Compartilhe!
DIA DOS PAIS

Dicas de Alimentação para aumentar a Fertilidade Masculina

por

DIA DOS PAIS

ESPECIAL DIA DOS PAIS:

DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA AUMENTAR A FERTILIDADE MASCULINA

Por Tati K. Fischer*

Vamos aproveitar que estamos em véspera do Dia dos Pais e falar um pouco sobre como deve ser a alimentação dos homens que desejam ter filhos. Quem deseja se tornar papai deve principalmente ter uma alimentação rica em antioxidantes, consumindo principalmente frutas, verduras e legumes, isso fará com que melhore a qualidade do sêmen, aumente a concentração de espermatozóides, além de melhorar sua morfologia e mobilidade.

Um nutriente muito importante para melhorar a saúde reprodutiva masculina é o zinco, pois melhora a produção de sêmen e a atividade hormonal, aumentando a produção de testosterona. As fontes de zinco são principalmente frutos do mar, cereais integrais, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc.), sementes e leguminosas.

O tomate é outro alimento que os futuros papais devem dar atenção, pois o seu consumo aumenta o conteúdo de licopeno no sêmen, reduzindo o estresse oxidativo e melhorando a fertilidade em homens. O aspargo e a melancia também devem fazer parte do cardápio devido às suas propriedades em melhorar a produção e concentração do esperma.

É importante ressaltar que assim como alguns alimentos ajudam a melhorar a fertilidade outros podem atrapalhar. Alguns estudos sugerem que homens que realizam uma dieta rica em carne e laticínios gordurosos, por exemplo, tem uma qualidade de sêmen inferior àqueles que têm uma alimentação mais pobre em proteínas e gordura saturada. O excesso de soja também deve ser evitado, pois este alimento contém genisteína, uma substância que age de forma semelhante ao hormônio feminino estrógeno, reduzindo a fertilidade masculina.

Outros fatores também devem ser levados em consideração, como a adesão de hábitos de vida mais saudáveis, a prática regular de atividade física, o consumo adequado de água, a não exposição a substâncias químicas e a redução do estresse mental. Tudo isso não só auxilia na saúde reprodutiva, mas também na qualidade de vida dos homens.

*A autora é colaboradora do blog, nutricionista, Pós-graduanda em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969

2 respostas para "Dicas de Alimentação para aumentar a Fertilidade Masculina"
  1. Todas alimentos com soja possuem genisteína? Sucos com soja, leite de soja, farinha ou somente os grãos?
    Tenho muitas dúvidas sobre a soja, sobre a melhor forma de consumi-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *