Comprei um pacote de farinha de arroz certa vez e veio essa receita de sonho atrás. Achei bem interessante, vale a pena tentar.

DICA: Minha primeira opção de recheio seria goiabada, mas você pode variar com com leite condensado caseiro ou utilizá-lo para fazer o doce de leite, baba de moça, ganache de chocolate (chocolate derretido misturado com creme de soja ou creme de arroz para substituir o creme de leite) ou creme de confeiteiro. E não esqueça de polvilhar açúcar e canela!

Receita: Urbano.
Foto ilustrativa: Blog A Tribuna.

Para ver mais acesse Índice de Receitas.

Sonho Sem Glúten Sem Lactose

Sonho

4.3 de 6 votos
Tempo de Preparo: 10 minutos
Tempo de Cozimento: 20 minutos
Tempo Total: 30 minutos
Refeição: Pães
Cozinha: Brasileira
Palavra Chave: Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Soja

Ingredientes

  • 3 unidades ovos
  • 2 a 3 xícaras farinha de arroz conforme a necessidade, a massa não pode ficar muito mole, ou utilize a farinha pronta (mix para pão).
  • 2 xícaras polvilho doce
  • 1 pitada sal
  • 2 colheres sopa açúcar
  • 4 colheres sopa fermento em pó
  • 200 mililitros leite vegetal de soja ou outro de sua preferência
  • açúcar e canela

Instruções

  • Misture os ovos e o leite. Vá acrescentando aos poucos a farinha de arroz, o polvilho doce, o sal, o açúcar e por último o fermento.
  • Separe as bolinhas e deixe crescer por uns minutinhos.
  • Fritar em óleo bem quente. Vá virando para dourar a massa dos dois lados, cuidado para não queimar.
  • Deixe escorrer no papel toalha e ainda quente polvilhe canela e açúcar. Recheie de acordo com sua preferência.

45 comentários em “Sonho

  1. CLAUDIA RUSSO DA SILVA disse:

    Olá,
    Amooo suas receitas, mas dessa vez não consegui deixar nem de perto parecido com a massa de sonho da foto postada. Fiz exatamente a mesma receita, com os mesmos ingredientes. Comecei fritando em óleo bem quente, mas brinquei com os filhos que pareciam um pesadelo e não sonho. Estava quase desistindo. Desliguei a panela de óleo, porque já estava queimando. E minha filha insistindo comigo para continuar, daí resolvi colocar mais uma bolinha para fritar, quando melhorou um pouco o aspecto e consegui terminar. Recheei com doce de leite, mas a massa ficou pesada, não leve como a do sonho. O que pode ter dado errado?

  2. Milla C disse:

    Adorei a receita aqui em casa não podemos comer farinha de trigo vou fazer agora sonho :) …
    Na verdade adoro suas receitas já fiz um monte :)

  3. Ângela Borges disse:

    Oiee Bom dia, menina que receita top, tô animada pra fazer, mas eu estou precisando tirar uma dúvida, essas 4 colheres de sopa de fermento equivale a qtos gramas na sua medida? Obrigada. Bjs

  4. Melissa disse:

    Oi já fiz duas vezez e não sei no que estou errando, segui a receita bem certinho, mas as duas vezes ficou que nem pedra, queria tanto comer sonho tenho tanta vontade.

  5. sandra disse:

    Vcs todos só podem ser doidos. Já testei uma cacetada de massas desse tipo que mistura polvilho com farinha de arroz. UMA PORCARIA. Fiz várias receitas de pão, até com goma xantana e o resultado é o mesmo: Uma massa pesada. Testei a receita do Sonho. Fiz no forno, na frigideira e até na AIR Fryer. MESMA BOSTA.

  6. Anita de souza disse:

    olá, que receita maravilhosa!! tenho uma amiga que gosta muito de sonho mas nao pode por causa da lactose e do glutem. gostaria muito de fazer pra ela. so gostaria de saber se tem como substituir a farinha de arroz por outro ingrediente? porque não consegui encontrar essa farinha pra comprar

  7. Fabiana disse:

    Eu fiz!!! E ficou muito bom!!! Como moro no Chile e aqui não encontro polvilho doce, usei “chuño”, que é a fécula da batata. :) Obrigada pela receita!

    • Débora disse:

      Lu essa farinha é uma farinha pronta sem glúten, vc encontra de outras marcas também como Beladri, Schar ou Aminna… é um mix pronto pra utilizar nas preparações. Bjsss

  8. Rubia Mara Dutra disse:

    Eu fiz o sonho seguindo a receita, ele ficou bom, depois eu troquei a farinha de arroz comum pela farinha Rositos, e ficou muito melhor… o sabor é muito bom, lembra um bolinho de chuva, e com um recheio legal fica excelente….
    Abraços

  9. Sónia Serrão Silva disse:

    Olá,
    Sou portuguesa e apesar de falarmos a mesma língua, existem diferenças. Por favor me diga o que é “Polvilho doce”. Se calhar temos o mesmo produto com outro nome, mas não consigo identificar. Se me puder ajudar descrevendo o produto agradecia.

    Obrigada

  10. Maisa disse:

    Eu vi no pacote e tentei…mas não fica igual o da foto hehe…ainda mais se fizer com o fermento em pó e a quantidade de farinha que eles colocam, pois fica bem mole, e parece bolinho de chuva que não fica na forma de bolinha hehehe
    Eu fiz com fermento biológico e coloquei mais farinha, assim pude fazer as bolinhas e ele cresceu razoavelmente…mas ficou um pouco mais durinho, devido a quantidade de farinha, mas ficou bem gostoso! Rechiei com goiabada e com brigadeiro (leite condensado de soja, cacau e margarina sem leite), uma delícia!

  11. Denis disse:

    Fiz frito aqui em casa e deu certo. A dica é deixar o óleo em uma temperatura que não seja nem muito quente para nao queimar por fora e ficar cru por dentro, nem mto frio para não encharcar. Conclusão: deu certo, muito bom.

    • Débora disse:

      @Denis, que gostoso!! Por um acaso não tirou nenhuma fotinho pra mandar pra gente?? Eu tô com mta vontade de comer sonho… fim de semana me atacou, mas eu tava tão cheia de coisa que nem fiz… mas essa semana eu faço!!! Que delícia!!

  12. Fabiane disse:

    obrigada por suas receitas tem me ajudado muito… tenho meu filho de 5 anos que é ciliaco e intolerante…. e tenho esperimentado suas receitas e até feito algumas diferentes… e tem dado certo … obrigada Fabi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da Receita