Compartilhe!

Queijo Prato (Vegano)

por

Depois do Queijo Vegano (receitinha já postada aqui anteriormente), tenho descoberto que muitas receitas vegetarianas acabam se encaixando na nossa dieta sem glúten e sem lactose. Principalmente as que partem para o lado vegan (deixam de consumir leite, ovos e mel, que também são produzidos por animais). Passeando pela web encontrei o site Cantinho Vegetariano. Estou aprendendo bastante coisa e tem muitas receitas legais. Uma delas é essa, de Queijo Prato. Essa é versão vegana, espero que gostem! DICAS:

  • Espere a mandioca esfriar para fazer o queijo, se estiver quente pode não dar o ponto desejado.
  • Se precisar acrescente um pouco mais de polvilho.
  • Esta receita pode ser adaptada para queijo cremoso. Basta adicionar mais purê de mandioquinha e gordura até atingir a consistência esperada.
  • Se quiser use a máquina de pão ou batedeira para homogeneizar a massa. Quanto mais bater, mais lisa fica a massa e mais com aparência de queijo fica.

ATENÇÃO! Muitas pessoas questionaram a respeito do Lêvedo de Cerveja (vai na receita). Encontrei a informação no site http://celiacos-rs.com.br/produtos.asp no fim da página diz que “a maltodextrina, a dextrose, a glicose ou glucose, o gergelim, a levedura de cerveja e a glutamina ou glutamato podem ser consumidos naturalmente pelos celíacos, por não haver nenhuma relação entre eles e o malte e/ou glúten”, à não ser que estejam contaminados [acrescentado pela autora]. Fonte: Cantinho Vegetariano (publicado originalmente no Guia Vegano, com adaptações e foto de Valeria Elena Paioli). Para outras receitas acesse Índice de Receitas.

Queijo Prato (Vegano)
Imprimir
Imprimir
Queijo Prato (Vegano)
Imprimir
Porções
300gramas
Porções
300gramas
Ingredientes
Porções: gramas
Ingredientes
Porções: gramas
Instruções de preparação
  1. Junte todos os ingredientes, amasse com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea.
  2. Coloque a massa num recipiente no formato que desejar (redondo, oval) untado com óleo.
  3. Leve à geladeira por aproximadamente 2 horas.
  4. Na hora de consumir, corte as fatias e leve a uma frigideira antiaderente para dourar e cozinhar os polvilhos.
  5. SUGESTÃO: Sobre uma fatia de pão sem glúten, coloque queijo, tomate fatiado e orégano, cubra com outra fatia de pão e leve para uma sanduicheira elétrica (ou tostex) para aquecer e dourar o pão.
59 respostas para "Queijo Prato (Vegano)"
    • Existe cerveja sem gluten! Gluten é encontrado somente em trigo, cevada e centeio… e obviamente por contaminação, por usarem mesmo maquinario nas fabricas… Existe cerveja feita de sorgo, painço, arroz, milho e trigo sarraceno! SALUD!

  1. Sinto ter de informar e desiludir à todos, mas não é verdade que:
    “Muitas pessoas questionaram a respeito do Lêvedo de Cerveja (vai na receita). Encontrei a informação no site no fim da página diz que “a maltodextrina, a dextrose, a glicose ou glucose, o gergelim, a levedura de cerveja e a glutamina ou glutamato podem ser consumidos naturalmente pelos celíacos, por não haver nenhuma relação entre eles e o malte e/ou glúten”, à não ser que estejam contaminados [acrescentado pela autora]. ” e que seguir essa regra é a razão pq o celíaco continua pela vida toda a ser celíaco. O corpo reage a informação antes da química e por isso se houve originalmente no produto um substrato que causasse reação, o sintoma negativo continua mesmo sem a química. Por isso os sintéticos e gmos causam tanto problema nessas pessoas. Quando o corpo não reconhece ele reage pelo trauma se defendendo com histamina. Isso se vê especificamente com a Maltodextrina que, sim, pode ter origem no trigo, no milho ou na cana-de-açúcar, e nos glutamatos ou realçadores de sabor.

  2. Dá para utilizar como se fosse queijo “normal” mesmo?
    Tipo acrescentar numa omelete, fazer uma lasanha… e ah, dura quantos dias na geladeira… uns cinco??

    Amei o site, parabéns.

    • Oi Laís. Realmente não sei te dizer a duração dele na geladeira. E ele não vai ter dourar ou ficar “espichando” quando quente. Mas acredito que sim, dá pra usar em receitas como um queijo “normal”. Bjos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *