Compartilhe!

A história de Josiane Oliveira

por

Josiane de Oliveira tem alergia à proteína do leite

Personagem: Josiane Oliveira
Idade: 29 anos
Cidade: Pinhais – Paraná

A história

Os sintomas começaram logo no primeiro ano de vida. Na época, quase nada se falava sobre intolerâncias ou alergias alimentares. Mas os sinais já apontavam que havia algo de errado.

Hoje, aos 29 anos, ela tem bem claro o seu diagnóstico: alergia à proteína do leite. Mas a rotina alimentar de Josiane, durante anos, não foi nada fácil. “Minha mãe percebeu que tinha algo errado quando eu ainda era bebê. É comum as mães introduzirem os primeiros alimentos que sejam feitos com leite ou que sejam derivados do leite a uma criança, e eu passava muito mal. Tinha falta de ar, inchava, saía manchas vermelhas pelo corpo inteiro e coçavam muito,  sofria com vômitos e parecia que eu estava com asma, o chiado no peito era insuportável”, lembra.

Preocupada com os sintomas constantes da filha, a mãe decidiu levá-la ao médico. “Como naquela época não se falava muito sobre isso, o médico apenas a aconselhou a me dar leite à base de soja , que por sinal era bem caro, e evitar certos alimentos”.

O fato de não ter um real diagnóstico acabou deixando a infância de Josiane um pouco confusa quando o assunto era alimentação. “Eu não entendia muito bem o que tinha, então sempre que me ofereciam algo, aceitava, principalmente chocolates e outros doces que as crianças adoram, só que eu passava muito mal . Só anos depois, já adolescente, fui entender que não poderia comer de tudo”, conta.

E foi assim, com o passar dos anos e com os novos recursos que iam surgindo que Josiane pôde enfim ter clareza de qual era o seu problema. Única da família a possuir uma dieta restrita, ela foi adaptando o cardápio diário, e aprendendo a lidar com os desafios. “Eu mesma preparo as refeições em casa, então fica mais simples. Hoje existe muita informação e também muitos produtos para substituir na alimentação. O site Sem Glúten Sem Lactose,me ajudou muito, inclusive, a entender melhor sobre dietas restritas”, relata.

 

*O ‘Sua História’ é um espaço destinado para você internauta compartilhar sua experiência no universo sem glúten e sem lactose. Como foi a descoberta? Quais foram os primeiros sintomas? Como é a sua rotina? Gosta de testar receitas SGSL? O que mudou depois do diagnóstico? Para participar deste quadro envie um e-mail para: [email protected] que faremos o contato. Será um prazer dividir a sua história com nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *