Compartilhe!

A história de Marlise Carvalho

por

Marlise Carvalho

Personagem: Marlise Carvalho
Idade: 31 anos
Cidade:
Maceió – Alagoas

A história

Café com leite, vitamina de banana, iogurtes e bolos eram algumas das delícias bem presentes na mesa dela. O leite e seus derivados sempre foram indispensáveis no cardápio, até que algumas crises de cólicas passaram a indicar que algo estava errado.

“Vivia dizendo que não viveria sem leite, e olha só como o mundo dá voltas”, conta a arquiteta Marlise Carvalho, que descobriu ser intolerante à lactose há três anos. O período entre idas e vindas ao médico até o real diagnóstico, não foi nada fácil. “Cheguei a pensar que tinha uma doença gravíssima”, lembra.

Os exames apontaram uma intolerância grave, e aceitar uma nova adaptação na rotina alimentar foi o maior desafio. “Desde a descoberta passei por diversas fases, que acredito que quase todos os intolerantes passam. Primeiro, na fase da negação, você quer acreditar que aquilo ali nem é tão grave assim, afinal uma dorzinha de barriga não mata ninguém. Logo depois vem a fase da enzima: você toma lactase de manhã, de tarde e de noite e passa o outro dia super mal. Depois chegamos à fase dos produtos com enzima (os “zero” lactose): o leite de vaca, queijo e requeijão finalmente voltam para sua mesa, mas após três dias de consumo causam sintomas até piores que os da lactose, pelo menos em mim”, conta.

Mas encarar o problema foi preciso, e ela bem sabe disso. “Agora me encontro buscando uma maneira de me conformar com essa condição e também estou na fase de descobertas de receitas e produtos livres de qualquer traço de leite. Hoje posso dizer que somente isso traz qualidade pra minha vida, mesmo existindo aqueles dias em que saio um pouco da dieta, e me arrependo logo depois. Mas isso também faz parte de todo esse aprendizado”.

A arquiteta conta, que decidiu participar do ‘Sua História’, primeiro como uma forma de desabafo, mas também como motivação para quem recentemente descobriu a intolerância e não sabe como lidar com tudo isso.

Se identificou com alguma situação vivida pela Marlise? Siga o exemplo dela e compartilhe sua experiência com a gente. Ela pode trazer boas lições e coragem pra muitas pessoas!

Receita da Marlise

Torta de maçã
Ingredientes:

  • 3 maçãs cortadas em cubinhos;
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 colher de fermento em pó;
  • 3 ovos;
  • 100 gramas de creme vegetal (sem lactose).

Modo de fazer
Coloque as maçãs em um refratário e pingue algumas gotinhas de limão para não escurecer. Misture a farinha de trigo com o açúcar e o fermento e coloque sobre as maçãs. Bata os ovos e coloque sobre a mistura de farinha e açúcar. Coloque o creme vegetal para derreter no micro-ondas e despeje por cima das demais camadas. Polvilhe açúcar e canela por cima e coloque no forno por aproximadamente 20 minutos, ou até dourar.

 

*O ‘Sua História’ é um espaço destinado para você internauta compartilhar sua experiência no universo sem glúten e sem lactose. Como foi a descoberta? Quais foram os primeiros sintomas? Como é a sua rotina? Gosta de testar receitas SGSL? O que mudou depois do diagnóstico? Para participar deste quadro envie um e-mail para: [email protected] que faremos o contato. Será um prazer dividir a sua história com nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *