Compartilhe →

Recebi essa receita da leitora Nadia da Silva Pereira. Na verdade a receita que vi foi publicada no blog Josi não contém Glúten, mas a receita original é da Claudia Marcelino, do site Cozinha sem glúten e sem leite.

DICA: Faça o recheio que quiser, pode ser o tradicional de carne moída com azeitona, frango desfiado… ou para os vegetarianos, escarola com tomate seco; milho, ervilha e palmito… aproveitem e testem!

Receita: Claudia Marcelino.
Fotos: Josi não contém glúten.

Veja mais em Índice de Receitas.

Pastel
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Votos: 1
Classificação: 5
Você:
Classifique esta receita!
Pastel
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Votos: 1
Classificação: 5
Você:
Classifique esta receita!
Tempo Preparação
40min.
Tempo Preparação
40min.
Ingredientes
Porções:
Ingredientes
Porções:
Instruções de preparação
  1. Faça o recheio de sua preferência e reserve.
  2. Misture os ingredientes secos da massa em uma vasilha.
  3. Adicione o restante dos ingredientes e amasse até formar uma massa homogênea. Cubra e deixe descansar.
  4. Estique a massa no filme plástico em uma bancada, abra com um rolo na espessura de pastel (mais fino), recheie, dobre a massa.
  5. Dobre e corte com um copo, ou faca se preferir outro formato.
  6. Com a ponta do garfo reforce as bordas para não abrir durante a fritura. Frite em óleo quente.

24 Respostas para Pastel

  1. camila disse:

    oi meu nome e camila eu tomava leite normalmente mais depois comecei a te intolerância a lactose e amei o seu blog me ajuda muito faço todas as receitas valeu

  2. Gleice disse:

    Aqui em casa não podemos com leite e derivados, mas agora descobrimos que minha filha mais velha também não pode com glúten. Ela tem apenas seis anos e estou numa neura testando receitas. Todo dia faço algo diferente na tentativa de agrada-la. Uma nutricionista me indicou seu site e estou maravilhada com tantas opções. Vou tentar fazer esse pastel.

    • Débora disse:

      Oi Gleice, q bom q nos encontrou. Teste as receitas mais faceis primeiro… Tem uma torta salgada de maisena q é muito facil, os bolos de cenoura, chocolate, fuba, milho… Pudim sem leite, gelatina colorida… Ela vai adorar! Bjsss

  3. JoJo disse:

    Descobrir a pouco tempo que tenho intolerância a Lactose e glúten. Já fiz duas receitas amei o bolo de coco com fubá uma delicia… Mto obrigada adoro o site! bjs

  4. […] bolos de aipim, banana e chocolateaté massas para tortas salgadas, noque de mandioquinha, pastel e pizza. Outra indicação é a página do Cyber Cook que apresenta seção com mais de 100 […]

  5. virginia disse:

    não tolero e alcool a masa de empanada se pode sustituir?

  6. Paula Cristina Sousa Silva Andrade disse:

    Olá, Sou Portuguesa, tenho seguido algumas receitas do seui Blog, tenho um filho intolerante ao leite de vaca e ao glúten; mas tenho enfrentado algum a dificuldade em encontrar alguns produtos que vocês têem no Brasil, por exemplo o CMC.
    Obrigado pelo seu Blog, as suas receitas têem me sido muito uteis.

    • Débora disse:

      Oi Paula, não sei aonde vc poderia encontrar CMC aí em Portugal. Vc já tentou procurar a goma xantana ou a goma guar? São espessantes tb. Bjs

    • Cláudia Patrícia Lopes disse:

      Oi Paula Cristina CMC vc encontra na pagelspan no Porto… rua da Alegria, mas se pesquisar na net pode encontrar em outros lugares.
      Espero ter ajudado! Cláudia

  7. Beatriz Araújo disse:

    Gostaria de saber se é possível usar outro ingrediente no lugar do álcool ou cachaça, e se tb pode ser assado em vez de frito. Ainda não fiz esta receita.

  8. Olá! Por uma falha nunca comentei essa receita postada por vcs. É uma delícia! Me inspirei e vou fazer hoje de novo, rsrs. Fiquem a vontade para publicar as receitas do blog, quanto mais divulgarmos as alternativas de lidar com a intolerância a glúten, melhor! Beijos, JOSI.

    • Débora disse:

      Oi Josi!!! Nossa, desde que vi essa receitinha no seu site achei o máximo!!!! Brigadão… tô sempre visitando pra ver o q e tem de novo!! :D Bjosssss e ótimo domingo pra vc!!!

  9. Cléia disse:

    1 1/2 colher (sopa) de água, 1 1/2 de óleo 1 colher (café) de fermento químico, misture tudo e substitui 1 ovo. Ainda não testei em pastel, sempre uso em bolos.

  10. Kelly disse:

    Meu filho é alérgico ao ovo, o que posso colocar para substituir na massa do pastel?

    • Débora disse:

      Oi Kelly, eu nunca fiz sem ovos… Vc já utilizou aquele produto chamado “Egg Replacer”? É importado, acho que no Amazon.com vc encontra pra comprar, é um produto para utilizar em receitas que substitiui o ovo. Eu nunca utilizei, mas tenho uma amiga que tem os 2 filhos alérgicos e ela utiliza. É uma sugestão!! Bjsss e boa semana!

  11. Daniel disse:

    o que é CMC?

    • Samuka disse:

      C.M.C é abreviatura de carboximetilcelulose um polímero hidrossolúvel derivado de celulose para uso alimentar. O produto é apresentado na forma de pó e tem coloração ligeiramente amarelada.
      O C.M.C. tem como propriedade principal uma grande capacidade de absorção de água.
      O produto funciona primordialmente como espessante neutro, porém é também emulsificante, agente de suspensão homogenizante e aglutinante. É utilizado em vários alimentos pela indústria alimentícia como bolos, sorvetes, cremes, glacês.

      Fonte: http://dietasgsc.blogspot.com.br/2009/12/cmc.html

      • jEANA disse:

        OIII!!! Gostaria de saber se essa massa de pastel, ela nao fica esfarelento e se quebrando, pois tentei uma e nao deu certo, ela ficou esfarelante e se quebrando tudo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>