pena que não deu certo!!!
    Mas vou tentar novamente.

    Abraço

  11. Fiz o pão de mandioca exatamente como a receita, mas não deu certo o pão ficou abatumado.
    No que posso ter errado.
    Adoro pão de aipim e queria muito fazer sem glutén.

    Abraço

    • @Thanara, amiga não sei o que poderia ter acontecido… recebi de uma amiga minha nutricionista essa receita, eu pessoalmente não testei. Vc fez com o creme de arroz ou com farinha preparada? Talvez se usar a farinha de arroz fique mais leve. Pode ser né? Eu tô pra testar faz tempo, mas é sempre tão corrido menina… uma hora tomo coragem! hehehehe Um abração!!

  12. Olá

    Tenho um netinho que é alérgico a proteína animal, ovos, trigo e outras coisinhas mais, e fiz um bolo de aniversário p/ ele, que ficou muuuuuuuuuuuuito bom e já passei essa receita p/ várias pessoas. Nessa receita não vai leite, nem ovos e nem trigo, costumo chamar essa receita de “Receita Base”, porque faço com ela, bolo de frutas, de laranja, de cenoura com cobertura de cacau,torta de banana, só não consegui ainda uma receita de pão sem trigo, todos os que fiz até hoje, ficarma duro e ressecados.
    Por favor se alguém puder me enviar uma receita de pão, vou ficar muito grata.
    E gostaria de compartilhar com vcs essa rceita de bolo, como faço p/ enviar a receita, por aqui não dá p/ anexar, dá?

    Beijinhos

    Marilian

    Ps.: Meu e-mail: [email protected]

  13. oi dani! q coisa boa! vc não teria uma foto desse pãozinho q vc fez? me mande que eu publico aqui!! é tão legal receber receitas q as leitoras reproduzem!!! pensa aí, na próxima vez q fizer, clica! ehehehe
    gde bjo, bom fim de semana e brigada pela visita!!!

  14. Olá, fiz a receita e já vou fazer novamente esta semana. Fez muito sucesso até com quem não tem restrições ao glúten! Fica muito boa!!

    Muito obrigada pelo empenho de vocês em dividi-las!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


OUTRAS RECEITAS SEM GLÚTEN SEM LACTOSE