margarina manteiga creme vegetal

Manteigas e Margarinas

by

Mas e a intolerância? E a alergia? Devido à alguns comentários sobre eu utilizar manteiga e margarina em algumas receitas, resolvi postar um artigo excelente escrito pela Luciane Baldo do site Sem Lactose que esclarece e tira muitas dúvidas.

Espero que gostem e boa leitura!

MARGARINAS, CREMES VEGETAIS E MANTEIGAS

Amplamente utilizados pela população mundial, as margarinas, os cremes vegetais e as manteigas fazem parte do nosso cardápio diário, seja no café da manhã, em lanches ou em preparações culinárias. Mas para quem sofre com intolerância a lactose ou alergia ao leite, esses produtos sempre geram dúvidas. Afinal, eles contêm lactose e proteínas do leite? Devemos substituí-los ou podemos consumi-los sem restrição?

1. Margarinas contêm leite? E os cremes vegetais?

Entende-se por margarina o produto gorduroso em emulsão estável, elaborada com óleos vegetais, leite ou derivados, além de outros ingredientes. A gordura láctea, quando presente, não deverá exceder a 3% do teor de lipídios totais (95%). Nos supermercados, o creme vegetal é comercializado juntamente com a margarina, e, aos olhos do consumidor, parece não haver diferença. Entretanto, a ANVISA classifica e descreve o produto como sendo um alimento em forma de emulsão plástica, cremoso ou líquido, do tipo água/óleo, produzido a partir de óleos e/ou gorduras vegetais comestíveis, água e outros ingredientes, contendo entre 10% a 95% de lipídios totais. Além disso, a legislação também permite que sejam acrescentados outros ingredientes como gema de ovo, leite e derivados e gordura láctea (até 3% do total de lipídios). Apesar da legislação permitir o acréscimo desses ingredientes, na prática, os fabricantes não costumam adicionar ingredientes de origem animal nos cremes vegetais.

Em resumo, a diferença básica entre margarinas e cremes vegetais está na quantidade de lipídios (onde o creme vegetal contém, em média, entre 42% e 68%, enquanto que nas margarinas esta porcentagem fica entre 82% e 85%), na composição de ingredientes (apesar da legislação permitir, de forma geral, os cremes vegetais não contêm leite, derivados ou gorduras de origem animal, enquanto que as margarinas geralmente são produzidas com leite em pó ou soro de leite em pó), e também na adição de outros ingredientes com fins funcionais, como a adição de vitaminas, fibras, fitosteróis/fitostanóis (esses últimos com intuito de reduzir o colesterol LDL no organismo).

2. Os cremes vegetais podem ser usados em preparações culinárias?

Sim, não há problemas em utilizá-los. Entretanto, alguns fabricantes advertem sobre a restrição do uso de cremes vegetais em preparações como frituras e outras receitas que necessitem de um teor mais elevado de gordura, pois os resultados não são tão bons quanto com o uso de manteigas ou margarinas.

3. Então margarinas não podem ser consumidas por pessoas com IL e ALV?

O mais curioso de tudo é que, apesar das margarinas conterem leite entre seus ingredientes, todas as marcas analisadas contêm na sua rotulação 0g de carboidratos e 0g de proteínas. O que isso significa? Em uma porção de 10g (a porção identificada nas embalagens) a quantidade de carboidratos (lactose) e proteínas é mínima e por isso são arredondadas para zero. Em outras palavras, podemos considerar que as margarinas contém apenas traços de lactose e de proteínas do leite.

4. E as manteigas? Essas certamente contém lactose e proteínas do leite.

É comum pensarmos que se a manteiga é feita a partir do creme de leite batido, é óbvio que ela contém lactose. Errado! É verdade que a manteiga é feita a partir do leite, mas o produto final é basicamente composto de gordura e adição de cloreto de sódio (sal). Difícil de acreditar? Nas embalagens dos produtos analisados é possível verificar que, da mesma forma que as margarinas, as manteigas também apresentam 0g de carboidratos (lactose) e 0g de proteínas, ou seja, novamente podemos afirmar que a quantidade de lactose e proteínas do leite é tão pequena que é considerada irrelevante. Para confirmarmos esta informação, entramos em contato com o SAC de alguns fabricantes. Esses relataram que o teor de lactose fica entre 0,07g a 0,5g enquanto outras marcas reportaram que o teor lactose não era detectável. Ou seja, a manteiga é considerada um produto que contém apenas traços de lactose e de proteínas. Somente nos casos de reações severas às proteínas do leite, as manteigas e margarinas devem ser evitadas.

Fonte: SemLactose.com

Referências:
PACHECO, Manuela. Tabela de Equivalentes, medidas caseiras e composição química dos alimentos. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Rubio, 2009.
Regulamento Técnico para fixação de qualidade e identidade de creme vegetal –
Ministério da Agricultura. Portaria 372, de 04/09/1997.
Ministério da Saúde. Portaria 193, de 09/03/1999.
Ministério da Agricultura. Portaria 146, de 07/03/1996.
De Conti, Flavia. Manteigas, margarinas, cremes vegetais. Cada produto, uma finalidade.
Margarinas – Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Margarina

30 Responses to "Manteigas e Margarinas"
  1. Ola pessoal
    Me operei da vesícula faz 7 meses e comecei a ter diarreia frequentes. Fui ao medico e ele me falou que tenho síndrome do intestino irritado
    Fiquei surpresa mas ele me disse que agora só comer sem glúten
    Caiu o chão pra mim gente
    Sera que nunca mais vou comer direito eu não tenho noção de co comer
    Obrigada a todos
    Bjs

  2. Olá! Infelizmente realmente na prática, no dia a dia não funciona mesmo ingerir manteiga nem margarina, no meu caso é impossível, por ter intolerância a lactose, os desconfortos intestinais e estomacais são constantes, seguidos de enxaquecas. O único que usei sem fazer mal foi o creme vegetal Becel. Ainda bem que tem muitos produtos sem lactose, inclusive requeijão, o meu queridinho do café da manhã.

  3. Oii estou amamentando e meu filho esta com intolerância a lactose, então fui proibida de comer qualquer coisa derivada de leite, queria saber se podia fazer bolo com leite de soja, a quantidade de margarina vai prejudicar?? To na maior dieta, muitas comidas com restrição. Obrigadaa

    • Soja não é legal para crianças e bebes, e tb pode ser ruim para nós adultos. Use leite de coco ou outro leite vegetal para fazer bolo. Tenho IL tb, vc pode usa a manteiga Ghee, q vc acha em loja de produtos naturais, custa caro mas vale a pena.
      Muito cuidado com leite de soja, converse com o pediatra antes de dar para seu nenem.

    • Olá Thais, hoje não é difícil encontrar leite sem lactose, várias empresas já tem como Camponesa, Piracanjuba e Itambé, são ótimos. A emprese Verde Campo tem vários produtos sem lactose, isso nos ajuda muito. E ao invés de você usar margarina use creme vegetal Becel. Abraços

  4. Olá Débora…Bom se a teoria fosse igual à prática…No meu caso a IL é tão severa ao ponto de eu passar mal com manteiga…apesar de os nutricionistas adorarem indicar aos IL a manteiga por possuir apenas traços de lactose…conheço também a manteiga clarificada (a conhecida guee, ou gui)e esta não me faz mal. Não sou alérgica porque bebo leite zero lactose e como queijos zero lactose também. Cada caso é um caso, não dá pra generalizar….acho que como a IL tem vários graus, cada um deve descobrir o seu…porém os nutris falarem que manteiga pode ser consumido tranquilamente por qualquer IL não acho muito certo…beijos e parabéns pelo site….

    • Oi Elis, obrigada!! Pois é… Realmente cada pessoa é diferente da outra. Tb já ouvi várias nutris que falam pra usar a manteiga. Inclusive a minha, mas como eu não tenho IL é mais fácil né :) Participe sempre!! Um grande beijo.

  5. A resposta à questão 3 não ficou muito clara. Tenho uma filha com a APLV, e o médico que a acompanha costuma dizer que não importa a quantidade: uma gota ou uma vaca, o efeito no organismo do alérgico é o mesmo. O leite deve ser erradicado da dieta do alérgico, logo não poderá consumir alimentos com traços de leite.

    O site http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br traz informações mais precisas sobre o assunto:

    Quem tem alergia ao leite de vaca, pode consumir produtos que contém “traços de leite”?

    Não, pois não temos como mensurar se há a presença de traços de leite nos alimentos, a quantidade específica de traços e nem saber o quanto realmente a criança toleraria. Por esta razão, quando há risco ou a descrição no rótulo que o alimento contém traços de leite, ele deverá ser retirado da dieta.

    • Oi Soraya, a resposta não afirma que deve ser consumida, apenas traz a informação. Sempre falamos que o mais importante é consultar um profissional nutricionista para identificar cada caso especificamente. Abraços!

  6. Por favor, procuro manteiga ou margarina SEM GLUTEN , mas que tenha leite e cálcio, urgente por favor.
    Minha filha foi diagnosticada com osteopenia e estou correndo para ajustar a dieta dela mas alguns itens são mais difíceis. Aguardo a colaboração de quem puder, abraços, Sandra

    • Oi Sandra, olha que eu saiba normalmente elas não possuem glúten. Minha sugestão é que você olhe as embalagens e veja as informações nutricionais para escolher qual melhor se adequa a sua realidade. Beijosss

      • Obrigada. Mas, a questão não é o gluten, e sim neste caso, a OSTEOPENIA no qual ela esta fazendo tratamento para “reposição” de calcio e por isso procuro manteiga ou margarina a base de leite com maior teor de calcio. Eu só comentei da doença celiaca (sem gluten) para que ao me indicar algum produto que o mesmo também não tenha gluten.
        Fico ainda no aguardo de quem souber de margarina ou manteiga com alto teor de calcio.
        Obrigada

      • Oi Sandra… flor infelizmente eu não conheço, teria que pesquisar. Será que o médico(a) que acompanha não saberia indicar? Um bjão e sucesso no tratamento.

    • Camila,

      Para um alimento ser vegan ele não pode ser de origem animal e nem conter ingredientes de origem animal.
      Um alimento que não tenha lactose não é sinônimo de alimento vegano.
      Manteiga não é vegan e margarina só é vegan se não conter nada de leite ou outros produtos animais em sua composição.
      Se você é vegan prefira os cremes vegetais e sempre olhe os ingredientes antes de comprar.

      Espero ter ajudado.

  7. Minha nutrucionista me ensino a clarificar a manteiga. Tem que ferver uma vez e retirar toda a parte branca que fica por cima, depois voltar a ferve e retirar o que restou.
    Dessa maneira posso usa-la sem problemas. Espero ter ajudado.

  8. poxa, muito legal o seu esclarecimento fiquei IL à pouco tempo e às vezes quero usar manteiga pra dar um gostinho melhor e fico com medo de passar mal obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *