Compartilhe!
risoto de frango com arroz arboreo

Risoto de Frango com Arroz Arbóreo

por

Hoje venho com uma receita que, se não for meu prato preferido, está entre os 5. Porque eu amo risoto! Muitas das dicas eu tirei do blog Rainhas do Lar, que muitas devem ter conhecido, mas que não existe mais.

Eu servi com salada de rúcula, tomate cereja e cubinhos de tofú. Delícia! Bom, vamos ao que interessa…

Veja essas dicas de como preparar o risoto:

  • Eu prefiro utilizar a manteiga, para tirar suas dúvidas veja esse post sobre o uso de Manteigas e Margarinas.
  • Risoto deve ser feito com arroz próprio, que tem os grãos arredondados e mais firmes e liberam amido na medida certa durante o cozimento (arroz arbóreo ou carnaroli).
  • Risoto não é sinônimo de papa. Utilize o arroz certo e aprenda a identificar o ponto correto do arroz.
  • Risoto tem que ser servido quente por causa do amido liberado no cozimento e que é responsável pela “liga” que faz o prato ficar cremoso.
  • Risoto é feito lentamente. Acrescentar todo o caldo de uma vez só não é a mesma coisa do que colocar concha a concha.
  • O preparo básico dá para variar e fazer várias receitas diferentes, pois a base quase sempre é a mesma. Mas leve em conta o ingrediente que você for acrescentar, pois se já estiver cozido ou não necessitar disso (como por exemplo tomate seco, presunto parma e alguns frutos do mar) só coloque no finalzinho. O mesmo vale para as folhas (rúcula, agrião, etc).

Foto: Sem Glúten e Sem Lactose.
Para mais receitas acesse o Índice de Receitas.

Risoto de Frango com Arroz Arbóreo
Imprimir
Imprimir
Risoto de Frango com Arroz Arbóreo
Imprimir
Tempo Preparação Tempo Cozedura
15min. 30min.
Tempo Preparação
15min.
Tempo Cozedura
30min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Deixe o caldo numa panela à parte mantendo quente.
  2. Numa outra panela refogue a cebola ralada e o alho na manteiga, e frite os pedaços de frango. Doure bem e coloque o tomate, deixe fritar mais um pouco.
  3. Depois acrescente o arroz e dê uma leve fritada nesse arroz com o vinho branco seco.
  4. É só esperar o álcool evaporar, acrescente a polpa (para deixar mais vermelhinho pode usar colorau) e comece a acrescentar concha por concha o caldo.
  5. Nesse momento pode abaixar o fogo e ir completando o processo dessa forma: coloque a concha de caldo, vai mexendo e esperando o caldo ser absorvido.
  6. Assim que reduzir (não precisa esperar o caldo secar completamente) coloque outra concha e assim vai, até o fim do cozimento do risoto.
  7. Vá experimentando os grãozinhos do arroz para saber se já cozinhou o suficiente. O processo é lento, pelo menos 30 min.
  8. Desligue, deixe descansar por 3 minutos e sirva.
8 respostas para "Risoto de Frango com Arroz Arbóreo"
  1. Ola…muito boa essa receita!
    Quanto ao assunto manteiga/margarina…minha nutri pediu que eu utilizasse o creme vegetal (uso da Becel)…é bom também e mais saudável!
    Bjo
    Fran

  2. Olá…adorei esta receita!!!Porém quanto a manteiga, acho que cada individuo com IL deve se “testar” quanto ao uso dela, pois em meu caso, por exemplo, eu passo mal com traços de lactose, que é o que a manteiga contém. Só acho que depende do grau de IL de cada um….tem pessoas com IL que podem tomar iogurte, ou comer 1 fatia de queijo, ou tomar o leite de baixa lactose sem problemas e há aqueles com IL severa que passa mal com traços….ah…sem falar que a manteiga tem muita gordura saturada e colesterol! E sabendo escolher uma boa margarina (pouco sal, sem gordura trans…etc)….acho mais válido pra saúde….Obrigada pelas receitas e dicas do site, parabéns!

    • @Lis, sobre o grau da IL, é bom ter cuidado sempre! Tem um post que fala sobre a manteiga e a margarina… senão me engano é só clicar em cima do nomezinho “manteiga” ali na receita que aparece. Se não é só colocar na busca. Eu também não passo mal qdo a quantidade é pouca e espaçada.
      Valeu pelo comentário e pelas dicas, nos visite sempre!!!
      Abração e feliz 2012!

  3. Olá! Tenho intolerância à lactose e lendo sua receita onde vc diz que prefere a manteiga à margarina fiquei com a dúvida se a manteiga contém lactose, vc sabe me responder? Depois que descobri minha intolerância não ingeri mais o leite e seus derivados inclusive a manteiga que acredito ter lactose…
    É que eu não consumo margarinas por ser um alimento que não é nem um pouco saudável e natural!
    Aguardo resposta e agradeço pela atenção e pelas belas receitas!
    Um abraço, Lyrane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


OUTRAS RECEITAS SEM GLÚTEN SEM LACTOSE