Compartilhe!
torta salgada de maizena

Torta Salgada de Maisena

por

Fui na casa de uma amiga e experimentei uma torta salgada de maisena (amido de milho) muito gostosa! Ela também é adepta da linha sem glúten/sem lactose e me deu a receita que a nutricionista passou pra ela.

Não preciso nem dizer que é muito fácil, muito versátil e excelente opção quando quiser aproveitar aquele monte de restinho da geladeira, sabe? Faça a massa e varie os recheios. Pode ser frango desfiado com milho e ervilha, carne moída refogada, atum com seleta de legumes.

Para a versão vegetariana, faça abobrinha ou berinjela com hortaliças refogadas, tomate seco com tofu, etc. Tudo sempre muito bem temperadinho!

DICA: A massa fica bem líquida, não se assuste, vai dar certo! Para finalizar salpique orégano ou ervas de sua preferência por cima, como alecrim, salsinha ou cebolinha.

Receita: Nutricionista Mª Bety Fabri Berbel.
Para outras receitas, acesse Índice de Receitas.

Conheça também nossa Loja Virtual.

Torta Salgada de Maisena
Imprimir
Imprimir
Torta Salgada de Maisena
Imprimir
Tempo Preparação Tempo Cozedura
05min. 40min.
Tempo Preparação
05min.
Tempo Cozedura
40min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Bata tudo no liquidificador, depois coloque a massa em uma travessa de vidro untada com óleo e polvilhada com o amido de milho. Deixe um pouco da massa para cobrir o recheio caso queira.
  2. Coloque o recheio, se desejar coloque rodelas de tomate e cebola sobre a torta e o restante da massa.
  3. Polvilhe orégano, alecrim ou temperos desejados por cima e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por 40 min ou até dourar.
116 respostas para "Torta Salgada de Maisena"
  1. Experimentei fazer essa receita com meio copo de maisena e um copo de farinha de mix nutre – Amafil, meio copo de azeite; recheio de carne com legumes, cheiro verde, alecrim e manjericão naturais. O resultado final foi uma massa mais consistente, leve e muito saborosa!!! Primeira vez que usei essa farinha da Amafil, gostei muito. Agora sempre usarei em minhas receita.

  2. Fiz novamente; desta vez, acrescentei duas colheres de sopa de farinha de arroz (segui o resto da receita igual), ficou levemente mais ‘massudinha’. Adorei o resultado, vou acrescentar tbm nas próximas!

    Obrigada por compartilhar :)

    Marceli

  3. Oi, resolvi fazer essa receita.

    A massa ficou muito líquida, espero que dê certo. Mas não achei a temperatura ideal para o forno. Qual vocês sugerem?

  4. Olá! Que bom encontrar este site. tenho duas filhas alegicas a proteina do leite e que agora vao fazer dieta para trigo, ovo tambem. sera que nesta receita posso utilizar o ovo de linhaca?

  5. Muito bom seu blog. Só uma questão : sou médica e queria comentar que não indicamos o uso do óleo de canola, pior de todos. Óleo de coco o mais indicado . Outro ponto: muitas crianças têm alergia cruzada leite e soja, principalmente na fase inicial do tratamento . Por isso mães cuidado com uso de leite de soja e outros produtos incluindo tofu. Já fiz três receitas do seu blog esse fim de semana : bolo de milho, docinho de banana, wafles. Obrigada !!

  6. Oi!

    Já visitei teu site há algum tempo. Ontem decidi tentar essa torta. Ficou uma delícia!
    Fiz com 3 ovos em vez de 4 (3 ovos grandes), porque não gosto muito do ‘gosto de clara de ovo’ de algumas receitas que não levam glúten e lactose. Deu muito certo, uma gostosura. Molhadinha, macia, leve. Para o recheio, usei pepino em conserva, palmito, linhaça e queijos parmesão e azul (ambos curados, portanto sem lac.)
    Obrigada por compartilhar a receita!
    Marceli

  7. Boa tarde,estou conhecendo seu blog hj,pois estou a procura de receitas,meu filho nao pode nada com glutem e lactose.
    Como faco pra adquirir suas receitas tanto as doces como as salgadas?
    Obrigada querida fiquei animada com tantos elogios que recebeu.
    Luci

  8. Ola Debora , fiz e adorei muito deliciosa. Talvez da proxima vez reduza a quantidade de oleo. Por quantos dias posso manter na geladeira? E congelar vc sugere com a massa crua ou assada?

  9. Debora, estou amando as suas recitas.
    Acabei de fazer a torta porém usei uma forma de aluminio descartavel e o fundo ela parece nao ter assado. A massa ficou uma delicia..leve mas diferente da sua. Posso te mandar uma foto pra vc ver? Qual o seu email? Abraços. Val

  10. Estou adorando esse site é já fiz duas receitas. Acabei de tirar do torno essa receita e está divina. Mudei um pouco a quantidade de maisena pois não tinha toda em casa e completei com fécula de batata. Deu certo. Vi que alguém perguntou por que as receitas sem glúten levam tanto óleo, e na verdade também muitos ovos. É para dar a liga, pois nas receitas com farinhas com glúten, é ele o responsável por este aspecto. Sem glúten as receitas tendem a ficar mais secas, daí o óleo e os ovos.

  11. Oi! Primeiro quero te agradecer pelas receitas. Meu filho tem alergia múltipla e vivemos bem graças à você. Que Deus te abençoe grandemente! Sempre faço suas receitas e sempre dão certo! Minha dúvida em relação a essa torta é se posso usar fecula de batata ao invés da maisena, meu filho eh alérgico ao milho.
    Obrigada, beijos

  12. Fiz essa torta hoje e ficou divina. No começo achei que ia dar errado pq estava muito liquida, mas ficou perfeita, linda e gostoda. Fiz um recheio de atum com tomate, milho, salsinha e cebolinha. Nem parecia que era comida de dieta restritiva.. Super Aprovada!!!

  13. Pessoal vive a podem substituir o óleo por óleo de coco. O óleo de coco não deixa gosto, e e muito, mas muito saudável.
    Vejo as pessoas falando sobre utilizar óleo de Camila como se fizesse menos mal, e muito pior..quanto ao leite vc pode usar o leite sem lactose..espero ter ajudado.Eu fiz a torta e ficou muito Boa.

  14. Olá, a minha mãe não pode comer nada com glúten e lactose, e eu achei muito interessante fazer essa receita. Mais eu fui fazer, e fiz tudo conforme está escrito, e massa ficou líquida. É assim mesmo? Como faço pra colocar o recheio?

  15. Bom dia, eu gostaria de tirar uma dúvida: – por que a maioria das receitas sem gluten leva tanto óleo? Eu me tornei adepta a dieta sem gluten e luto para adaptar receitas que não levem tanto óleo. O bolo de banana eu fiz uma vez com óleo e outra sem óleo – substitui por iogurte desnatado, que não ficou tão gostosa. Eu particularmente acho que não adianta tirar o gluten e usar tanto óleo, mesmo que de girassol ou outro. Bem é só uma dúvida. Vou tentar fazer esta receita sem óleo… heheheheh
    Cátia

      • Eu também me preocupo bastante com esse excesso de óleo, mas ouvi falar no óleo de cocô extra virgem orgânico que é ótimo para o consumo, inclusive você pode fazer arroz, feijão, enfim, poderá substituir o óleo comum, inclusive o óleo de canola (que alguns médicos não indicam).O único problema é que ele é um pouco caro, 500Ml está em torno de 35,00, mas para saúde tudo vale!!

    • Olá Cátia, posso te dar uma sugestão? eu particularmente, toda receita que faço que leva óleo, sempre coloco menos, mas, então pensei em colocar duas colheres de linhaça em um pouco de água, então ela soltará o óleozinho dela, eu nunca fiz, mas, tenho uma colega que faz assim para substituir os ovos… que tal?

  16. Eu amei essa receita fiz hoje pro almoço fiz 2 massas pq a forma era grande e coloquei 1 colher do fermento e 1 de bicarbonato e fiz com água ficou super boa, fofinha o recheio foi de legumes ralei tudo cenoura,beterraba, xuxu, batata doce, batata, cebola, piquei o tomate, couve(da minha horta), manjericão (da minha horta), hortelã (da minha horta)bom ficou simplesmente maravilhosa ficou bem leve. Obrigadooo!!! Bjs…

  17. Amei a receita,coloquei água para substituir o leite e o recheio fiz peito de peru, presunto, tomate e azeitona e ficou maravilhosa .
    Obrigada pela receita:-D

  18. Estou adorando suas receitas, tenho intolerancia a lactose elas vao me ajudar muito já faço algumas mas preciso saber mais obrigada bjo

    • Oi Elisa, obrigada! Curta nossa pagina no facebook que todos os dias estamos postando novidades e dicas! Visite também nossa loja virtual para ver os produtos sem glúten e sem lactose que temos à disposição. Abs!

  19. Olá, fiz a torta hoje, mas não ficou nem um pouco parecida com a da foto. E ainda por cima, minhas tortas e bolos sempre abatumam . Por que será que isso acontece?
    Ficou gostosa, mas tipo um pudinzinho salgado :)
    Coloquei quase uma xícara cheia de maizena. Não tinha mais, então completei com fécula de batata. Coloquei apenas 2 ovos. Acho muito 4. Será que tudo isso ajudou a não ficar igual a da foto?
    Abçs

    • Oi Silvana, provavelmente sim. A falta desses ingredientes pode ter contribuído pra ficar diferente, principalmente os ovos, pois eles que dão a consistência. Experimente com a quantidade certa, faça o recheio de frango desfiado… fica muito bom!! BJsss

      • E vc já ouviu falar que se pode substituir o ovo pela farinha de linhaça? Tem pessoas que não podem comer ovo ou por opção ou alergia mesmo.
        É verdade?
        E por que o bolos abatumam?
        Abraços e obrigada pela interação.

      • Sim, inclusive tem um artigo com um monte de dicas de substituições, está ali em ARTIGOS. Os meus bolos dificilmente ficam batumados… mas nunca fiz substituição ao ovo. Bjss

      • Atualmente estou sempre substituindo tudo que te ovo por linhaça e a única diferença que percebo é a cor mais escura.

  20. Tão simples, tão fácil e tão gostosa! E é uma receita normal, não vai nenhum ingrediente diferente, encontramos tudo em qualquer mercado!

    Estou amando fazer suas receitas, fiz o bolo de cenoura e todos aqui em casa amaram! Minha mãe não pode com o glutén, então estou adorando fazer suas receitas para ela :D

  21. Oi Débora! Já fiz esta eceita e é sempre um sucesso!
    Vou deixar uma receita que sempre faço, é fácil e saborosa:
    Bolo Salgado de Milho – Recheado (sem leite e sem glúten)

    Ingredientes:
    – 1 lata de milho verde escorrido
    – 1 xícara (chá) de leite de soja ou de arroz
    – 3 colheres de óleo de canola (ou outro)
    – 3 ovos
    – 01 xícara de farinha de arroz
    – 1 colher (sopa) fermento em pó
    – sal a gosto

    Modo de Preparo:

    Bata as gemas e acrescente o óleo, o leite e mexa. Em seguida coloque o milho verde, a farinha de arroz e o fermento e misture bem.
    Numa batedeira, bata as claras em neve e misture à massa com delicadeza.
    Enfarinhe um tabuleiro ou pirex, com óleo e farinha de arroz, coloque a metade da massa, acrescente o recheio da sua preferência e cubra com o restante da massa.
    Leve ao forno quente por 25 min. Até que fique corado
    Espero que goste! Um abraço.

  22. Débora, depois de dias sonhando em experimentar essa receita que vi aqui em sua página, consegui fazer ontem e ficou um sucesso. Utilizei o extrato de soja para massa, na medida certa com água e ficou como o leite. No recheio usei frango, milho verde, azeitona, um restinho de peito de peru que estava com prazo de validade quase vencido, misturei tudo com tempero normal, exceto alho. Usei cebola, gengibre, cheiro verde (salsinha principalmente) e um pouco de limão. Praticamente não adicionei sal por conta de minha pressão que é alta. No lugar do sal na massa coloquei um pouco de queijo ralado e o ponto foi da quantidade de sal já contida nos ingredientes. Usei aquele fermento de sachê (fermix), mas não sabia que deveria esperar inchar…rs, por isso tvz não tenha ficado alta e fofinha, mas ficou deliciosa. Levei ao forno na travessa de vidro e nem precisei untar. Ficou soltinha e bem douradinha. Deixei um pouco mais do que os 40 minutos. Foi tudo gostoso: a aparência, o cheiro o sabor…hum… Fiquei emocionada! rs. Até meu esposo que não gosta dessas invenções meio lights que faço aprovou. Fiz um suco delicioso tb de frutas amarelas (maracujá, laranja, maçã), com cenoura e hortelã (adoro misturinha para suco..rs) para acompanhar que ficou show! Levei pedaço da torta para minha mãe e uma amiga experimentarem e todas aprovaram. Já fará parte do meu cardápio para reunião com as amigas..rs. Obrigada pela dica! E a idéia do blog para comentarmos os experimentos é muito boa tb porque li todos os comentários e dicas de quem fez anteriormente. Parabéns pela iniciativa! Tem sugestões também de bolos ou sobremesas? rs. Forte abraço!

    • Oi Amanda! Essa torta não tem erro… é um sucesso com todo mundo! E os comentários ajudam muito né? Olha, minha sugestão é o bolo de cenoura… também não tem erro! Está lá no ÍNDICE DE RECEITAS. E tem a gelatina colorida com leite de coco, e também o pudim sem leite. Esses são mara! Experimenta :) Bjsss

  23. Débora e demais, há dias consultei o sítio e estava louca para experimentar a receita. Como hj tinha peito de peru na geladeira q venceria amanhã, dei um jeito de providenciar. Misturei c restinho de frango desfiado, temperei c cebola, gengibre e um pouco de limão e acrescentei o cheiro verde c pouco tomate no recheio e ficou uma delícia. Praticamente não usei sal por conta da pressão e ficou uma delícia. Na massa coloquei extrato de soja c água pq tinha em casa e substitui o leite tb. Na massa substitui o sal por queijo ralado…rs. Polvilhei no final c oregano, queijo ralado e salsa desidratada, usei o q tinha em casa. Ficou bonita, cheirosa e gostosa. ..rs. Ficou tudo bom. Só esqueci de untar a travessa de vidro, acredita? Rs. Mas ni final caimos p dentro. Aprovadíssimo, gente. Obrigada pela dica. Bjs

  24. Oi Débora!!! Essa Receita é Maravilhosa!!!
    Fiz com Leite de Soja, mas não coloquei Ovos, pois sou alérgica também. Fiz o Recheio com Milho, Ervilha, Cenoura e Presunto Picado, ficou Ótima!!! Obrigada!!!
    Bjos

  25. Olá meninas! Sei que a proposta é sem glúten/sem lactose, mas fiz algumas adaptações (preguiça de ir ao supermercado, confesso!) e ficou uma maravilha!! Fiz o seguinte: no lugar do leite vegetal, coloquei leite integral, e acrescentei meia caixinha de creme de leite light. Fiz a receita sem fermento, o resultado ficou muito bom, uma massa bem macia e saborosa. O recheio fiz com mortadela de frango em cubos, pimentão verde e cebola picados, milho, ervilha e temperei com óregano (as quantidades a gosto). Em cima ralei queijo tipo lanche no ralo grosso e polvilhei orégano (adoro orégano!) Estou surpresa de como ficou bom!! Obrigada Débora pela receita!

    • Oi Mariana!! É, as receitas todas daqui do site podem ser feitas por quem não tem intolerância/alergia, ou seja, com leite comum e farinha de trigo. Que bom que deu certo! Os bolos tb é só substituir se quiser, ficam todos maravilhosos!!!! Bjssss e participe sempre :)

  26. Muito boa mesmo! Eu fiz com recheio de carne (para pastel) e coloquei azeitonas e um pouquinho de alecrim misturado ao oregano por cima, bahhh ficou um espetáculo! As vizitas adoraram!! obrigada : )

  27. É importante saber pra que se consuma com moderação como tudo na vida claro, mas principalmente pra nao cair nas ciladas do mercado de queijos 0% lactose, só pra aproveitar essa fatia de mercado poderosa que se formou. Vamos ficar atentos, a sabedoria nos livra de muitas armadilhas!

    http://www.vidaintegral.com.br/noticias.php?noticiaid=1271

    Especialista ensina os queijos que podem ou não ser consumidos pelos intolerantes à lactose

    Queijos frescos são os mais prejudiciais a quem tem intolerância à lactose, ensina Disney Criscione, gente de marketing da Tirolez Queijos. Nesse caso, risque do cardápio a variedade dos queijos frescos como minas, ricota, cottage, mascarpone, cream cheese, feta, queijo de coalho, requeijão, creme de ricota, creme de minas frescal.
    Estes queijos possuem em maior ou menor grau lactose que pode ser prejudicial aos intolerantes.

    Os queijos maturados não apresentam lactose, pois com o tempo requerido para a maturação (mínimo de dez dias), a lactose é transformada em ácido láctico e não causa nenhum tipo de desconforto aos intolerantes.

    Sem lactose

    Na relação encontram-se parmesão, montanhes, grana, emental, gruyere, estepe, gouda, prato, edam, reino, minas padrão, provolone, brie, camembert, bleu de bresse, gorgonzola e roquefort dentre outros.

    Apenas mussarela pode apresentar-se com ou sem lactose. Algumas empresas de laticínios enviam sua mussarela ao mercado sem obedecer à exigência de maturação mínima de 11 dias. Por isso, a dica para saber se está maturada é ver se a textura é untuosa. Se estiver borrachuda, está fresca e conterá lactose.

    Outra dica bacana é que se no rótulo do queijo tiver escrito 0% carboidrato, significa que tem 0% lactose.

    Claro que, como tudo na vida, é preciso agir com moderação. Não pode comer meio quilo de queijo de uma vez, até porque alguns queijos maturados podem ainda conter traços de lactose. E convenhamos que uma fatiazinha para quem achou que não podia nem isso já é lucro

  28. olá gente, só pra compartilhar uma informação que sempre que falo tem gente q aiinda se espanta, QUEIJO NAO TEM LACTOSE! Somente pouquissimos queijos possuem uma qtde pequena de lactose, o meia cura no caso, mas o mussarela, o prato, o minas normal etc nao tem pois durante o proprio processo de fazer o queijo a lactose é eliminada naturalmente. Podem pesquisar, se informar e se liberar pra essa delicia caso queiram! bjao…

  29. hummmm Di-vi -nal ,a melhor torta que já fiz ,ficou um parecendo um misto de quiche com suflê ,amei ,obrigada ,fiz ela vegetariana ,arrisco a dizer que me superei,rsrs ,até fotografei.Muito leve !

  30. galera, eu fiz!!!….muito bom…recheei com um refogado de salsicha de frango light(seara, cebolas e molho caseiro de tomates….bom demais….mandarei foto no email!!!bjks

    • Ih Ana… Sinceramente não sei se vai dar certo. No índice de receitas há outras opções de bolos doces e tortas. Pq não experimenta um deles? Caso faça essa, depois me conte como ficou. Bjsss

  31. Olha, meus dotes culinários são apenas p lavar a louça e a minha torta deu certo. Não ficou tão bonita quanto a da foto mas ficou boa. Faltou sal apenas. No lugar do leite coloquei a mesma medida de água. Recheio rápido do que tinha: milho em lata, ervilha congelada e atum em lata só com água. Lanche perfeito. Forno pre-aquecido 10 minutos, depois 40 minutos de forno, 200 graus e pronto. Adorei.

  32. Oi flor, hoje procurei uma receita de torta para fazer na janta, afinal estava cansada de arroz e feijão. Peguei gosto pela cozinha há 2 meses quando fiquei desempregada e comecei a esperar meu marido com o jantarzinho na mesa… Ao procurar a receita me dei conta de que não tinha farinha de trigo, e a preguiça de ir buscar foi maior então resolvi pesquisar e achei esta receita e arrisquei… Gente a principio li e reli varias vezes porque a massa era puro liquido, só depois vi a descrição de que sua amiga havia mesmo comentado que ela ficava bem liquida e que os recheios mergulhavam nela. Confesso que não usei leite de soja, até porque usei esta opção por falta do trigo. Mas quando finalmente tirei do forno Jesus! MARAVILHOSA!!! Parabéns…

  33. Oi Debora
    obrigada pela sugestão! E muitissimo parabens pelo blog!
    Qdo foi diagnosticada a alergia da minha filhotinha, levei um susto, pois adoro comer besteiras…mas, o seu blog me deu um alivio com todas essas receitas!
    Ainda não fiz pq aqui em belém é dificil de achar…mas ki bom q tem varias lojas q vendem pela internet.
    Nossa! mas,ontem, a vontade de comer algo diferente foi tanta q eu fiz aquele “sorvete de chocolate”, sem o cacau em pó…e ficou show! rsrs!
    como esse blog ajuda!
    bjo grande
    Deus te abençõe

  34. Adorei a receita, mas para faze-la preciso substituir o leite de soja. Vc poderia me da uma ideia? Minha filha além de alergica ao leite, é alergica a soja tb.

    • @Shirley, pode usar leite de arroz, de amêndoas, ou qquer leite vegetal (menos o de coco que fica meio doce), só não testei com água, não sei se daria certo…
      Um bjão e depois me conta como que ficou!!
      Bom feriado! :)

  35. Gostei da ideia dessa torta, pois tenho intolerância a lactose e estou com alergia a trigo.Assim que for liberada pra consumir clara de ovo( sim, porque além de tudo estou com alergia a clara de ovo), farei essa torta!

  36. Olá
    amei esta receita, entao a cobertura ficou otima!
    acrescentei 1 vidro de leite de coco na cobertura. deu aquele sabor!!!
    obrigado por me ajudar. com sua receitas.
    M. Rita

  37. Olá
    amei esta receita, entao a cobertura ficou otima!
    acrescentei 1 vidro de leite de coco na cobertura. deu aquele sabor!!!
    obrigado por me ajudar. com sua receitas.
    M. Rita

  38. OLÁ MENINAS! FIQUEI MUITO FELIZ POR ENCONTRAR RECEITAS SEM GLUTEM E SEM LACTOSE, AINDA ESTOU ME ADAPTANDO NESSES NOVAS CULINÁRIAS PORQUE DESCOBRI HÁ POUCOS DIAS QUE MINHA FILHA É INTOLERANTE A ESTES COMPONENTES. nOS PRIMEIROS DIAS FIQUEI ATÉ NERVOSA PORQUE NÃO SABIA O QUE FAZER, MAS AGORA JÁ ESTAMOS NOS ASCOSTUMANDO ÀS NOVAS RECEITAS E OS PRATOS SÃO DELICIOSOS. uM BEIJÃO

    IRACI DE JOINVILLE _SCX

  39. OLÁ MENINAS! FIQUEI MUITO FELIZ POR ENCONTRAR RECEITAS SEM GLUTEM E SEM LACTOSE, AINDA ESTOU ME ADAPTANDO NESSES NOVAS CULINÁRIAS PORQUE DESCOBRI HÁ POUCOS DIAS QUE MINHA FILHA É INTOLERANTE A ESTES COMPONENTES. nOS PRIMEIROS DIAS FIQUEI ATÉ NERVOSA PORQUE NÃO SABIA O QUE FAZER, MAS AGORA JÁ ESTAMOS NOS ASCOSTUMANDO ÀS NOVAS RECEITAS E OS PRATOS SÃO DELICIOSOS. uM BEIJÃO

    IRACI DE JOINVILLE _SCX

  40. Olá,como vão?
    Gostaria de saber se posso substituir o leite de soja por leite normal integral de caixinha, para a torta salgada.
    Adorei esse site, bjs!!!

    Isa

  41. Experiencia propria: fica mto boa e leve! O tempo de forno eh de 40 minutos (no meu forninho que eh meio lerda…). A Cris fez um recheio de atum com uma lata de seleta de legumes (mais facil ainda, pq num precisa fazer o molho e tals) – mto bom!!! bjussssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *