Compartilhe!
bolo fubá anti alergias

Receita Base de Bolo (sem leite, sem ovos, sem trigo)

by

Recebi por e-mail esta receita de uma leitora muito querida, a Marilian. Depois que li vi que é um curinga. Já recebi muitos comentários de pessoas que fizeram, que utilizaram como base para outros sabores e foi só sucesso. Espero que gostem!!

Vejam o comentário da Marilian aqui:

“Olá Débora, tem muitas mães e avós que precisam dessa receita. Tenho um netinho que é alérgico a proteína animal, ovos, trigo e outras coisinhas mais. Fiz um bolo de aniversário para ele que ficou muito bom. Já passei essa receita para várias pessoas. Nessa receita não vai leite, nem ovos e nem trigo. Costumo chamar essa receita de Receita Base, porque faço com ela várias outras receitas como bolo de frutas, de laranja, de cenoura com cobertura de cacau, torta de banana, etc. Você pode fazer as substituições que quiser:

  • No lugar da água coloque suco de frutas, suco de laranja fica uma delícia. Faça uma calda com suco de laranja e açúcar e jogue por cima, leve ao forno só para secar.
  • Pode colocar bananas amassadas na massa depois de batida, fatias de banana no meio e em cima da massa, salpique açúcar e canela e leve ao forno por mais ou menos 10 min, vira uma torta de banana deliciosa.
  • Pode também substituir a banana por maçã ou abacaxi.
  • O bolo da foto é de fubá, utilize 1 copo de farinha de arroz e 1 1/2 copo de fubá, acrescente sementes de erva doce para ficar especial!
  • No lugar da farinha de arroz experimente com amido de milho, fica ótimo também.

Receita e foto: Marilian.
Para ver outras, acesse Índice de Receitas.

Receita Base de Bolo (sem leite, sem ovos, sem trigo)
Imprimir Receita
Imprimir Receita
Copo usado p/ medida: 200 ml Assadeira usada: redonda de 35cm de diâmetro ou retangular de 30cm de largura.
Receita Base de Bolo (sem leite, sem ovos, sem trigo)
Imprimir Receita
Copo usado p/ medida: 200 ml Assadeira usada: redonda de 35cm de diâmetro ou retangular de 30cm de largura.
Tempo Preparação Tempo Cozedura
10min. 30min.
Tempo Preparação
10min.
Tempo Cozedura
30min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque numa assadeira untada com óleo.
  2. Leve ao forno médio por 30 min ou até dourar.
Notas da Receita

Observação: em outras receitas a gente substitui por 1 colher de chá de fermento em pó para cada ovo, isso foi a alergista do meu netinho que me ensinou. Espero que goste e faça maravilhas com essa receita! Beijinhos, Marilian."

183 Responses to "Receita Base de Bolo (sem leite, sem ovos, sem trigo)"
  1. experimente colocar uma colher de sobremesa de vinagre para cada ovo, um bom bolo é feito com 4 ovos, então 4 colheres de vinagre, mais o fermento da receita, encontrei essa dica num site de alergia

  2. Bom dia! Eu fiz o teste de intolerância alimentar e deu a leite, trigo e clara de ovo (albumina). Daí vim pesquisar no Google e encontrei este site. Acho que a receita não dá liga por falta de algo para substituir o ovo. Segundo minha amiga Neusa, a linhança faz este papel. E outra coisa nos bolos tradicionais geralmente se usam 3 a 4 ovos e, no mínimo 1/2 xícara de líquido para cada xícara de óleo. Se não tiver esta quantidade de líquidos para a liga não vai dar certo. E para este cálculo apenas 2 xícaras de farinha, ou seja, parte seca com 1 xícara de açúcar e uma pitada de sal. A Fabiane está certíssima! E para a dúvida do que substituir pela farinha de trigo, pode-se usar uma massa básica com farinha de arroz, polvilho doce e fécula de batata. RECEITA DA FARINHA BÁSICA PARA BOLOS (SEM GLÚTEN)

    INGREDIENTES
    3 xícaras (chá) de creme de arroz ou farinha de arroz
    1 xícara (chá) de fécula de batata
    1/2 xícara (chá) de polvilho doce

    MODO DE PREPARO
    Misture bem os três ingredientes e guarde essa mistura num pote bem fechado de vidro.

    Agradeço a criação deste site e os comentários. Isso enriquece e tira dúvidas. Tudo pra mim agora é novo dentro destas restrições alimentares. Tenho facebook Adriane Leite, vcs tem página lá?

  3. Deu super certo!
    Fiz com estas modificações:
    – 300 ml de suco de laranja
    – 50 ml de óleo de milho
    – usar batedeira,pois a massa é muito espessa
    – metade açúcar e metade ” Tal E Qual”( mas pode ser tudo açucar ou tudo adoçante)
    – 1/2 copo de farinha integral e dois copos de farinha de trigo comum (podemos usar essa farinha)
    – forma redonda de 25 cm
    – 40 min. de forno a 180º

  4. Tive que aumentar para 300 ml a quantidade de suco.
    Da próxima vez, vou usar a batedeira,pois no lqdfcdor, a masa não bate pois é muito espessa.
    O meu bolo está no forno
    Vamos ver o resultado.

  5. bom dia
    meu bolo deu totalmente errado, no liquidificador ficou uma massaroca, tive que acrescentar mais suco e água. E para completar ficou cru por dentro embora eu tenha espetado com o garfo. Me ajude pois quero acertar este bolo.

  6. Fiz com farinha de milho e farinha de arroz, substituindo a água por leite de coco. Não deu certo. Ficou abatumado e esfarekento, quebradiço, como alguém, aqui, inclusive já falou.

  7. Boa noite!

    A receita base, o que posso substituir no lugar da farinha de arroz ou de milho? devido a minha sobrinha (de 2 anos e meio) ter alergia a este produto também.

  8. Adorei a receita!! Sou vegetariana, não consumo ovos, e tenho intolerância a lactose e a glútem. Simplesmente maravilhoso, todos gostaram. Obrigada!!

  9. Oi, fiz essa receita ontem dando sabor adicionando pó para gelatina hidratada com um pouco de água morna, acredito que fique bom com qualquer sabor, fica como sugestão também! Obrigada pela receita, deu muito certo!

  10. Olá Debora,
    Ontem fiz essa receita com banana, ficou uma delícias.
    Incluí 2 bananas, uma colher de sopa de linhaça e uma colher de chá de canela. Não usei o liquidificador, misturei na mão e ficou bem fofinho e saboroso. Ah, e a farinha de arroz, usei 1.1/2 copo e 1 copo de amido de milho.
    Estou adorando essa experiência de substituições..rsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *