Compartilhe!

Nutrição na Adolescência

por

 adolescentes

Na adolescência é importante que os jovens estabeleçam uma rotina que contemple uma alimentação equilibrada e sadia, pois além de favorecer as necessidades nesse período, auxilia na criação e manutenção de bons hábitos alimentares para as outras etapas da vida.

A nutrição na adolescência deve focar no sustento ao crescimento e promoção da saúde, uma vez que várias alterações fisiológicas e hormonais tendem a influenciar as necessidades nutricionais, como no caso dos meninos que apresentam um crescimento da massa muscular desproporcional, resultando em maior porcentagem de massa magra. As meninas contam com uma porcentagem mais elevada de gordura corporal em relação aos garotos.

O rápido crescimento, em complemento com um estilo de vida acelerado e escolhas alimentares pouco nutritivas e saudáveis, podem ocasionar em deficiências de ferro ou até mesmo em anemias.

Destacamos os principais cuidados com a alimentação dos adolescentes:

  • Evite pular refeições e consumir alimentos calóricos, gordurosos, ricos em açúcares e sal;
  • Beba bastante água;
  • Consuma com moderação frituras, carnes gordurosas (bacon, toucinhos), balas, chocolates, bolachas recheadas e bolos;
  • Procure substituir hambúrguer, batata-frita, cachorro-quente por sanduíches naturais;
  • Dê preferência ao consumo de alimentos integrais;
  • Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes.

Os especialistas apontam à deficiência de ferro muito comum, sendo que os adolescentes representam um grupo de maior risco, ou seja, aproximadamente 13% dos jovens têm reservas de ferro baixas.

A carne vermelha é tida como a principal fonte de ferro, porém existem outros alimentos como: legumes de cor verde e cereais fortificados, que combinados com vitamina C aumentam as chances de absorção do organismo. A saúde óssea é uma outra agravante, pois aproximadamente 25% dos adolescentes ingerem as quantidades recomendadas de cálcio.

Cuide do seu filho, especialmente os intolerantes à lactose, busque ajuda especializada!

Fonte: Universidade Gama Filho (UGF).
Foto: Munfitness.

Veja outros textos em Dicas, Artigos e Nutrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *