Compartilhe →

perda de peso

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA PERDA DE PESO

Por Tati K. Fischer* 

Quando as pessoas decidem mudar a alimentação para eliminar os quilinhos extras é muito comum elas recorrerem a fórmulas mágicas e dietas milagrosas para atingirem seus objetivos. Porém, sinto informar-lhes que não existe milagre para a perda de peso. Normalmente quem opta por este tipo de dieta não consegue obter resultados, ou então até consegue perder alguns quilos no início, mas depois acaba engordando tudo de novo e um pouco mais.

Outro erro é pensar que a solução é apenas fechar a boca. Passar fome, ficar horas sem comer e pular refeições não funciona, pois o nosso metabolismo vai ficando mais lento e gasta menos calorias. Além disso, após mais de 3 horas em jejum liberamos um hormônio chamado cortisol que favorece a perda muscular e o acúmulo de gordura no abdômen. E é muito comum, após horas sem comer, a pessoa sentir muito mais fome e consumir muito mais calorias na próxima refeição. E, falando em calorias, apenas contar calorias também não vai funcionar. Muito antes de pensar em quantidade devemos nos preocupar com a qualidade do que consumimos. Essa é a chave para a alimentação saudável e consequente perda de peso.

Cada alimento é formado por nutrientes diferentes que vão exercer diferentes funções no nosso organismo. Se estiver faltando algum nutriente, nosso organismo pode não funcionar da maneira que deveria, podendo até mesmo levar ao ganho de peso. O consumo excessivo de substâncias prejudiciais, como aditivos químicos, alimentos pró-inflamatórios e com alto índice glicêmico (que aumentam muito o açúcar no sangue), também pode prejudicar a perda de peso. O ideal é consumir alimentos saudáveis como frutas, verduras, alimentos integrais, óleos de boa qualidade, etc., mas também evitar os alimentos prejudiciais citados acima, principalmente alimentos muito industrializados, farinhas brancas, açúcar, frituras, etc.

Outra estratégia é o consumo de alimentos termogênicos, que ajudam a acelerar o metabolismo, como chá verde, chá branco, pimenta vermelha, gengibre, cacau e pó de guaraná. Vale lembrar que esses alimentos não fazem milagre e precisam ser utilizados como auxiliares em uma alimentação adequada. Devo ressaltar que cada pessoa é única e deve ser tratada de forma individual.

Alimentos que podem ser ditos como saudáveis para uns podem causar alguma reação alérgica (muitas vezes uma alergia subclínica, escondida) para outros e levar ao ganho de peso, entre outros problemas. Outro fator que deve ser levado em consideração é a saúde do intestino, que é responsável por inúmeras reações no organismo. Se o intestino não está legal, vai afetar a saúde do organismo inteiro. E muitas vezes o tratamento pode não ter o efeito desejado se o intestino não for primeiramente tratado.

Portanto, perder peso é muito mais complicado do que parece. O ideal é procurar um profissional nutricionista capacitado para realizar uma avaliação detalhada e o tratamento adequado para cada caso. 

*A autora é nutricionista pós-graduanda em
Nutrição Clínica Funcional, sócia-diretora da Clínica de Nutrição NutriCare,
localizada em Jaraguá do Sul – SC – Telefone: (47) 3055-0969

2 Respostas para Alimentação saudável para perda de peso

  1. Estou achando o máximo esta pesquisa de comidinhas sem gluten e sem lactose. Minha mãe aos 83 anos descobriu que vai ser adepta a esta nova alimetação, por isto meu interesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>