Compartilhe!
pudim sem leite sem lactose sem gluten

Pudim sem Leite

por

Oi gente! Vi tempos atrás na fanpage que eu sigo “Meu Pratinho Saudável” e achei bem interessante. Depois descobri que na verdade a receita é avó da Maria Tereza, uma leitora da Monalisa que é autora do blog “O Diário de Receitas Sem Lactose“. A Monalisa fez e amou. Eu já testei várias vezes, achei a ideia ótima e sei que tem muita gente correndo atrás de uma Receita de Pudim sem leite (lactose e caseína) e sem glúten. Então aí está!

DICA: Para não ficar mole, asse o tempo suficiente e depois de pronto deixe pelo menos 4h na geladeira (o ideal seria de um dia pro outro), ou se quiser acrescente 2 colh. de amido de milho na receita. Ficará bem firminho!!

*Se quiser colocar menos açúcar na receita do pudim para não ficar tão doce, pode colocar. E capriche na calda! ;)

Receita: O Diário de Receitas Sem Lactose
Foto: Meu Pratinho Saudável

Veja mais em Índice de Receitas.
Conheça aqui nossa LOJA VIRTUAL!

Pudim sem Leite
Imprimir
Imprimir
Pudim sem Leite
Imprimir
Porções Tempo Preparação Tempo Cozedura Tempo passivo
1pudim pequeno 30min. 60min. 240min.
Porções Tempo Preparação
1pudim pequeno 30min.
Tempo Cozedura Tempo passivo
60min. 240min.
Ingredientes
Porções: pudim pequeno
Ingredientes
Porções: pudim pequeno
Instruções de preparação
  1. Coloque o açúcar mascavo em uma forma para pudim com furo no centro, leve ao fogo bem baixo e deixe o açúcar derreter.
  2. Assim que estiver dourado, coloque a água quente com cuidado e mexa. Deixe descansando enquanto coloca o pudim para bater.
  3. Peneire todos os ovos.
  4. Coloque os ovos e o restante dos ingredientes no liquidificador e bata bem.
  5. Despeje na forma e leve para assar (forno médio 180 graus preaquecido) em banho-maria por 1 hora.
  6. Leve a geladeira por pelo menos 4 horas para esfriar. Sirva a seguir.
174 respostas para "Pudim sem Leite"
  1. Bom dia, Débora. Eu não entendi. Esse açúcar mascavo que você manda colocar água quente é para mistura lo no liquidificador com os outros ingredientes?

  2. Acabei de fazer, no lugar do açucar normal usei Xylitol e no lugar do mascavo demerara. Ficou sensacional, marido e as crianças amaram!!! Da próxima farei menis calda tb! E vou tentar sem a maizena. Bjs

  3. Acabei de fazer este maravilhoso pudim para minha irmã que esta amamentando minha princesa sobrinha que esta com dois meses e os médicos estão suspeitando que ela esta com alergia da proteína do leite, ficou maravilhoso ela amou.

  4. Ola! Gostaria de saber esse leite de coco e o msm q compramos no supermercado de garrafinha ou e o leite de coco q e feito em casa natural??

  5. Olá peneirar os ovos quer dizer separa a gema da clara ou simplesmente é para mistura-las, mas a hora de misturar os ingredientes uso qual a clara ou a gema, e posso usar açucar refinada n lugar da mascavo???

  6. Boa tarde!
    Esse banho maria é no fogão ou no forno? Porque fiz esta receita no sábado e está na minha geladeira ate hoje (quarta-feira).
    Fiz tudo conforme a receita a cima, mas não sei pq deu errado. Ahh fiz no fogão e não no forno!

    • Meu filho tem APLV além alergia a ovo, milho e coco, por isso faço pudim assim:
      Ingredientes:

      Caramelo:
      – 2 xícaras (chá) de açúcar demerara;
      – 1 xícara (chá) de água.
      Pudim:
      – 1 litro de leite de amêndoas;
      – 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara;
      – 1/4 xícara (chá) de polvilho azedo;
      – 1 colher (sopa) de essência de baunilha.

      Mãos à obra – Caramelo:
      1. Coloque o açúcar e a água em uma panela pequena e leve ao fogo baixo. Mexa até o açúcar dissolver.
      2. Após o açúcar dissolver por completo, deixe fervendo por 15 minutos, sem mexer, até o caramelo ficar marrom.
      3. Desligue o fogo e espalhe o caramelo em uma forma de pudim pequena, de 15 cm de diâmetro.
      4. Reserve.

      Mãos à obra – Pudim:
      1. Reserve 1 xícara (chá) de leite de amêndoas e o polvilho.
      2. Coloque o restante do leite de amêndoas em uma panela funda e leve ao fogo médio.
      3. Espere o leite levantar fervura e acrescente o açúcar.
      4. Mexa até dissolver o açúcar.
      5. Acrescente a essência de baunilha.
      6. Deixe a mistura ferver até reduzir pela metade, por aproximadamente 20 minutos, mexendo algumas vezes para não queimar.
      7. Desligue o fogo.
      8. Dissolva o polvilho com o leite de amêndoas reservado anteriormente, coe e acrescente à mistura na panela.
      9. Ligue novamente o fogo e mexa vigorosamente com um fouet até ferver e formar um creme.
      10. Continue mexendo por mais 5 minutos.
      11. Desligue o fogo.
      12. Transfira o creme para a forma caramelizada e cubra com plástico filme, que deverá tocar toda a sua superfície.
      13. Leve à geladeira por 12 horas.

    • Para saber o valor de venda vc precisa pegar o valor gasto em material, multiplicar por 120,onde 100 é o seu lucro e 20 os pequenos gestos, com gás, luz, etc.
      Espero ter ajudado.

  7. LEITE de coco é sem lactose? não sabia vou fazer a receita pra minha “vó” (na verdade é vó do meu marido e eu chamo assim hehe) sempre fazem festa aki em casa e ela nao pode comer lactose e nada forte (muito doce, salgado, muito gluten etc.)
    Adorei a receita bem facil de faze-la. Obrigada

    • Oi Maira, lactose só tem em leites de origem animal, os leites de origem vegetal (leite de coco, leite de aveia, leite de amêndoas, leite de arroz, por exemplo) são livres da mesma.

  8. Olá Débora,gostaria de saber se posso utilizar o leite de coco vegetal feito por mim ou se preciso comprá-lo no mercado.
    Aguardo retorno.
    Abraço,
    Marisa.

  9. Olá! Além de ser celíaca, tenho intolerância a lactose e a carboidratos complexos, alergia a cacau, amendoim, crustáceos e alguns corantes. Sou apaixonada por pudim, e após um ano sem comer, testei a receita e aprovei. Muito obrigada e parabéns pelo blog. Gostaria que se possível, postassem novas receitas de salgadinhos fáceis pra festa. Obrigada, novamente.

  10. Olá, Débora.
    Achei o seu blog recentemente. Descobrimos que meu marido é alérgico a proteína do leite de vaca.
    Fiz o pudim agora no Natal e amamos. Só substitui o açúcar normal por açúcar demerara. Ficou Maravilhoso.
    Muito obrigada .

  11. Ja fiz 3 vezes este pudim fica uma delicia mesmo! O meu único problema é a calda, não consigo fazer de modo que ela não misture com o liquido do pudim, ja tentei por 3 vezes mas a calda acaba se infiltrando e o pudim fica sem calda, ja fiz com açúcar demerara com açucar mascavo que deixa o pudim bem escurinho e com açúcar comum. Se puder me dar alguma dica eu agradeço! Beijinhos

  12. Tenho uma dúvida… Coloco para gelar antes de tirar da forna ou tiro da forma antes?
    Vou reber um casa de amigos que não podem consumir lactose ou derivados, espero que eles gostem.

  13. Por favor!!!! não posso consumir nenhum tipo de açúcar, leite animal,nem glúten!!!!Fermento nem pensar!!!! devido a um fungo severo, preciso ficar longe destas substancias por um tempinho. SOCORRO, ME AJUDE!!! já tenho capsulas de alho, leite de coco, leite de soja, mas não sei o que fazer pra comer e tomar!!! nem café posso ingerir!!!É um grande sacrifício, mas pra me ver livre deste fungo vou ter que me adaptar. Desde já, obrigada.

    • Oi Leila, você precisa de um acompanhamento nutricional. Você faz? Encontre uma nutricionista que possa te passar um cardápio de sua dieta, assim acho que será mais seguro do que eu te passar alguma coisa, além do mais não sou nutricionista… Espero que consiga! Bjs e sucesso!

      • FIZ E ADOREI, MAS USEI O AÇUCAR ORGANICO ( DEMERARA)PARA FAZER A CALDA ( O AÇUCAR É BEM MAIS CLARINHO QUE O AÇUCAR MASCAVO) E TAMBÉM COLOQUEI 50 GRAMAS DE COCO RALADO. AMEI. MUITO OBRIGADA .

  14. Meu filho de 3 anos é alérgico a proteína do leite de vaca e fica difícil fazer uma sobremesa gostosa sem alguns ingredientes, mas esse pudim é simplesmente maravilhoso chega ser melhor que o pudim de leite. Obrigada pela dica. Ele adorou assim como toda família.

  15. Esse pudim é simplesmente sensacional!Fiz pra minha família e pros meus amigos que não tem restrição alimentar alguma e todos disseram “melhor que pudim normal”. Mas eu fiz a calda com açúcar cristal, gosto mais.

  16. Nossa gente esse pudim é uma delícia!! Fiz a calda com o açúcar cristal com medo de escurecer o pudim, rss Ficou mtooooo bom acabou na mesma hora. Fiz para comemorar o Dia das Mães, e foi um sucesso total!

  17. Olá!
    Fiz essa receita e esse pudim ficou muito gostoso!!!!!!Fiz na boca do fogão , não fiz no forno, e demorou uns 50 minutos para ficar pronto!
    Graças a Deus não tenho intolerância a lactose, mas acho muito mais saudável esse tipo de receita,sem glúten e sem lactose!
    Parabéns pelo seu trabalho, pois você divulga e ajuda muita gente que infelizmente passa por esse processo de intolerância.
    Um grande abraço a você e a todos que compartilham esse site!

  18. Olá Débora, fiz o pudim sem acúcar, usando uma colher de xarope de agave e 1/2 colher de sopa de stevia, a calda fiz com o xarope de agave e água, cozinhando levemente até obter o ponto de calda. O Resto seguiu o mesmo padrao e ficou delicioso.

    • Gostei muito da receita, mais quando eu li que tinha leite de coco. pois sou alergica a derivados de leite,pois comi um molho que levou leite de coco e passei muito mal pois e leite de coco.

      • Oi Rosilda, o leite de coco não é leite. Não faz mal para quem tem intolerância ou alergia. Vc pode ter passado mal caso seja intolerante ao coco, ou caso a receita tenha sido feita com outros ingredientes e vc não sabia. Mas esse pudim pode fazer, pois leite de coco não faz mal para quem tem intolerância a lactose ou alergia ao leite de vaca. BJss

  19. Tenho um amigo que é intolerante à lactose e ao gluten que convidei para jantar e como queria fazer uma sobremesa que se adaptasse a ele encontrei o seu site e adorei! Achei a receita muito interessante, mas vou experimentar cozer o pudim na panela de pressão como faço com os pudins normais. Depois digo se deu certo.

  20. Debora,
    Meu filho é alergico a trigo, leite , ovos.
    Já fiz o bolo basico, ficou muito bom. Fiz com suco de maracuja. Como substituir os ovos, nesta receita do pudim e em outras receitas também?
    Aguardo seu retorno. Abraços, Elisa

  21. Fiz a receita acrescentei baunilha. Ficou uma delícia não durou 1dia aqui em casa… detalhes o pudim ficou escuro por causa do açúcar mascavo não fico como o da foto.

  22. Ola débora tudo bem ? Que legal seu site. Meu filho de 03 anos é intolerante a trigo, leite e soja. Ele morre de vontade de comer um docinhos em formas de personagens que vem em padaria não sei se voce já viu ? Formato de Bob espoja, pikachu e por ai vai…alguma luz de como fazer para ele ? Obrigado Bruno,

  23. Bom dia
    Minha filha tem alergia as proteinas do leite e intolerancia a lactose
    quando dizem que é sem lactose quer dizer que nao tem nenhuma proteina do leite tambem?
    comprei alguns produtos sem lactose mais fico com medo de dar para minha pequena tem so 8 meses

    • Oi Yasmin, nem sempre. Aqui no site todas as receitas são sem lactose e sem proteína, por causa do marido (IL) e por minha causa (APLV). Mas os produtos pode acontecer de ter leite de vaca e ser sem lactose, pois acrescentam uma enzima que ajuda a digerir a lactose, porém a proteína continua lá. Olha sempre os rótulos e verifique a presença do leite. Abs!

    • da só leite do peito, dei pros meus dois meninos, até 2 anos e pouco, nunca colocaram leite de vaca na boca, depois disso começa a ser menos intolerante, mas o leite d vaca ñ vai fazer nenhuma falta, veja o vídeo do Dr. Lair Ribeiro Que Deus te ilumine!

  24. como pode alguém que tem alergia e usar leite de coco no pudim preciso de algo que não contem leitesss minha filha ama pudim preciso de uma solução??? podem me ajudar???

    • Oi flor, leite de coco não tem lactose. Nenhum leite vegetal tem. Vc pode usar nas receitas o leite de soja, de arroz, de amêndoas, de coco… nessa receita de pudim usamos o leite de coco, não tem lactose pois é vegetal. Abs.

    • Oi Sheyla, respondi uma leitora sobre isso. Deve estar nos comentários acima… mas essa receita acho que sem ovo não dá certo. A sugestão seria usar a gelatina sem sabor no lugar, e não levar ao forno. Mas nunca testei, nem saberia te dizer a quantidade. Bjsss

  25. ola boa tarde gostei muito desse site. a minha filha tem 5anos e é alérgica alguns alimentos tenho muito dificultade com a alimentação dela. leite, ovo,glute e carne.me ajuda.

    • Oi Veronica, que bom que gostou!! Na barra lateral da esquerda tem as categorias “sem leite”, “sem ovos”, “vegetariana”, veja lá as receitas que sua filha pode. Se tiver qualquer dúvida me pergunte. Abs!

    • Oi Veronica, td bem? O ingrediente principal dessa receita são os ovos, pois são eles que dão a textura e firmeza. Se quiser experimentar com gelatina incolor, veja como fica. Eu nunca fiz, mas talvez dê certo, mas daí não leva assar. Vai direto à geladeira. Depois se fizer me conta como ficou. Bjss

    • O motivo pelo qual algumas receitas pedem para peneirar ovos é a retirada da pele da gema e do espermatozóide da clara, especialmente se a receita for muito antiga, pois os ovos eram só orgânicos. Se você usa ovos orgânicos peneire, isso diminui o gosto e cheiro acentuados dos ovos na receita pronta!

  26. Olá descobri que meu filho de dois anos tem intolerância a lactose fiz o pudim ficou uma delicia assei exatamente por uma hora e como estava com medo do pudim ficar mole coloquei uma colher rasa(rasa mesmo) de amido de milho e como de costume deixei na geladeira de um dia por outro assim todo pudim fica mais durinho e saboroso
    Obrigada pela receita realmente ficou uma delicia!

  27. Nossa achei que eu nunca mais ia comer pudim!! Fiz esse e ficou uma deliciaaaaaa nem parece sem leite condensado. Muito obrigada eu ameiiii.
    Alias estou adorando as receitas daqui ja fiz varias.
    Queria postar uma foto do pudim ficou lindooooo rs
    Beijos

  28. olá, quero agradecer pelas receitas q vc coloca no site são muito boas eu ja experimentei fazer algumas e adorei.Nunca pude comer determinados pratos devido ao fato de serem feitos com leite e seus derivados desde q nasci tenho um problema para ingeri-lo achava até pouco tempo q se tratava de intolerância a lactose mas descobri q na vdd tenho alergia as proteinas do leite portanto tenho q evitá-lo e esse site tem sido muito bom para q eu possa fazer pratos q agradem não só a mim mas a minha familia obg.

    • Oi Patricia, não sei se iria endurecer. Talvez o creme de leite e colocar umas 2 colh. sopa de maisena… mas não sei como ficaria o resultado. Como não vai leite condensado o que endurece são os ovos mesmo… se testar depois me diga como ficou. Bjsss

  29. Fizemos ontem e realmente na próxima tem que ser somente 1 xícara de açúcar ou um pouquinho mais.
    Me diz uma coisa, se diminuir 100 ml do leite de coco não seria melhor?!
    Beijosss

    • Oi Patricia, pode ser. Eu fiz igualzinho a receita. Na 1a vez ficou mole. Na 2a vez já deixei mais tempo no forno e mais tempo na geladeira, daí sim ficou perfeito. Mas se quiser pode diminuir pra experimentar! Bjsss

  30. A receita do pudim foi retirada do caderno de receitas de minha bisavo, portanto,’e bem antiga e fiquei muito feliz em poder ajudar tantas pessoas que , tambem ,sofrem com intolerancia como minha filha.O pudim pode ser feito so com as gemas peneiradas ou com as claras e as gemas,sempre peneiradas,porque e preciso separar a membrana que envolve a gema e que deixa a receita com gosto de ovo e intragavel.bjs Tereza

  31. Nossa, adorei a receita! Testei ontem, com a calda de açúcar mascavo e para o pudim diminuí o açúcar para a medida de 1 e 1/2 xícara já que os comentários acima sugeriram que ficaria menos melado (e não curto nada muito doce).
    Claro que o meu não ficou tão lindo quanto o da foto quando desenformei, mas já que foi a minha primeira tentativa na cozinha, acho que com um pouco de treino vou melhorar. O melhor de tudo foi comer sem culpa, já que excesso de lactose me faz muito mal, com o leite de coco ficou tão bom quanto, senão melhor.

  32. são utilizadas gemas e claras ou só gemas no pudim sem leite? meu neto adora pudim mas tem intolerância à lactose, vou fazer esse pra ele, mas antes por favor me desfaça essa dúvida, obrigada

  33. Olá!
    Estou louca para testar a receita… mas fiquei realmente na dúvida: é prá usar somente as gemas e não o ovo inteiro??? Seria ótimo pq daria para fazer tb um pudim de claras. Abs. Andreza

  34. Estou fazendo agora para levar para uma amiga que descobriu há pouco que tem intolerância à gluten e lactose.

    Espero que fique bom, pois eu primeiro fiz, depois vim ler os comentários e vi que o povo achou açúcar demais! Se ela não comer, eu como, afinal, sou uma formiga!

  35. A minha filha tem APLV e essa é a melhor receita de doce sem leite que eu conheço. Já fiz várias vezes e sempre deu certo, só que a minha forma de pudim é muito pequena, então faço com 4 ovos e 1 e 1/2 xícara de açúcar.

    • Oi Raquel!! Olha, não cheguei a fazer meia receita… ele fica um pudim pequeno, acho que com meia receita vai ficar difícil fazer na forma de pudim. Talvez use o leite de soja ou outro que vc possa para completar os outros 200ml. Vai ser um teste! Bjss

      • Eu já fiz meia receita desse pudim e deu certo, só ficou bem mais baixo, mas o sabor…perfeito! O único problema é que esse pudim é tão bom que quando você provar você vai se arrepender de não ter feito a receita inteira! hehehe =)

  36. Oi meninas! Fiz o pudim hoje e acabei de desenformar, ficou inteiro e muito saboroso. Segui a sugestão das colegas e diminui o açúcar. Para a calda usei o demerara. Delíciaaaa!!!!

  37. Fiz ontem de noite e ADOREI… Muito gostoso… Só coloquei menos açúcar porque achei que fosse ficar muito doce…

    Só que na hora de desinformar ele ficou molengo e não bonitinho como o pudim normal, mas a culpa foi minha, a vontade de comer foi tanta que não consegui esperar até o dia seguinte pra gelar bem… Hehehe… Muito tempo sem comer pudim da nisso é… Da próxima vez aguento a vontade… hehehe… mesmo assim já foi a metade!!!

    • Oi Michelle… heheheeh aconteceu EXATAMENTE a mesma coisa comigo na 1a vez que fiz… não esperei o suficiente e quando desenformei ele desmanchou praticamente inteiro! De sabor ficou ótimo, comemos igual e no outro dia já acabou. Mas é assim mesmo, a gente aprende! Bjssss

  38. Eu coloquei mel no lugar do acucar e uma calda de maple syrup mas essa ideia da geleia me parece muitooo interessante :-) uma pergunta vc acha que funcionaria com leite de amendoas tb ou necessita a gordura do leite de coco?

  39. Olá, Boa noite!
    Adorei a receita, uma delícia. Fiz metade da receita somente para experimentar e com certeza repetirei.
    Diminuir a quantidade de açúcar utilizado, ficou muito doce.

    Bjo

    • Oi Regina… sério? Puxa que pena… fiz no sábado também, quando foi no domingo já acabou! Gostamos bastante. Vc substituiu algum ingrediente? O doce pode colocar menos açúcar (1 e 1/2 xíc), pode usar o açúcar cristal no lugar do mascavo tb. Vc peneirou os ovos? Isso dá diferença… Mas é assim mesmo, às vezes não agrada ao paladar né…
      Um bjão e sucesso pra vc e família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *