Compartilhe!

Pastel

por

Recebi essa receita da leitora Nadia da Silva Pereira. Na verdade a receita que vi foi publicada no blog Josi não contém Glúten, mas a receita original é da Claudia Marcelino, do site Cozinha sem glúten e sem leite.

DICA: Faça o recheio que quiser, pode ser o tradicional de carne moída com azeitona, frango desfiado… ou para os vegetarianos, escarola com tomate seco; milho, ervilha e palmito… aproveitem e testem!

Receita: Claudia Marcelino.
Fotos: Josi não contém glúten.

Veja mais em Índice de Receitas.

Pastel
Imprimir
Imprimir
Pastel
Imprimir
Tempo Preparação
40min.
Tempo Preparação
40min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Faça o recheio de sua preferência e reserve.
  2. Misture os ingredientes secos da massa em uma vasilha.
  3. Adicione o restante dos ingredientes e amasse até formar uma massa homogênea. Cubra e deixe descansar.
  4. Estique a massa no filme plástico em uma bancada, abra com um rolo na espessura de pastel (mais fino), recheie, dobre a massa.
  5. Dobre e corte com um copo, ou faca se preferir outro formato.
  6. Com a ponta do garfo reforce as bordas para não abrir durante a fritura. Frite em óleo quente.pastel sem gluten lactose
67 respostas para "Pastel"
  1. Olha não sei quanto a proteína porque meu problema e intolerância à lactose. Mas quanto as farinhas eu sempre uso bem pouco amido quando uso . Sempre prefiro o polvilho doce ou fécula . Acho que a maisena reseca muito quando usada só ela é farinha de arroz.

    • Oi , Eu usei farinha de arroz com polvilho doce e fécula de batata tudo misturado . A massa ficou muito boa. Uma dica: eu diminui um pouco a quantidade de goma xantana. A primeira massa que fiz achei que grudou muito .?Mas fica ótimo este Pastel! Debora obrigada por compartilhar tudo !

      • Boa noite…não existem.traços da proteína de leite nessa receita?
        Pode substituir algum dos itens de farenáceos por Maizena?

  2. Alguém pode me ajudar, porque eu tentei fazer e a massa ficou muito mole e olha que eu nem adicionei mais que 50ml de água. Com relação aos ingredientes usei tudo bem calculadamente usando balança de precisão. Usei também goma xantana no lugar do CMC. Alguém que tenha passado por isso sabe onde eu possa ter errado? O amido de milho também usei o que não contém glúten, e farinha de arroz no lugar do creme de arroz. Obrigado

    • Adicione primeiramente todos os ingredientes secos, depois o óleo (eu uso gordura de coco), os ovos, a cachaça. Misture tudo. Aos poucos adicione água morna e mexa. Acrescente a água aos poucos até dar uma boa consistência. É tranquilo. Dá certo. A massa é difícil de manipular. Eu envolvo filme de pvc numa tábua grande e abro a massa um a um: faço uma pequena bola (suficiente para um pastel) e abro. Utilizo uma forma para fechar o pastel (destas disponíveis em lojas de quinquilharias de cozinha) . Ajuda bastante.

  3. Olá,sou iniciante no preparo de massas salgadas.Segui a receita mas a massa ficou com a consistência quebradiça…Gostaria de saber onde errei…

  4. Depois de 2 anos sem poder comer nada com Gluten hoje fiz esta receita de pastel e ficou maravilhosa, matei minha vontade. Obrigado pela dica da raeceita

  5. Olá. Ha 1 anos e 3 meses tiramos o glutem e leite animal (e derivados) do nosso cardápio…. minha filha tem alergia. Sentiamos muita falta do pastel e essa receite ficou formidável. Tentei fazer na air fryer mas no óleo ficou melhor. Muito obrigada. Minha filha adorou!!

  6. Oi! Gostei muito das receitas e tem me ajudado muito, pois aos 49 anos, por consequência das medicações que usei contra o câncer meu intestino perdeu as enzimas que protegem da ação do glúten e da lactose, me obrigando a mudar minha alimentação. Fiquei feliz em diversificar mais ainda minha alimentação, além do fato que amo cozinhar! bjs

  7. Olá bom dam dia!

    Gostei muito de seu blog.
    Se possível gostaria que me enviasse mais receitas de saldadinhos sem glúten e sem lactose.
    Obrigado

  8. Excelente site!! Já fiz várias receitas e deu super certo!! Me salvou a vida, ficar sem comer as coisas que agente gosta é duro…
    Uma pergunta: Pode congelar os pasteis para fritar depois?

  9. minhas amadas voces podiam fazer estas coisas para vender,pois é muito dificil encontrar lanches em geral sem gluten e não tenho talento na cozinha.

  10. oi meu nome e camila eu tomava leite normalmente mais depois comecei a te intolerância a lactose e amei o seu blog me ajuda muito faço todas as receitas valeu

  11. Aqui em casa não podemos com leite e derivados, mas agora descobrimos que minha filha mais velha também não pode com glúten. Ela tem apenas seis anos e estou numa neura testando receitas. Todo dia faço algo diferente na tentativa de agrada-la. Uma nutricionista me indicou seu site e estou maravilhada com tantas opções. Vou tentar fazer esse pastel.

    • Oi Gleice, q bom q nos encontrou. Teste as receitas mais faceis primeiro… Tem uma torta salgada de maisena q é muito facil, os bolos de cenoura, chocolate, fuba, milho… Pudim sem leite, gelatina colorida… Ela vai adorar! Bjsss

  12. Descobrir a pouco tempo que tenho intolerância a Lactose e glúten. Já fiz duas receitas amei o bolo de coco com fubá uma delicia… Mto obrigada adoro o site! bjs

  13. Olá, Sou Portuguesa, tenho seguido algumas receitas do seui Blog, tenho um filho intolerante ao leite de vaca e ao glúten; mas tenho enfrentado algum a dificuldade em encontrar alguns produtos que vocês têem no Brasil, por exemplo o CMC.
    Obrigado pelo seu Blog, as suas receitas têem me sido muito uteis.

  14. Gostaria de saber se é possível usar outro ingrediente no lugar do álcool ou cachaça, e se tb pode ser assado em vez de frito. Ainda não fiz esta receita.

  15. Olá! Por uma falha nunca comentei essa receita postada por vcs. É uma delícia! Me inspirei e vou fazer hoje de novo, rsrs. Fiquem a vontade para publicar as receitas do blog, quanto mais divulgarmos as alternativas de lidar com a intolerância a glúten, melhor! Beijos, JOSI.

    • Oi Josi!!! Nossa, desde que vi essa receitinha no seu site achei o máximo!!!! Brigadão… tô sempre visitando pra ver o q e tem de novo!! :D Bjosssss e ótimo domingo pra vc!!!

  16. 1 1/2 colher (sopa) de água, 1 1/2 de óleo 1 colher (café) de fermento químico, misture tudo e substitui 1 ovo. Ainda não testei em pastel, sempre uso em bolos.

    • Oi Kelly, eu nunca fiz sem ovos… Vc já utilizou aquele produto chamado “Egg Replacer”? É importado, acho que no Amazon.com vc encontra pra comprar, é um produto para utilizar em receitas que substitiui o ovo. Eu nunca utilizei, mas tenho uma amiga que tem os 2 filhos alérgicos e ela utiliza. É uma sugestão!! Bjsss e boa semana!

    • C.M.C é abreviatura de carboximetilcelulose um polímero hidrossolúvel derivado de celulose para uso alimentar. O produto é apresentado na forma de pó e tem coloração ligeiramente amarelada.
      O C.M.C. tem como propriedade principal uma grande capacidade de absorção de água.
      O produto funciona primordialmente como espessante neutro, porém é também emulsificante, agente de suspensão homogenizante e aglutinante. É utilizado em vários alimentos pela indústria alimentícia como bolos, sorvetes, cremes, glacês.

      Fonte: http://dietasgsc.blogspot.com.br/2009/12/cmc.html

      • OIII!!! Gostaria de saber se essa massa de pastel, ela nao fica esfarelento e se quebrando, pois tentei uma e nao deu certo, ela ficou esfarelante e se quebrando tudo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *