Compartilhe!

Receita Base de Bolo (sem leite, sem ovos, sem trigo)

por

Recebi por e-mail esta receita de uma leitora muito querida, a Marilian. Depois que li vi que é um curinga. Já recebi muitos comentários de pessoas que fizeram, que utilizaram como base para outros sabores e foi só sucesso. Espero que gostem!!

Vejam o comentário da Marilian aqui:

“Olá Débora, tem muitas mães e avós que precisam dessa receita. Tenho um netinho que é alérgico a proteína animal, ovos, trigo e outras coisinhas mais. Fiz um bolo de aniversário para ele que ficou muito bom. Já passei essa receita para várias pessoas. Nessa receita não vai leite, nem ovos e nem trigo. Costumo chamar essa receita de Receita Base, porque faço com ela várias outras receitas como bolo de frutas, de laranja, de cenoura com cobertura de cacau, torta de banana, etc. Você pode fazer as substituições que quiser:

  • No lugar da água coloque suco de frutas, suco de laranja fica uma delícia. Faça uma calda com suco de laranja e açúcar e jogue por cima, leve ao forno só para secar.
  • Pode colocar bananas amassadas na massa depois de batida, fatias de banana no meio e em cima da massa, salpique açúcar e canela e leve ao forno por mais ou menos 10 min, vira uma torta de banana deliciosa.
  • Pode também substituir a banana por maçã ou abacaxi.
  • O bolo da foto é de fubá, utilize 1 copo de farinha de arroz e 1 1/2 copo de fubá, acrescente sementes de erva doce para ficar especial!
  • No lugar da farinha de arroz experimente com amido de milho, fica ótimo também.

Receita e foto: Marilian.
Para ver outras, acesse Índice de Receitas.

Receita Base de Bolo (sem leite, sem ovos, sem trigo)
Imprimir
Imprimir
Copo usado p/ medida: 200 ml Assadeira usada: redonda de 35cm de diâmetro ou retangular de 30cm de largura.
Receita Base de Bolo (sem leite, sem ovos, sem trigo)
Imprimir
Copo usado p/ medida: 200 ml Assadeira usada: redonda de 35cm de diâmetro ou retangular de 30cm de largura.
Tempo Preparação Tempo Cozedura
10min. 30min.
Tempo Preparação
10min.
Tempo Cozedura
30min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque numa assadeira untada com óleo.
  2. Leve ao forno médio por 30 min ou até dourar.
Notas da Receita

Observação: em outras receitas a gente substitui por 1 colher de chá de fermento em pó para cada ovo, isso foi a alergista do meu netinho que me ensinou. Espero que goste e faça maravilhas com essa receita! Beijinhos, Marilian."

202 respostas para "Receita Base de Bolo (sem leite, sem ovos, sem trigo)"
  1. Olá, da pra fazer com açúcar diet de forno e fogão? Meu noivo e diabético, queria saber se essa receita base daria pra substituir o açúcar. Obrigada e boa noite!

  2. Gente o que será que fiz de errado o meu não deu certo ficou muito esfarelando não deu liga , fiz com farinha de arroz integral e polvilho doce e açúcar orgânico demerara, perdi tudo não deu certo

  3. Pessoal
    Vou experimentar a receita só com farinha de arroz e outra versão com fubá orgânico.

    Entretanto, gostaria de alertá-los ao perigo dos derivados de milho não orgânicos, como o caso da maisena e do fubá, observe que eles contêm um símbolo em sua embalagem que é um T dentro de um triângulo amarelo, indicando que é um produto transgênico.
    A transgenia do milho é uma das mais cancerígenas que existem.

    Ainda não encontrei o amido de milho orgânico, mas o fubá sim de três marcas diferentes.

    Espero que essa informação lhes seja útil.

  4. Faço a Dieta pelo meu tipo Sanguíneo Que é (A) Positivo sou Lergico A Glúten Laquitose sempre procurei um bolo destes para mim comer no café da manha com o me leite de soja muito bom

  5. Ufa sensação de dever cumprido desde que meu filho foi diagnosticado com alergia ao leite,ovo, soja e trigo eu não consegui fazer uma receita que ele pudesse comer e essa foi uma das melhores que vi e consegui fazer de maneira deliciosa com suco de laranja eu sou o pai e minha esposa fica tentando várias receitas também muito obrigado e que todos tenham uma boa sorte e saúde para os nossos pequenos.

  6. Fiz a receita com 1xícara de maizena e 1,5 de fubá. Ao invés de água coloquei leite de côco. Acrescentei 1 banana e bati junto com a massa e coloquei outra amassada. Esqueci da pitada de sal. Ficou ótimo! Muito obrigada!

  7. Oi Morgana, eu tbm fiz essa restrição alimentar devido a minha filha, que na época mama somente no peito, então por várias vezes fiz essa receita e nunca deu problema. Mas é importante ligar para cada marca de produto que vc usar e se certificar se realmente não tem traços de leite. Isso eu fiz até com produtos de higiene pessoal, cosméticos, resumindo, para todos produtos de contato. Uma dica, tem que cuidar até com os produtos das pessoas que tocam seu filho. Na época qdo escutei isso, achei um absurdo, mas não é, isso é bem sério e tem que ter grandes cuidados. Só quem passa por uma situação assim, que entende. Os outros vão achar um absurdo.
    O que vale é cuidar da saúde dos nossos pequenos. Hoje a minha filha tem 2 anos e está curada. Pela graça de Deus e meu esforço e amor. Um grande beijo e força que tudo dará certo.

  8. Bom dia.
    Realmente nos ingredientes do amido de milho consta ovos, farinha de trigo e soja
    Pra quem tem alergia ou intolerância é bom confirmar os ingredientes.

  9. oie.. no rotulo do fuba e amido de milho e da fecula de batata diz q pode conter ovos leite e outros.. meu nenem tem 5 meses e eh elergico. ta soh no seio e eu edtou fazendo a dieta pra poder amamentar.. tive medo de fazer essa receita e dar reação nele.. voces que fizeram nao deu nada?

  10. Eu fiz e ficou maravilhoso!
    Coloquei 1 1/2 xic de farinha de arroz e 1 xic de maisena, usei açúcar mascado. Forrei o tabuleiro com banana , açúcar e canela. Ficou divino!!!

  11. Muitíssimo obrigada! Não estava encontrando um bolo que realmente ficasse bom pra fazer pra minha filha que tem alergia a leite, soja, ovo e trigo… e esse ficou divino!!! Adorei. Realmente crocante por fora e fofinho por dentro. Fiz de laranja e utilizei 2 copos de farinha de arroz e 1/2 de fécula de batata. Ficou maravilhoso. Sucesso total aqui em casa!

  12. Eu fiz a receita com amido de milho noo lugar do de arroz.Eu achei gostoso e massa!Fico por fora crocante e por dentro bem fofinho!Obrigada!Ja vai pro meu livro de receitas! ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


OUTRAS RECEITAS SEM GLÚTEN SEM LACTOSE