Compartilhe →

Bom dia gente! Sexta-feira, que delícia!
E pra ficar ainda melhor, recebi uma receita enviada pela Nathalia Tebaldi Ferrão. Esse Pãozinho Rápido delícia fica ótimo pro café da manhã ou da tarde (e também sempre que bater a fominha!). Olha só o que ela conta:

“Olá Pessoal! Vi esta receita no site Vida Sem Glúten e Alergias. É tão, mas tãããão fácil de fazer, que até eu, a pessoa mais desastrada e sem paciência do mundo culinário, consegui! Sem falar que fica muito gostoso! Bem macio por dentro e crocante por fora.. foi um sucesso total. Como essa receita não vai sal, ele fica meio docinho, mas pra quem quiser pode acrescer sal sem problemas. Espero que gostem! Beijão! Obs: No site tem o vídeo da receita pra ver a consistência da massa.”

Receita original publicada em Revista Vida sem Glúten e sem Alergias, 2010 – www.vidasemglutenealergias.com

Foto: Nathalia Tebaldi Ferrão.

Pãozinho Rápido
Imprimir Receita
Imprimir Receita
Pãozinho Rápido
Imprimir Receita
Tempo Preparação Tempo Cozedura Tempo passivo
10min. 25min. 15min.
Tempo Preparação
10min.
Tempo Cozedura Tempo passivo
25min. 15min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
    Pãozinho Rápido
    1. Misturar todos os ingredientes em uma tigela, mexendo com uma colher.
    2. Quando estiver bem misturado, fazer os pãezinhos untando a palma da mão com margarina.
    3. Colocar em assadeira levemente untada e pincelar com gema de ovo.
    4. Aquecer o forno em temperatura máxima por 10 ou 15 minutos.
    5. Enquanto o forno está sendo aquecido, deixe os pãezinhos descansando. Passado esse tempo leve-os ao forno.
    6. Deixe por 5 min em forno máximo. Depois abaixe para 200 graus e deixe mais 10 min nessa temperatura.
    7. Depois abaixe novamente o forno para 180 graus e deixe assar os pães por mais 10 min.
    8. Desligue. Retire do forno. Sirva quentinho ou deixe esfriar.
    Farinha Sem Glúten
    1. Primeiramente misture bem com uma colher.
    2. Coloque no recipiente onde guardará a mistura (pote com tampa). Feche-o muito bem e agite-o bastante. Deixe uns minutinhos sem abrir para assentar e estará pronto para uso.
    3. Guardar num recipiente de plástico ou de vidro bem fechado.

    126 Respostas para Pãozinho Rápido

    1. Alice disse:

      Qual fermento devo usar o royal ou aqueles para pães??

    2. Lúcia disse:

      Olá preciso saber qual é o fermento? Tipo royal ou de pão?

      • Samuel Costa disse:

        Oi Lúcia. Normalmente o fermento químico (Royal) é usado quando não precisa deixar a massa crescer antes de assar (processo químico). O biológico é para massas sovadas, onde a fermentação faz o pão crescer lentamente. Bjos.

    3. Jacqueline disse:

      Boa tarde,
      A respeito da margarina, o que dizer da BECEL azul? Uso continuamente ela!!

    4. Lucia disse:

      Oi, fiz os pães e ficaram muito bons mas vi no site Vida sem glúten …, a quantidade de goma xantana é duas colheres de chá e aqui de sopa. O que muda? Obrigada

    5. Adriana Alves disse:

      Amei sua receita….
      Posso substitui a farinha de arroz por farinha de soja integral ou fuba de arroz, é que na minha cidade é difícil encontra farinha de arroz.

    6. Cintia disse:

      Muito bom. Os pãezinhos ficaram deliciosos. Obrigada pela receita.

    7. Thalita Trevisan disse:

      Dá certo se eu usar creme vegetal no lugar da margarina?

      • denise disse:

        Não! Creme vegetal ou margarina são dois venenos, cuja composição química tem apenas uma molécula a menos que o plástico, literalmente plastificando suas artérias. Use manteiga ou oleo de coco. São gorduras saturadas e que fazem um tremendo bem ao seu coraçao. Pode usar azeite no lugar, mas nao use o extra virgem, que não suporta tanto alteração de temperatura.Jogue fora margarina e creme vegetal da sua vida.

    8. Lyly disse:

      A textura desse pão lembra um pouco de goma? Sou nova nessa vida de pães sem glúten e não sei qual é a textura típica deles… Macio, um pouco úmido, bem furadinho e meio engomadinho? Lembra só um pouquinho da textura de pão de queijo (quando comparado com um pão de trigo normal, que tem miolo bem sequinho e unido)! Obrigada!

    9. Cristina disse:

      Substitua o ovo e a xantena por 4g de agár-agár e use uma essência de baunilha.

    10. Bruno disse:

      Oi Débora, tudo bem? Fiz a receita e o pão ficou duro. A única substituição que fiz foi do açúcar por stévia. Pode ter sido isso que fez dar errado? Obrigado

    11. FLAVIANA MARÇAL disse:

      Moro no interior e aqui não tem a goma xantana a não ser na internet e o frete é quase o dobro do valor do produto. Alguém ai sabe me informar onde posso comprar isso em Belo Horizonte?

    12. FATIMA PROFETA disse:

      “Adorei”, digo

    13. FATIMA PROFETA disse:

      Digo, Adorei o site, desculpem pelo erro de digitação..

    14. FATIMA PROFETA disse:

      Adortei o site, vou tentar me especializar em fazer pães sem glutem, sem lactose e, se possível, sem açúcar (será que existe sem este último?!). Bom, deixo aqui minha contribuição para as amigas, de como substituir a goma xantana em rceitas de pães:

      A goma xantana é um espessante criado através da combinação do açúcar do milho com uma bactéria chamada Xanthomonas campestris. Embora esse fato possa embrulhar o estômago, a goma xantana é perfeitamente segura para o consumo para a maioria das pessoas e é usada em uma variedade de produtos comestíveis. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas à goma xantana devido à alergia ao milho e, nesse caso, a única solução é substitui-la por outros ingredientes. A goma xantana é frequentemente usada como estabilizante em receitas sem glúten porque dá liga aos ingredientes como o glúten faria, e o substituto da goma xantana serve para o mesmo propósito. As farinhas de linhaça e de coco podem ser usadas no lugar da goma xantana em uma receita de pão.

      Instruções:
      Substituindo a goma xantana em uma receita de pão
      1 Meça a quantia de farinha de linhaça ou farinha de coco. Ambas podem substituir a goma xantana na proporção de 1:1, então use a quantia escrita na receita. Não use semente de linhaça que não esteja triturada ou óleo de linhaça, pois não darão espessamento e liga à massa.

      2 Misture a farinha de linhaça ou de coco aos ingredientes secos descritos na receita de pão.

      3 Misture os ingredientes molhados em uma tigela separada.

      4 Misture os ingredientes secos e molhados e amasse bem. A farinha de linhaça pode ser um pouco mais seca do que a goma xantana, então, se a massa estiver muito seca, adicione uma colher de chá de água por vez até que a massa dê liga. A menos que sua receita peça que a mistura seja molhada, a massa não deve estar úmida pela adição de água. A maioria das receitas necessitarão que a massa de pão cresça, mas ocasionalmente uma receita com menos fermento, como o pão de abóbora ou de banana, não precisará crescer. Se a receita não pedir, não deixe que a massa descanse; ponha no forno assim que estiver pronta.

      5 . Asse o pão de acordo com sua receita.

    15. Lucilena disse:

      Olá, Débora!!! Adorei seu site, Parabéns!!! Fiquei com uma dúvida, adorei a receita, mas acho que fiz algo errado, acho não tenho certeza, a única diferença foi que troquei o leite vegetal por leite desnatado e a margarina que usei tinha sal, porém ficou embatumado e muito pesado, não sei se não assou direito ou se só embatumou… Fiz um pão só… o tempo de assar e o modo usei o mesmo que o seu… Abraços!!

    16. denise disse:

      ola, forno no maximo é no maximo que ele chega? 350 graus? obrigada

    17. susana disse:

      Gente, sempre faço esta receita para o meu filho que é celiaco, faço na Air fryer quem quiser fazer pré aquece 5 minutos à 200 graus e asse 15 minutos a 200 graus fica maravilhoso!!!!!

    18. Thais Garcia disse:

      Oi Débora! Seu site é maravilhoso, vc é super atenciosa, acho demais!!! Já tem dois nos que venho acompanhando, desde que descobri a intolerância ao glúten! Acabei de fazer esse pãozinho lindo e ficou ótimo:) Valeu pela receita! Um abraço

    19. Adriana Minhoto disse:

      Oi Débora!
      Conheci seu blog agora e estou amando!
      Em relação a essa receita, será que dar certo fazer em forno elétrico? Pois meu forno não é com fogo a gás e o elétrico, quando abaixo a temperatura ele não diminui tão rápido… rs..
      :)
      bjos

    20. viviane disse:

      O que posso colocar no lugar da margarina, não gosto de usar margarina na receita…. Será que mais colheres de azeite ajudaria???

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *